PUB

Originalmente lançada em 2008, a bicicleta de corrida da Merida, com suspensão total aprovada para a Taça do Mundo e Campeonatos do Mundo, passou por uma série de mudanças e alterações na última década, com provavelmente a despedida mais significativa do “antigo” e juntando-se à nova Ninety-Six 2021.

Na Merida, estão muito entusiasmados em apresentar a sua visão sobre corridas modernas de XC, maratonas e corridas por etapas, bem como pedalar em trilhos fáceis e curtos – bem-vindos à nova Ninety-Six – Trail e Track a todo o gás.

PUB

Depois de deixar a sua marca no topo das corridas internacionais de ciclismo de montanha, através de atletas como Gunn-Rita Dahle Flesjå, José Antonio Hermida, Ralph Näf ou Ondřej Cink da antiga Multivan-MERIDA Biking Team, a tendência de pistas de corrida mais exigentes e o crescimento do número de atletas que procuram uma bicicleta super capaz, leve, de curso curto e de suspensão total, fez com que a equipa de P&D da Merida voltasse à mesa de projetos e desenvolvesse a nova Ninety-Six do zero.

Para trazer a Ninety-Six para a nova década, a equipa da Merida criou um quadro inteiramente novo que combina uma longa lista de recursos interessantes com uma geometria moderna completamente nova, bem como uma plataforma de suspensão atualizada.

A nova NINETY-SIX está disponível em três quadros de carbono de níveis diferentes, com o quadro de topo RC CF5 a colocar a balança em apenas 1.695g, ou 1.845g para um quadro RC CF4 / CF5, ambos no tamanho médio. Dependendo da configuração, é a versão clássica de 100 mm dianteiro / 100 mm traseiro (Ninety-Six RC), ou a versão mais orientada para trail 120 dianteira / 100 mm traseira (Ninety-Six).

Ambas as bicicletas apresentam o mesmo quadro e configuração de suspensão, mas diferem nas especificações e, portanto, mostram a sua força em diferentes situações de condução e são destinadas a outros grupos de utilizadores.

Nos “velhos tempos”, o foco principal de uma máquina de corridas de XC / maratona era o desempenho de subida excelente. Hoje, o desempenho em descida torna-se cada vez mais importante, pois os percursos são extremamente exigentes não apenas nas subidas, mas ainda mais nas descidas.

Para melhorar o desempenho em declives e a condução em terrenos acidentados, a Merida ajustou a geometria, tornando o ângulo da cabeça 1,5° mais aberto (na versão para trail até 3°), aumentando o alcance (de 449 mm para 473mm no tamanho L), bem como baixando a caixa do eixo pedaleiro e a altura. Todas estas mudanças tornam a bicicleta mais estável e dão ao atleta mais espaço para manobrar.

Além disso, o atleta sente-se mais integrado na Ninety-Six, ajudando a controlar a bicicleta quando o trilho / percurso fica mais difícil. Mas não foram apenas os parâmetros relacionados à descida que se tornaram mais modernos.

O ângulo do tubo vertical ficou pelo menos 1,5° (e em alguns tamanhos até 2°) mais inclinado, tornando mais fácil colocar mais pressão nos pedais, tornando a nova NINETY-SIX uma escaladora ainda mais eficiente e ágil.

Mas uma boa geometria não é nada sem uma plataforma de suspensão a funcionar perfeitamente. Em comparação com a última geração, o novo índice de alavancagem NINETY-SIX é mais progressivo.

A progressão é de mais de 7%, o que corresponde perfeitamente às pequenas câmaras de ar dos amortecedores de cross-country de hoje em dia. A relação mais alta no início do curso torna a suspensão sensível a pequenos impactos, e a progressão dá grande suporte no meio do curso. Além disso, a Merida apresenta o novo sistema P-FLEX.

O novo sistema não tem ponto de articulação tubo vertical/escora inferior, o que tem um efeito positivo no peso e na rigidez. As propriedades do material do quadro e o seu design em forma de mola permitem flexibilidade suficiente sem afetar a durabilidade.

A nova configuração da suspensão oferece à Ninety-Six uma impressionante conformidade de impacto, para as descidas e percursos mais difíceis, bem como uma excelente eficiência de pedalada para acelerar nos quilómetros e atacar mesmo nas subidas mais exigentes.

Ambos os elementos, geometria e suspensão, combinados com o baixo peso trabalham em perfeita harmonia e criam a NINETY-SEIX mais capaz, com mais suporte e provavelmente mais rápida da história da Merida, para que possa desfrutar de Trail e Track a todo o gás.

Os outros recursos, são a nova integração de cabos através da caixa de direção ‘Wire Port’, a capacidade de dois bidons de água, guia de corrente específico Merida e montagem de trail.

Mais informações em www.merida-bikes.com.

PUB