Nova linha de componentes para transmissões 1×12 chega ao mercado por metade do preço da linha topo de gama X01 Eagle
Apresentada em março do ano passado, a linha de componentes Eagle, da SRAM, balançou o mercado ao lançar o conceito simplificado das transmissões de pedaleiro único e cassetes de 12 velocidades. Com as suas duas versões topo de gama, a XX1 Eagle e a X01 Eagle, tornaram-se rapidamente objeto de desejo de grande parte dos ciclistas de mountain bike, ainda que, com seus preços muito elevados, tornaram-se realidade de poucos privilegiados.
Felizmente, a SRAM atendeu aos apelos dos fãs e lança no mercado o novo grupo de linha intermediária GX Eagle, que não herda apenas várias das características dos grupos topo de gama de 1×12 velocidades, mas será disponibilizado a um preço bem mais em conta.
Pedaleiro SRAM GX Eagle
O novo pedaleiro SRAM GX Eagle é banhado em liga de alumínio 7000. Assim como nos demais membros da linha Eagle, utiliza coroas com denteamento X-Sync 2, desenvolvidos especialmente para transmissões de 1×12 velocidades, com montagem direct mount.
Com opções de braços para todo tipo de ergonimia (165mm, 170mm e 175mm), o novo pedaleiro pesa entre 610 a 662 gramas e é compatível com movimentos centrais nos padrões BB30/PF30-68/73mm, GXP 100mm/PF GXP 121mm e GXP/PF GXP 68/73mm.
Assim como nos demais componentes da linha GX Eagle, o novo pedaleiro é compatível com os grupos XX1 Eagle e a X01 Eagle, permitindo assim uma customização na transmissão da bike de acordo com o gosto e as possibilidades financeiras de seu utilizador.
Cassete SRAM XG-1275 Eagle
Construída a partir de placas de aço recortadas a lazer, a novo cassete XG-1275 Eagle possui uma relação com um alcança de 500% entre o pinhão menor – de 10 dentes -, e o, maior de 50. Isto traduz em bons níveis de velocidade em terrenos planos e controle total nas subidas.
Ligeiramente mais pesada que as cassetes das linhas XX1 Eagle e a X01 Eagle, a nova cassete XG-1275 pode ser uma alternativa interessante para se reduzir os custos na aquisição de um grupo de 1×12 velocidades.
Desviador SRAM GX Eagle
Compatível com componentes das linhas XX1 Eagle e a X01 Eagle, o novo desviador SRAM GX Eagle utiliza as mesmas tecnologias que os modelos topo gama da marca, mais pesado, já que não utiliza materiais nobres na sua construção.
Com o corpo em alumínio e molas e polias em aço, o novo desviador é compatível com cassetes de 10-50 dentes e incorpora a tecnologia X-Horizon, que limita o seu movimento apenas na horizontal, mantendo assim a polia guia (superior) sempre na mesma distância em relação aos pinhões da cassete, o que resulta em trocas de mudanças mais suaves e efetivas.
Shifters GX Eagle
Disponibilizado em duas versões – Trigger, com alavanca de acionamento em alumínio e Grip Shift, de acionamento rotacional -, os novos trocadores da linha GX Eagle foram projetados especificamente para mudanças de mudança rápidas e efetivas.
O modelo Trigger é compatível com o sistema MatchMaker X, o que permite ser instalado numa um única abraçadeira em conjunto com a manete de travão e/ou o controle remoto do canote telescópico do selim, caso este esteja presente na bicicleta.
Corrente SRAM GX Eagle
Alternativa económica às caras correntes de 12 velocidades das linhas XX1 Eagle e à X01 Eagle, a nova corrente GX Eagle utiliza o mesmo perfil Flow Link das suas ‘irmãs’, com o design das placas internas mais arredondados, que reduzem a fricção e o desgaste.
Assim como em todas as correntes da marca, utiliza o sistema de engate rápido para a sua montagem, denominado PowerLock.
Preços e disponibilidade – Disponível a partir de julho, o novo grupo SRAM GX Eagle de 1×12 velocidades.
Mais informações em www.sram.com