PUB

O colombiano Jhonatan Chaves (Team Ingenieria de Vías/Monsalud) ganhou hoje a primeira etapa em linha do 31º Grande Prémio do Minho Júnior, impondo-se em solitário em Santo Antonino, Mesão Frio, ao cabo dos 69,6 quilómetros, iniciados no centro da cidade de Guimarães.

A etapa de hoje não teve tempo para monotonia. Logo ao quilómetro 4 atacou um trio de corredores estrangeiros, formado pelos colombianos Alonso Echevarria (Banco Santander) e Jhonatan Chaves (Team Ingenieria de Vías/Monsalud) e pelo belga Joran Wyseure (ACROG/Pauwels Sauzen/Balen BC).

PUB

A fuga foi progredindo, até a diferença para o pelotão aproximar-se dos dois minutos e meio, obrigando a equipa Bairrada a iniciar a perseguição. Já foi tarde para impedir o sucesso do trio que arrancou do pelotão logo no início.

Os fugitivos entraram na frente na subida de segunda categoria para a meta e bateram-se pela etapa. Jhonatan Chaves triunfou com superioridade, deixando Joran Wyseure a 23 segundos e Alonso Echevarria a 34 segundos. O melhor corredor saído do pelotão foi João Macedo (Bairrada), quarto classificado, a 58 segundos. Na ausência de bonificações, a geral individual tem a mesma configuração.

Jhonatan Chaves é o dono de três camisolas: amarela (geral individual – Discover Melgaço), verde (classificação por pontos – Score Tech), e azul (montanha – Arrecadações da Quintã). O melhor júnior de primeiro ano é o colombiano Steven Bayona (Team Ingenieria de Vías/Monsalud) e enverga a camisola laranja (Cision) e Daniel Dias (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact) é o melhor minhoto (camisola branca – Universidade do Minho). A Team Ingenieria de Vías/Monsalud comanda por equipas.

A segunda etapa em linha está marcada para este sábado, tendo partida (13h00) e chegada (15h30) em Vieira do Minho. Teoricamente, é uma jornada difícil mas também de transição, antes da etapa-rainha de domingo (Melgaço – Castro Laboreiro) mas o pelotão júnior é sempre imprevisível.

Destinado ao escalão de juniores e organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo, o 31º Grande Prémio do Minho conta com um pelotão de cerca centena e meia de ciclistas em representação de 24 equipas, 17 portuguesas, uma belga, uma colombiana e cinco espanholas.

No decurso da etapa, que começará e terminará na Avenida Barjona de Freitas, o pelotão terá que enfrentar uma contagem de montanha em Serradela (14h08) e duas metas volantes à passagem pela meta (13h30 e 14h58).

O 31º Grande Prémio do Minho, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, conta com o apoio da Câmara Municipal de Melgaço, Câmara Municipal de Guimarães, Câmara Municipal de Vieira do Minho, Discover Melgaço (Camisola Amarela), Score Tech (Camisola Verde), Arrecadações da Quintã (Camisola Azul), Cision (Camisola Laranja), Universidade do Minho (Camisola Branca), Junta de Freguesia de Mesão Frio – Guimarães, Fermir, Confeitaria Alvorada, Raiz Carisma – Soluções de Publicidade, POPP Design, Navega Rías Baixas, AFAcycles, Guimarpeixe, Café Bogani, Auto Terror, Centro de Estágios de Melgaço, Workview, Jopedois, RS Bikes, Roda na Frente e Correio do Minho (jornal oficial).

PUB