PUB

Rui Costa vai representar a EF Education-EasyPost em 2024, anunciou hoje a equipa norte-americana.

Rui Costa vai representar a EF Education-Easy Post em 2024“Aos 37 anos, Rui será um dos mais experientes corredores do plantel. Apesar de estar entusiasmado para orientar os ‘rookies’ da equipa, está igualmente desejoso de aprender”, destaca a EF Education-EasyPost, no seu sítio oficial, revelando que o contrato é válido para 2024.

PUB

O poveiro não chegou a acordo com a Intermarché-Circus-Wanty para renovar contrato, apesar de ter sido com as cores da equipa belga que regressou às vitórias, após um interregno de dois anos e meio.

Rui Costa vai representar a EF Education-Easy Post em 2024Esta temporada, Costa somou cinco triunfos, o mais importante dos quais na Volta a Espanha, onde venceu a 15.ª etapa. O português ganhou a sua primeira corrida do ano, o Trofeo Calvià, e a última, a Taça do Japão, além da geral da Volta à Comunidade Valenciana, na qual conquistou ainda uma etapa.

“Os objetivos são continuar a ganhar. Ter iniciado esta época a vencer e acabá-la a ganhar traz-me motivação adicional para o próximo ano”, assumiu o ciclista luso, citado no comunicado da formação norte-americana.

Único português campeão mundial de fundo (2013), o ciclista de 37 anos conta no currículo com 32 vitórias, entre as quais se destacam três etapas na Volta a França, três triunfos consecutivos na geral da Volta à Suíça (2012-2014), o Grande Prémio de Montreal (2011), dois títulos nacionais de fundo (2015 e 2020) e dois de contrarrelógio (2010 e 2013).

“Estou a crescer a cada ano e a aprender, apesar da minha idade. [O ciclismo] é uma paixão. Sou profissional há aproximadamente 17 anos e continuo tão entusiasmado como há 15 anos, quando o ciclismo era tudo para mim”, destacou.

Costa, que iniciou a carreira profissional no Benfica (2007-2008), vai cumprir a 16.ª temporada no WorldTour, escalão máximo do ciclismo mundial ao qual chegou em 2009, quando assinou pela Caisse d’Epargne.

O experiente ciclista, conhecido no pelotão pelo seu calculismo e leitura de corrida, permaneceu na estrutura espanhola, posteriormente ‘batizada’ Movistar, cinco épocas, antes de se mudar para a Lampre-Merida (2014-2016). Assinou pela UAE Emirates em 2017, tendo-se convertido num gregário nos últimos anos que passou na equipa dos Emirados Árabes Unidos.

“Um corredor como o Rui, que corre no WorldTour há tantos anos, sabe como ganhar. Mais do que isso, sabe como transformar ‘quase-vitórias’ em vitórias. A sua experiência será um recurso poderoso para esta equipa”, considerou o diretor-executivo da EF Education-EasyPost, Jonathan Vaughters.

PUB