Melgaço recebe em 2019 os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada das categorias de Elites e Sub 23, assim como o Grande Prémio do Minho e provas da Taça de Portugal e do Campeonato do Minho de BTT Maratonas, Ciclocrosse e Cross Country Olímpico.

Destino de natureza mais radical de Portugal, o concelho de Melgaço, recentemente distinguido com o galardão de Município Amigo do Desporto, consagrará em 2019 os ciclistas de elite que se juntarão à lista de anteriores vencedores do Campeonato Nacional (fundo e contrarrelógio) onde constam nomes sonantes como os de Rui Costa, Joaquim Agostinho, Alves Barbosa, Marco Chagas, José Maria Nicolau, Delmino Pereira, Cândido Barbosa, Nelson Oliveira, Sérgio Paulinho, Tiago Machado, José Mendes, Rui Sousa, Domingos Gonçalves, Vítor Gamito, José Azevedo e Rui Lavarinhas.

Depois do assinalável êxito organizativo dos Campeonatos Nacionais de Ciclocrosse e de BTT Maratonas de 2018, a par do Grande Prémio do Minho, o Município mais a Norte de Portugal acolherá, de 27 a 30 de junho de 2019, a fina flor do ciclismo para disputar os títulos de Campeão Nacional de fundo e de contrarrelógio das categorias de Elites (masculino e feminino) e Sub 23.

“O desporto é uma alavanca de desenvolvimento da economia local e é este caminho que queremos potenciar. Melgaço já é uma referência para a prática de desportos de aventura e de deporto com cariz competitivo e/ou de lazer!

É nossa intenção continuar a apostar no desporto. Assim, em 2019 reforçamos a aposta nas provas de ciclismo de estrada, com o acolhimento das competições mais importantes no panorama nacional”, afirmou José Lima Esteves, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Melgaço.

Na opinião de José Luís Ribeiro, Presidente da Associação de Ciclismo do Minho, “Melgaço possui condições de excelência para a prática do ciclismo e para acolher e organizar grandes eventos”, fazendo notar que “a parceria entre o Município, a Associação de Ciclismo do Minho e a Melsport contribui para a promoção de Melgaço, incentiva o fluxo turístico e o desenvolvimento da economia local e estimula a prática desportiva”.

“Esta é uma parceria de sucesso, com avaliações positivas para todos, que desejamos perdure no tempo”, refere José Luís Ribeiro destacando “a capacidade de inovar, de antecipar o futuro e de resposta eficaz aos novos desafios evidenciados por Melgaço, desde o início da parceria, que sempre manteve a matriz de promover o desporto e de difundir Melgaço e as potencialidades do destino de natureza mais radical de Portugal”.

Segundo o autarca José Lima Esteves “Melgaço tem excelentes condições naturais e artificiais, nomeadamente com o seu Complexo Desportivo, para a prática do desporto. Ademais, tem vindo a promover eventos desportivos de referência, a nível regional, nacional e internacional, atraindo atletas de vários pontos do País, mas também de Espanha. Este sucesso muito se deve ao seu “braço armado” para o desporto que é a empresa municipal Melsport, EM., a qual tem ao seu dispor equipas de trabalho qualificadas que se envolvem nos diferentes projetos desportivos e que nos permitem a todos alcançar o sucesso”.

Antes dos Campeonatos Nacionais, das provas mais importantes da época desportiva, Melgaço começará por receber a última e decisiva prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse que também atribuirá os títulos de Campeões do Minho desta vertente do ciclismo.

A importante prova será disputada no dia 20 de janeiro no Melgaço Sports Center (Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço), um espaço idealizado e construído de forma a oferecer um serviço de elevada qualidade, com equipamentos adjacentes que visam a atividade desportiva, tanto na vertente lúdica como na vertente competitiva ao mais alto nível.

Pontuável para a Taça de Portugal, no dia 17 de março realiza-se a 4ª Maratona BTT Vila de Melgaço que contará com a presença dos melhores atletas de BTT Maratonas, enquanto no dia 5 de maio será a vez da realização do 5º BTT XCO de Melgaço integrado no Campeonato do Minho de BTT XCO – SCORE Tech.

De 27 a 30 de junho Melgaço acolherá os Campeonatos Nacionais de Elites e Sub 23, seguindo-se, de 26 a 28 de julho, o Grande Prémio do Minho (juniores) em cuja edição do ano passado Melgaço assistiu a uma etapa épica que terminou no alto de Castro Laboreiro.

Melgaço: o destino de natureza mais radical de Portugal

Afirmar Melgaço como ‘O destino de natureza mais radical de Portugal’ é a estratégia que o Município tem vindo a promover desde o início de 2018, no âmbito do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo, sob a designação ‘Discover Melgaço’. A aposta em diversos eventos, de diferentes modalidades, o incentivo à prática desportiva, a manutenção e melhoria dos diversos espaços, aliadas às ótimas condições de que o concelho dispõe, têm sido prioridades.

Melgaço centra-se numa imagem de natureza ativa, associada à tendência crescente de uma sociedade cada vez mais ativa, mais jovem, com um conceito de luxo associado a isolamento positivo, autenticidade e a ambientes naturais.

“Melgaço é um destino de natureza por excelência. As caraterísticas geográficas e geológicas concedem-nos uma posição de destaque e permite que se pratiquem os desportos de rio e montanha mais exigentes, durante todo o ano.

Aqui, vive-se adrenalina, com segurança e de braços dados com a natureza! Estamos situados na Área Protegida mais importante de Portugal, o PNPG – Parque Nacional Peneda Gerês, consagrado pela UNESCO Reserva Mundial da Biosfera”, recorda o Presidente da Câmara Municipal de Melgaço, Manoel Batista, realçando que em Melgaço “temos tudo para se viver momentos fantásticos, sejam eles gastronómicos, radicais, em volta da natureza e mesmo da cultura e património. Temos uma deliciosa gastronomia.

Um Alvarinho único! E a nossa deslumbrante paisagem concede-nos uma posição de destaque. Não apenas pela sua grandiosidade e pelo facto de constituir um valioso testemunho dos hábitos e culturas das suas gentes, mas também pela sua riqueza ecológica”.

Deixar uma resposta