Já abriram as inscrições para a 2ª Taça de Portugal de Ciclocrosse, que terá lugar no próximo dia 27 de outubro, no destino de natureza mais radical de Portugal, Melgaço.
A competição é pontuável para o ranking UCI, este ano para a categoria internacional C1, e é, também, pontuável para o Campeonato do Minho CRO – POPP Design. Decorrerá na pista da modalidade junto ao Centro de Estágios e tem início marcado para as 09h00.
A prova, que marca o VIII Ciclocrosse de Melgaço, é promovida em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho, pela Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer E.M., pelo Município de Melgaço e pela União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo. Destina-se às categorias de Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-19, Sub-23, Elites e Masters, Paraciclismo e Open.
A Taça de Portugal de CRO é um troféu oficial da UVP/Federação Portuguesa de Ciclismo e destina-se aos atletas com licença desportiva de competição, Ciclismo Para Todos e ainda atletas que subscrevam a filiação diária para a prova.
Esta prova será realizada num circuito fechado com 2990metros de extensão, criado para o efeito, na área circundante do Centro de Estágios de Melgaço, com todas as condições de segurança. O percurso bastante diversificado com subidas duras, caixa de areia, saltos, descidas técnicas e demais atrativos garante o espetáculo e divertimento.
As inscrições encontram-se abertas e podem ser realizadas em www.fpciclismo.pt, até às 23h59 do dia 23 de outubro de 2024. Poderão ainda ser realizadas no site da Federação Portuguesa de Ciclismo com multa até as 12h00 de 25 de outubro de 2024.
CIRCUITO DE MELGAÇO CONSIDERADO COMO UM DOS MELHORES A NÍVEL NACIONAL
O Ciclocrosse é uma vertente de inverno do ciclismo praticada com bicicletas semelhantes às de estrada, mas em circuitos com zonas de terra, lama, areia e estrada, com a exigência técnica e física dos percursos a ser complementada com obstáculos (naturais ou artificiais) que por vezes obrigam os atletas a desmontar e a carregar a bicicleta.
O circuito do destino de natureza mais radical de Portugal é considerado pelos apaixonados da modalidade como um dos melhores a nível nacional. O Centro de Estágios de Melgaço, onde será disputada a competição, é um espaço idealizado e construído de forma a oferecer um serviço de elevada qualidade, com equipamentos adjacentes que visam a atividade desportiva, tanto na vertente lúdica como na vertente competitiva ao mais alto nível.
Recorde-se que, com assinalável êxito organizativo, Melgaço já acolheu os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada, de Ciclocrosse e de BTT Maratonas, assim como o Grande Prémio do Minho, bem como provas das Taças de Portugal e dos Campeonatos do Minho de diversas vertentes do ciclismo e, ainda, o Monção e Melgaço Granfondo.
CAMPEONATO DA EUROPA DE XCO DE 2025 ACONTECE EM MELGAÇO
De salientar que, as condições de excelência para a prática de ciclismo de estrada e de montanha que Melgaço dispõe permitirão a realização do Campeonato da Europa de XCO de 2025, na sequência da aprovação pela UEC – European Cycling Union da candidatura apresentada pelo Município de Melgaço, pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) e pela Associação de Ciclismo do Minho junto da entidade organizadora da prova.
Recorde-se que a candidatura à organização do Campeonato da Europa de Cross Country Olímpico de 2025 foi formalmente apresentada em novembro de 2021, aquando do vigésimo aniversário do Centro de Estágios de Melgaço. Em setembro de 2022 o Município de Melgaço recebeu a confirmação que, ancorado nas condições naturais existentes, mas também na infraestrutura ímpar que o Centro de Estágios oferece, existem de facto condições de excelência para a realização desta prova europeia, que terá lugar entre 23 a 27 de julho de 2025.