Já se ouviam rumores há alguns anos, mas agora a bttista com maior sucesso de sempre, Gunn-Rita Dahle Flesjå finalmente decidiu retirar-se da competição e concentrar a sua carreira de ciclismo como embaixadora para o seu patrocinador de longa data, a Merida Bikes.

Gunn-Rita olha para trás, para uma carreira no desporto sem paralelo e com uma lista interminável de conquistas. Nenhum outro atleta exerceu tal domínio no seu desporto, por mais de 20 anos.

PUB

Mas, comecemos pelo principio. Gunn-Rita foi sempre uma mulher com muita apetência para o desporto, desde muito nova, com interesse por futebol, atletismo, equitação, motocross, patinagem de velocidade (mencionando apenas alguns) e encontrou-se com o BTT por mero acaso. Um convite através do seu clube de ciclismo local para uma sessão de treino em BTT, em Abril de 1995, decidiu o seu destino e colocou-a no caminho do sucesso.

“Eu não conhecia minimamente o BTT, e não fazia a mínima ideia onde me estava a meter… Mas a adrenalina da primeira descida fora de estrada prendeu-me logo desde o inicio. Foi o desporto perfeito para mim, ao mesmo tempo que gostei do desafio físico misturado com velocidade e adrenalina na medida certa”, disse Gunn-Rita Dahle Flesjå no seu primeiro encontro com o seu novo desporto.

Mais de vinte anos depois e com a incrível lista de 30 vitórias em Campeonatos do Mundo, 10 títulos mundiais e 20 medalhas de ouro em campeonatos internacionais, a sua decisão de dar uma oportunidade ao BTT, foi seguramente a melhor.

Quando questionamos Gunn-Rita sobre qual a sua mais especial e memorável vitória, ela responde: “Vencer o primeiro título europeu em Agosto de 2002, a primeira medalha de ouro internacional para nós, mas também para a Merida, será sempre um feito especial.

Depois, um mês mais tarde, tornar-me campeã do mundo pela primeira vez em Kaprun, também será sempre uma memória muito forte. A medalha de ouro olímpica em Atenas, 2004, numa época onde nós (Gunn-Rita e o marido e treinador Kenneth) ganhamos praticamente todas as corridas em que participamos.

Tornar-me a campeã europeia de Maratona, meio ano após ter sido mãe em 2009 foi fabuloso. Depois vencer os campeonatos europeus de XCO em 2011 quando todos diziam que eu tinha um estilo muito antiquado para o XC moderno. E ainda, a minha vitória na final do Campeonato do Mundo, no inicio deste ano em Andorra, que realizou o meu sonho de vencer 30 Campeonatos Mundiais, foi muito especial.

E podia continuar. Todas as vitórias têm uma história para contar, e estamos muito orgulhosos de todas elas.

A longa carreira de Gunn-Rita Dahle Flesjå viveu grandes alterações no seio do BTT como, por exemplo, corridas de Campeonatos do Mundo de mais de 3 horas até provas ultra intensas e tecnicamente muito desafiantes de 90 minutos, mas a sua paixão e entusiasmo pelo desporto, a dedicação no seu treino e nas corridas e o seu desejo de estar em todas as competições nunca se desvaneceu e continuará na sua nova carreira como embaixadora da Merida.

No seu novo papel, Gunn-Rita Dahle Flesjå estará mais envolvida no desenvolvimento do produto, testes, promoções e eventos mas também terá a possibilidade de fazer uma “perninha” no mundo da  competição continuando em maratonas e corridas por etapas, selecionadas, tal como noutras vertentes de ciclismo.

Gunn-Rita é uma lenda viva no mundo das bicicletas de montanha; entusiasta, sempre inspiradora e amiga, ela brilhará na sua nova função.

“Estamos tão excitados com este relacionamento com a Gunn-Rita e estamos ansiosos por vê-la envolvida em alguns projectos futuros. Ela tem um historial de enorme experiência e conhecimento e nós, como marca, podemos beneficiar muito com esta parceria.

Com Gunn-Rita Dahle Flesjå e Jose Antonio Hermida na equipa de embaixadores, estamos de olhos postos num futuro de grandes projetos para a próxima época.” Andreas Rottler, Director de Marketing Desportivo da Merida.

“Estou animada para continuar meu relacionamento com a Merida além da minha longa carreira nas corridas. Meu novo papel trará muitos desafios e áreas que são novas para mim, mas estou motivada para mergulhar no meu novo papel como embaixador da marca, e estou ansiosa para partilhar a minha experiência e conhecimento com todos os “BTTistas” por aí bem como com a família Merida.” – Gunn-Rita Dahle Flesjå, embaixadora da marca.

Deixar uma resposta