A Yamaha Motor apresenta o modelo PW-X2 e o desportivo PW-ST para e-MTB com as tecnologias Quad Sensor System e Automatic Support Mode.
Esta história está a repetir-se? Há 20 anos, a Yamaha Motor virou o cenário das corridas mundiais de motocross de pernas para o ar com as suas motos a motor de quatro tempos. “Direcionabilidade” foi a chave para conquistar pódio após pódio.
Desta vez, o foco dos engenheiros da Yamaha Motor foi direcionado para mercado das e-bike’s, globalmente importante e dinamicamente crescente.
Com dois novos motores de acionamento intermediário – o PW-ST para o BTT recreativo e o novo modelo top de gama PW-X2 para as e-MTB’s de ponta – a pioneira das e-Bike’s, Yamaha Motor, está novamente a impulsionar a sua “afinação de fábrica” – e está a aproximar-se do ideal de desenvolvimento auto-imposto “Ser uno com a máquina” de uma maneira impressionante.
150% de potência – o novo marco para as e-MTB’s de ponta
O PW-X da Yamaha Motor já comprovou a sua forte reputação em termos de potência e resistência em circunstâncias mais intensas. Pelo menos, foi isso que os engenheiros de teste e editores independentes, de renomadas revistas, publicaram nos últimos anos. Agora, o atualizado PW-X2 promete oferecer o próximo passo em termos de suporte poderoso e natural por esses trilhos a fora.
Com base nos mesmos dados técnicos (potência nominal de 250W, 80Nm no modo “Extra Power” e 70Nm no modo High / STD / Eco / + Eco), o novo PW-X2 deve ser ainda melhor em fornecer o suporte necessário quando o piloto mais precisa.
Vários sensores para uma experiência de passeio mais responsiva
O que é manifestado dentro da carcaça do motor na forma de 4 sensores, e algoritmos extremamente afinados para o controle do acionamento, resulta numa sensibilidade ainda maior à entrada de potência do piloto e, portanto, um novo nível de experiência natural de pilotagem nos trilhos. O sistema de sensor quádruplo, usa um sensor de ângulo para detectar o ângulo de subida ou descida da bicicleta, além dos sensores existentes de velocidade de deslocamento, rotação do crank e torque da pedalada.
Os engenheiros e pilotos de teste da Yamaha Motor ajustaram as tecnologias Quad Sensor System e Automatic Support Mode – introduzidas pela primeira vez no seu alinhamento, no sistema de acionamento MY2019 PW-TE – de acordo com o conceito de condução de cada sistema de alinhamento. Assim, pilotos ambiciosos de e-MTB podem apreciar as características do PW-X2, quando estão a girar os cranks com uma cadência mais alta, já que este motor mesmo assim, suporta as suas forças de pedalada.
E com a ajuda do sensor de ângulo agora integrado e do Automatic Support Mode, a capacidade de resposta do sistema de acionamento é aprimorada – resultando numa verdadeira experiência natural: o motor age como o melhor amigo do piloto, fornecendo o suporte necessário ou até mais do que isso, em toda e qualquer situação nos trilhos. E você terá a sensação de ser um melhor ciclista…
Liberdade de configuração
Para dar aos gestores de produtos o mais alto grau de liberdade em termos de posicionamento da bateria e capacidade de escolha, além de várias opções de exibição, todas as baterias ‘Multi Location’, ‘Down Tube’ e ‘Rear Carrier’ da Yamaha Motor podem ser combinadas com a unidade de acionamento PW-X2.
E do simplificado Display A, ao extremamente resistente Display X ou ao sofisticado Display C com conectividade a dispositivos móveis, os pilotos podem desfrutar de vários recursos, incluindo gestão de condução, registo de fitness e navegação baseada em mapa através de aplicações compatíveis, como Komoot ou Wellfit.
Além das baterias “Multi Location 600” e “500”, a Yamaha Motor oferecerá uma nova opção “Multi Location 400” – sendo uma bateria de reposição ou extensora de alcance, mais barata, com uma capacidade máxima de 410 Wh.
O novo marco para bicicletas off-road leves
Para o ano modelo 2020, a Yamaha Motor não apenas atualizou o seu modelo topo de gama, mas também o segundo sistema: o PWseries ST é o seu novo nome (seguindo o PWseries SE) – e este sistema de acionamento beneficia das mais recentes tecnologias da mesma maneira que o PW X2 A PWseries ST.
Possui o sistema de sensor quádruplo da Yamaha Motor, para que possa fornecer níveis de assistência otimizados para todas as condições, apesar de pesar 100g menos que o modelo anterior. A unidade também oferece uma faixa de assistência mais ampla que pode acomodar pedaladas de alta cadência.
Automatic Support Mode
Para iniciantes, ou até mesmo para pilotos um pouco mais experientes, às vezes não é fácil mudar de velocidade, ajustar a altura do selim e alterar os modos de condução, tudo mais ou menos ao mesmo tempo. O novo Automatic Support Mode para o PWseries ST seleciona a quantidade certa de potência de assistência com base nas condições de condução. Seja a partir de uma paragem, a acelerar, a travar, a pedalar em plano ou a subir uma ladeira, podemos deixar as mudanças do modo de passeio para com o sistema, e focar-nos em trocar velocidade ou travar.
Inícios de subida suaves
Para pilotos menos experientes, o sistema modula o seu suporte em High Mode durante as pedaladas iniciais. Desta forma, pode evitar levantar a roda da frente ou derrapar a de trás em terreno solto ou íngreme. A potência e a modulação corretas levam a um controle estável e proporcionam tranquilidade ao ciclista ao partir da metade das subidas mais íngremes.
A busca do conforto
Para completar a gama de sistemas de acionamento, a Yamaha Motor oferece ainda o seu PWseries TE, destinado a ciclistas urbanos, proporcionando assim conforto sem esforço e uma condução estável no tráfego urbano. Este sistema de acionamento de nível médio foi o primeiro a vir equipado com o sistema de sensor quádruplo e Automatic Support Mode já nos MY2019 – neste caso, ajustado para fornecer assistência de energia inteligente e natural em todas as condições de tráfego urbano e resultando num passeio impecável.
As e-bikes da Atala / Babboe / Batavus / Bixs / BH / Giant / Gitane / Haibike / Lapierre / MBK / Nishiki / Principia / R Raymon / Wheeler / Winora já estão equipadas com motores da Yamaha.