Expandindo a bem-sucedida linha Cinturato Velo, a nova linha de pneus Cinturato Cross & Gravel da Pirelli apresenta padrões de piso projetados propositadamente para cada tamanho e também um novo composto de borracha.

Foram projetados essencialmente para utilizações off-road mais exigentes nas bicicletas CX e Gravel, independentemente do clima.

Na Eurobike 2019, a realizar de 4 a 7 de setembro em Friedrichshafen, a Pirelli lança o Cinturato Cross & Gravel, a linha de pneus dedicada aos ciclistas do guiador de estrada, que apreciam muito mais do que o asfalto.

Rolar com uma gravel tornou-se cada vez mais popular nos últimos anos, com corridas dedicadas e uma nova linha de bicicletas para esta finalidade. A Pirelli entra no segmento após um cuidadoso estudo e análise das necessidades diferentes e peculiares das duas disciplinas, aproveitando as melhores técnicas e realizações de I&D que a empresa desenvolveu para a sua linha de produtos de estrada e MTB, enquanto aproveita a sua experiência de longa data em pneus para automobilismo.

Os novos pneus Cinturato Cross e Cinturato Gravel combinam a filosofia de desenvolvimento de fabrico à medida e o design padrão do piso do Scorpion MTB, com a eficiência de rolamento, a confiabilidade e a proteção imbatível a furos, do Cinturato Velo.

Sem receio da meteorologia

Adaptado da recém-lançada linha Scorpion MTB, o conceito que caracteriza os novos pneus Pirelli Cinturato Cross e Cinturato Gravel é a proposta de modelos projetados para uma variedade de terrenos, com base na sua consistência, dos mais duros aos mistos.

Facilmente compreensível e desenvolvida para cada necessidade específica, a nova linha é acompanhada pela engenharia dedicada para cada tamanho e para cada versão. A forma e a altura dos pitons, distâncias, ligações cruzadas e ângulos foram estudados para obter a máxima eficiência de rolamento do pneu nos diferentes terrenos específicos.

Os engenheiros da Pirelli também tiveram que levar em consideração muitas outras variáveis, desde o estilo de pilotagem, que é mais descontraído no gravel e com maior foco no desempenho, na disciplina de cross, até as rodas específicas para travão de disco e os novos perfis dos aros. Portanto, na nova linha Cinturato Cross & Gravel, a tecnologia de construção não é a mesma para todos os tamanhos de pneus: cada tamanho é beneficiado por um desenvolvimento dedicado, tornando cada tamanho único conforme os seus detalhes.

Graças às propriedades do novo composto SpeedGRIP da Pirelli, projetado especificamente para a nova linha de pneus Cinturato Cross & Gravel, os designs acima mencionados destinam-se a qualquer condição climática, independentemente do terreno estar seco ou húmido.

Versões de terreno duro e terreno misto

Seguindo a lógica específica do terreno dos pneus Scorpion MTB, onde o padrão de piso está ligado à consistência da superfície e não à variável climática, a Pirelli projetou um design compacto de piso – H ou Hard Terrain – para gravel pavimentado ou duro e o projeto M, ou Terreno Misto, com espaçamento maior e pitões agressivos para terrenos mais exigentes.

Os padrões da zona de rodagem H e M obviamente diferem, seja para o uso em cross ou em gravel, pois as necessidades das duas disciplinas são diferentes, principalmente em termos de evacuação e velocidade da lama.

A versão Cross, nos seus projetos específicos de terreno duro e terreno misto, está disponível em 33x700c

A versão Gravel, nos seus projetos específicos de terreno duro e terreno misto, está disponível em 35x700c, 40x700c e 45x700c, bem como em 45x650b e 50x650b.

Todos os pneus estão preparados para uso de câmara de ar e sem câmara de ar (TLR). Acoplando uma construção de revestimento reforçada com uma camada de cordão a cordão de tecido com um cordão de aramida TLR otimizado para aros largos, a família Cinturato ™ Gravel oferece um novo nível de desempenho em termos de rolamento e aderência, além de uma ótima confiabilidade – que já é o que o nome Cinturato ™ significa, nos pneus de bicicleta Pirelli.

Novo composto SpeedGRIP

Os novos pneus Cinturato para gravel e cross apresentam um composto projetado propositadamente: o SpeedGRIP. Conforme desenvolvido na formulação da borracha Scorpion ™ MTB – o SmartGRIP – o novo composto SpeedGRIP mantém a mesma matriz de polímero ao mesmo tempo que melhora a eficiência no rolamento.

Alta quilometragem e pneus de rolamento rápido, são importantes em gravel, seja em corrida ou numa viagem de bicicleta onde encontramos misturas de asfalto, cascalho e terrenos mais agressivos, e foi isso que levou os técnicos da Pirelli a ajustar essa nova borracha para uma melhor gestão de energia.

O composto SpeedGRIP mantém a mesma resistência ao rasgo do seu homólogo do MTB, além da sua alta aderência química (conhecida como aderência em piso molhado), enquanto diminui a resistência ao rolamento a um nível muito próximo aos pneus de corrida pura.

A resistência mecânica do SpeedGRIP reduz a probabilidade de qualquer objeto pontiagudo penetrar ou cortar o pneu, resultando em maior eficiência na proteção das camadas de alta resistência. Como resultado, os pneus Cinturato Cross e Cinturato Gravel permitem andar mais rápido nas curvas, em velocidades médias mais altas, com uma menor proporção de furos do que a configuração típica.

Seja para uso em cross ou para gravel, para corridas, para viajar de mochila as costas ou simplesmente para aumentar a capacidade da bicicleta ao sair de estradas pavimentadas, os pneus Cinturato Cross e Cinturato Gravel oferecem uma ampla variedade de tamanhos e tecnologias para uma melhor experiência de condução.

A nova linha de pneus Cinturato Cross & Gravel estará no mercado a partir de outubro de 2019.

Mais informações podem ser encontradas em velo.pirelli.com.

Deixar uma resposta