PUB

A época de ciclismo está, definitivamente, lançada, aproximando-se um fim de semana repleto de competições de estrada e de BTT. Na estrada, disputam-se as duas primeiras provas da Taça de Portugal de Esperanças e a primeira corrida de uma das novidades do calendário português de 2024, a Taça de Portugal de Masters. No BTT teremos a Prova de Abertura de XCO e o Downhill Internacional Serra do Caramulo.

Depois do pelotão profissional, é a vez de as equipas de clube e de juniores partilharem o mesmo pelotão, na Taça de Portugal de Esperanças. A competição começa na região da Beira Interior, com duas provas em dias consecutivos.

PUB

No sábado o ponto de encontro é em Vila Velha de Ródão, local de partida e chegada de uma prova com 87,6 quilómetros, em terreno de sobe e desce e com troços de empedrado. A partida está marcada para as 12h00, prevendo-se a chegada para cerca das 14h20.

A caravana move-se, no domingo, para a Sertã. É lá a partida e chegada da segunda prova da Taça de Portugal de Esperanças. O arranque será às 11h00 e a chegada está apontada para as 13h30. O traçado tem 102,3 quilómetros e, à semelhança do dia anterior, é também marcado pelo perfil ondulado.

Ainda na estrada, destaque para o arranque da Taça de Portugal de Masters, no domingo, em Taveiro, Coimbra. A partida está marcada para as 10h30. Os masters 30 e elite amadores vão completar oito voltas a um circuito de 18,29 quilómetros, totalizando 146,3. Os masters 40 vão completar seis voltas, os masters 50 terão por diante quatro voltas, mais uma do que os masters 60 e mais duas do que os masters 70.

No BTT sobressai o DHI Internacional Serra do Caramulo, em Santiago de Besteiros, Tondela, no domingo. É uma prova de classe 2 UCI, que irá juntar mais de uma centena de participantes. A descida de qualificação está marcada para as 9h45, enquanto final irá arrancar às 12h30. A pista, no Monte de S. Marcos, tem uma extensão de 1630 metros, com desnível acumulado de descida de 279 metros.

A pista de BTT do complexo desportivo do Jamor recebe, também no domingo, a Prova de Abertura de XCO. As primeiras pedaladas nacionais da disciplina olímpica de BTT serão dadas a partir das 10h00, momento para o tiro de partida do pelotão de todas as categorias femininas, cadetes masculinos, masters 50/60 e paraciclistas. A corrida de elite, sub-23, juniores e masters 30/40 começa às 12h00. Durante a tarde acontece um Encontro Regional de Escolas.

Mais eventos oficiais:

24 de fevereiro: Taça Regional de Estrada de Cadetes, Mira
24 de fevereiro: Troféu de Resistência Beirão, Vila Chã, Fornos de Algodres
25 de fevereiro: 13.ª Raid BTT Silva, Barcelos
25 de fevereiro: Taça do Porto de XCO, Matosinhos
25 de fevereiro: Taça Regional de XCO, Penacova
25 de fevereiro: Passeio BTT dos Bombeiros de Mesines, S. Bartolomeu de Messines
25 de fevereiro: Taça de XCO do Faial/Pico, Açores
25 de fevereiro: Taça da Madeira de Enduro, Poiso, Santa Cruz

PUB