PUB

Com história e experiência desde 1971 no mundo do calçado desportivo, inicialmente snowboard e sob o nome Calzaturificio Piva, em 1991, esta empresa italiana tornou-se a mais que conhecida Northwave, década em que entrou nos artigos de ciclismo, apostando  na vanguarda da técnica, inovação e design.

Sapatos Northwave Rockit Plus em TestePresentemente, a Northwave dispõe de uma vasta gama de artigos na sua categoria de ciclismo, como roupa, calçado e acessórios e para as mais variadas disciplinas do ciclismo, desde o BTT ao Indoor.

PUB

Ao BTT Lobo, chegou-nos um par de sapatos para Trail/All Mountain: os Northwave Rockit Plus. À primeira vista, estes sapatos podiam muito bem passar por uns sapatos para utilização diária, por tão discretos que são.

Sapatos Northwave Rockit Plus em TesteSeja para Trail, Gravel, Bikepacking ou uma ida rápida ao supermercado para comprar uma bebida fresca para o churrasco, os Rockit Plus primam pelo conforto e durabilidade, com uma entressola em EVA para reduzir o peso e melhorar a absorção de choques.

Sapatos Northwave Rockit Plus em TesteA parte superior combina PU e Ripstop com inserções anti-abrasão em TPU colocadas na frente do pé.

A leveza é comprovada pelos seus 370g por sapato (sem cleats) no tamanho 42, sendo que temos facilmente em casa, sapatilhas casuais com peso idêntico e até superior.

Sapatos Northwave Rockit Plus em TesteCom duas cores disponíveis: preto e azul, o que os diferencia inicialmente de um calçado do dia a dia, são os seus fechos SLW3 desenvolvidos pela X-Dial e que oferecem fixação micrométrica ultrarrápida. Este mecanismo compacto é muito leve e intuitivo, basta girar o botão para um aperto rápido e preciso.

Sapatos Northwave Rockit Plus em TesteNeste ponto, demoramos um pouco a descobrir o truque para desapertar os sapatos. Com os fechos SLW3, a cada pressão da patilha (e não do botão rotativo), é solto apenas um pouco do cordão, ao contrário por exemplo dos fechos BOA ou ATOP (que apenas têm o botão), o que nos estava a inquietar, pois tornava a tarefa demorada.

Sapatos Northwave Rockit Plus em TesteApós alguma utilização, percebemos que ao puxar levemente a patilha para cima, ficamos com o botão completamente livre, permitindo apertar ou desapertar com extrema rapidez.

Sapatos Northwave Rockit Plus em TestePor baixo, para quando é necessário um contacto firme com o solo, os Northwave Rockit Plus possuem uma sola com perfil para pedais de encaixe, em Vibram Wolftrax, desenhada com tacos especialmente colocados para fornecer tração na frente e aderência na traseira, em qualquer tipo de piso, esteja ele seco ou molhado.

Sapatos Northwave Rockit Plus em TesteEm questão aos pedais de encaixe, os sapatos possuem bastante espaço e um formato otimizado, para o encaixe/desencaixe de pedais, sendo que na área envolvente, a sola é mais lisa, para providenciar aderência e estabilidade ao pedalar.

Sapatos Northwave Rockit Plus em TesteOs Rockit Plus são de facto uns sapatos confortáveis e podemos até esquecer-nos de os descalçar no final da pedalada e ir com eles ao café. Não fará muita diferença. Como é óbvio, e uma vez que não são sapatos de caminhada ou corrida, poderá ficar com os pés um pouco mais cansados ao fim do dia, mas nada de mais.

Sapatos Northwave Rockit Plus em TesteQuanto ao seu uso na bicicleta e ao lado dela, comportam-se de forma muito eficaz.

A zona do cleat, mais rija, permite uma boa transferência de potência e suporte para muitas horas em cima dos pedais, ao mesmo tempo que a restante sola mais maleável, facilita na altura de caminhar ou empurrar a bicicleta trilho acima.

Sapatos Northwave Rockit Plus em TesteOs seus tacos na zona frontal e traseira, oferecem aderência quer a subir, quer a descer, embora tenhamos sentido não ser a suficiente para percursos mais escorregadios e, como são bastante espaçados, permitem uma fácil libertação da lama, quando a encontramos pelo caminho.

Sapatos Northwave Rockit Plus em TesteMais informações em www.northwave.com, distribuidor para Portugal: Vic Sports www.vicsports.pt.

PUB