Quem pratica ciclismo, com certeza que pelo menos uma vez, já pensou que gostaria de ter o seu próprio equipamento 100% personalizado ao seu gosto, certo?
Hoje em dia, isso já é possível de forma relativamente fácil, dependendo das quantidades mínimas que pretendamos e do valor que queremos despender, além claro, das nossas próprias exigências quanto à qualidade.
Uma das várias marcas que disponibiliza este serviço, é a suíça Cuore, com a qual tivemos a oportunidade de colaborar na produção do nosso mais recente equipamento, mais concretamente jersey, calção e meias.
O contacto com a equipa foi muito fácil e célere, sendo que rapidamente nos apresentaram um conjunto de diferentes designs, para dali escolhermos aquele que mais gostávamos. Sendo que a escolha final, acabou por não ser assim tão fácil, pois fizeram um trabalho muito bom a nível gráfico. Dali à produção foi um pulo e, até termos os equipamentos na nossa posse, também não demorou muito.
O que mais diferencia a Cuore de outra marcas que apresentam o serviço de personalização de equipamentos, é a forma como acabam por gerir o processo da compra, por parte do atleta.
A marca disponibiliza um espaço nos seus servidores, onde é criada a Team Shop (Loja da Equipa), onde os membros poderão posteriormente efetuar os seus pedidos, sem que haja a necessidade de termos que ser nós por exemplo, a gerir todas as encomendas do nosso clube/equipa, podendo o membro/sócio aceder diretamente à loja online e efetuar a sua compra de forma individual.
Quanto ao equipamento propriamente dito, e começando pelo jersey de manga curta gama silver, esta foi a peça que achámos que merece alguma atenção, tendo em conta o seu preço. É confortável, sim. Produzida num tecido muito respirável e que se molda bem ao corpo sem restringir, também sim.
Mas neste patamar, já seria de esperar que tivesse mangas com acabamento por exemplo em licra e corte a laser, com silicone no seu interior e não bainha com costura. O desenho tradicional da gola também não alegrou “o pacote”, sendo que para um jersey que será na maioria das vezes para usar com tempo quente, merecia um corte mais aberto.
Na frente temos um fecho completo “escondido” YKK com pega ergonómica e sistema de trinco, para que não abra acidentalmente e com protuberâncias para que seja facilmente encontrado e utilizado mesmo com frio ou luvas.
Na traseira temos 3 bolsos expansíveis que mantêm o jersey colado ao corpo, mesmo quando cheios, com reforços nas costuras dos cantos, para uma maior resistência à tração de quando colocamos algo no bolso, ou lá levamos algo mais pesado. No fundo da zona traseira temos ainda uma banda de silicone para evitar movimentos e/ou rotação do jersey no corpo.
Passando aos calções com alças, também eles da gama silver, estes despertaram o interesse assim que pegámos neles, tanto pela sua carneira, como pela quantidade de painéis utilizados na sua construção, que apesar de como é obvio, aumentarem a quantidade de costuras, não se demonstraram em tempo algum desconfortáveis ou com zonas de pressão ou abrasão, antes pelo contrário.
Os calções tal como o jersey, também se moldam muito bem ao corpo, sendo que ao contrário do jersey, as suas extremidades são terminadas com uma banda costurada à parte superior e com acabamento de corte a laser e interior em silicone, 100% personalizável. O seu tecido é elástico, respirável, antiestático e costurado em fio de carbono.
A carneira Embody MS2, produzida pela própria Cuore, possui zonas de diferentes densidades por forma a se adaptar ao corpo e proporcionar conforto horas após horas, sendo produzida num material que fornece proteção à pele e que facilita a dissipação do calor, ajudando dessa forma a evitar assaduras.
Um detalhe interessante e não muito usual, é a capacidade de personalizar também a zona interescapular, permitindo adicionar mais um toque único aos calções.
Terminando na peça mais pequena, falta-nos falar das meias, que acompanham os mesmos desenhos/padrões do restante equipamento, para finalizar em grande o conjunto.
As meias da cano alto, são bastante macias e respiráveis, tal como o jersey e calções, possuindo uma malha mais aberta no peito do pé, por forma a melhorar a respirabilidade e a circulação do ar. Na zona do metatarso, existe uma faixa de compressão, para melhorar o ajuste e evitar que as meias percam a forma.
A transição para as zonas reforçadas do calcanhar e dos dedos é feita por costuras manuais, enquanto um processo especial de tecelagem na parte do cano, garante que as meias permaneçam no lugar, sem escorregar.
Como em tudo o que testamos, tivemos obviamente que dar uso e utilizar o equipamento o máximo de horas possível, para termos opiniões concretas e bem formadas, contudo, este equipamento fui submetido a um derradeiro teste, sendo que além das usuais saídas em estrada e BTT, com no mínimo 4 horas seguidas de utilização.
Este equipamento personalizado da Cuore foi usado e abusado numa tirada de 14 horas, sem apresentar qualquer problema, ou sem que existisse qualquer desconforto, tendo-se mostrado bastante versátil para qualquer das modalidades.
Mais info em www.cuore.ch.