É já este sábado, 12 de outubro, que se realiza a Volta à Lombardia, uma das mais emocionantes e prestigiadas corridas da temporada para ver em direto no Eurosport.

Depois da Milão – San Remo, da Volta à Flandres, da Paris – Roubaix e da Liège-Bastogne-Liège, chega a vez da Volta a Lombardia, o derradeiro “Monumento” da época. Por se realizar no outono, é também conhecida como a “Clássica das Folhas Caídas”.

A primeira edição da Volta à Lombardia data de 1905 convertendo-a numa das mais antigas corridas do mundo. O italiano Fausto Coppi é o ciclista com maior número de títulos, com um total de cinco (1946-1949, 1954). Segue-se o italiano Alfredo Binda com quatro (1925-1927, 1931).

Este ano, cumpre-se a 113.ª edição da histórica corrida. São 243 quilómetros com partida em Bergamo e chegada ao Lago Como. A prova é considerada por muitos como uma clássica para trepadores, uma vez que favorece as caraterísticas deste tipo de ciclistas.

A subida a Madonna del Ghisallo, nos últimos quilómetros antes da meta, é uma das mais famosas da corrida. Destaque ainda para a dura subida ao Muro di Sormano.

Rui Costa e Ruben Guerreiro são os únicos portugueses na lista de pré-inscritos na Volta a Lombardia. No pelotão estarão outras estrelas como Primoz Roglic (vencedor da Vuelta 2019), Egan Bernal (vencedor do Tour 2019), Adam Yates, Alejandro Valverde, Nairo Quintana, Vicenzo Nibali, Miguel Angel López ou Jakob Fulgsang.

O melhor registo de um ciclista português na prova foi obtido por Rui Costa, em 2013, quando terminou no terceiro lugar do pódio. No ano passado, a vitória sorriu ao francês Thibaut Pinot (Groupama – FDJ), que dias antes tinha conquistado a Milão – Turim.

Não perca a Volta à Lombardia, o derradeiro “Monumento” da temporada, sábado, 12 de outubro, no Eurosport 1 ou no Eurosport Player, a partir das 13:20.

Deixar uma resposta