PUB

É já este sábado que o Velòdrom Illes Balears de Palma de Maiorca acolhe o evento inaugural da UCI Track Champions League (UCI TCL) 2023, a Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista, um grande espetáculo visual e desportivo que marca o início da temporada em Espanha pelo terceiro ano consecutivo.

O Eurosport garante aos fãs a transmissão das 150 corridas que se realizam este sábado entre as 16:30h e as 20:00h e com uma cobertura sem igual. As 20 câmaras, incluindo ‘spidercams’, cinco câmaras de bordo, duas câmaras de ‘boxes’ e de pista, permitem aos espetadores viver uma experiência totalmente imersiva.

PUB

Para além disso, esta segunda-feira, dia 25 de outubro, pelas 18:00h e todas as segundas-feiras após cada jornada, o Eurosport 1 emite um programa de 45 minutos com os melhores momentos, onde se incluem dados adicionais e imagens de bastidores.

Já a cobertura digital da UCI TCL 2023 inclui a possibilidade de viver uma experiência personalizável através da aplicação da prova, permitindo aos fãs a criação da sua própria experiência e utilizar em tempo real uma seleção de câmaras integradas. Em colaboração com a AWS, os fãs vão também receber dados biométricos históricos através de gráficos no ecrã e dentro da aplicação da UCI Track Champions League que demonstram o intenso desempenho físico dos ciclistas, incluindo velocidade, watts, cadência e ritmo cardíaco.

As intensas batalhas individuais prometem marcar a competição, já que os aspirantes aos Jogos Olímpicos lutam pela vitória ao longo das cinco jornadas que compõem esta competição e nas quais estão em jogo os troféus de velocidade e resistência masculino e feminino. Em 2022, Claudio Imhof (Suíça), Jennifer Valente (Estados Unidos), Matthew Richardson (Austrália) e Mathilde Gros (França) foram coroados campeões da UCI TCL.

72 CICLISTAS COM 36 TÍTULOS MUNDIAIS E 42 MEDALHAS OLÍMPICAS

UCI Track Champions League 2023 arranca este sábado em Palma de MaiorcaNa 3ª temporada da Liga dos Campeões de Ciclismo de Pista participam um total de 72 ciclistas -36 homens e 36 mulheres-, que competem nas categorias de velocidade e de resistência. Juntos, somam um total de 36 títulos mundiais de atletismo da UCI e 14 medalhas olímpicas, o histórico mais completo da competição até o momento.

Ciclistas de 28 nacionalidades competem a partir deste sábado na UCI TCL 2023, sendo a Grã-Bretanha a nação mais representada, com 14 participantes. Portugal não conta com qualquer ciclista.

Na categoria sprint, a atual campeã olímpica Kelsey Mitchell (Canadá) e as também medalhadas olímpicas Lauriane Genest (Canadá) e Katy Marchant (Grã-Bretanha) e a atual campeã europeia Alessa-Catriona Pröpster (Alemanha) vão estar presentes na competição que começa este sábado. Junto a elas vão estar as recém-coroadas campeãs mundiais da UCI Emma Finucane (Grã-Bretanha) e Ellesse Andrews (Nova Zelândia).

UCI Track Champions League 2023 arranca este sábado em Palma de MaiorcaEntre os 18 ciclistas de sprint masculino estão o campeão europeu de 2023 Tijmen van Loon (Holanda) e os antigos medalhados de ouro nos europeus Mateus Rudyk (Polônia) e Melvin Landerneau (França), o bicampeão olímpico e 13 vezes campeão mundial Harrie Lavreysen (Países Baixos) e Kevin Quintero (Colômbia), que já vestiu a camisa arco-íris.

Na categoria de resistência, destaca-se a presença do atual campeão olímpico e tetracampeão mundial Matthijs Büchli (Países Baixos), do recém-coroado campeão mundial William Tidball (Grã-Bretanha), do antigo camisa arco-íris Theo Reinhardt (Alemanha), Quentin Lafarge (França) e Sebastián Mora (Espanha). Os campeões da UCI TCL de 2021 e 2022, Gavin Hoover (EUA) e Claudio Imhof (Suíça), estão de regresso em busca do título.

O lote feminino inclui grandes ciclistas de resistência, como a campeã olímpica e mundial da UCI Katie Archibald (Grã-Bretanha) e a camisa arco-íris Neah Evans (Grã-Bretanha). A esta dupla juntam-se outros grandes nomes, como a bicampeã europeia Sophie Lewis (Grã-Bretanha) e da medalhada de ouro da European Points Race Anita Stenberg (Noruega).

Um total de 35 ciclistas (15 homens e 20 mulheres) fazem sua estreia na UCI Track Champions League deste ano. Destes, 16 na prova de resistência (6 homens e 10 mulheres) e 19 na prova de sprint ou velocidade (9 homens e 10 mulheres). Entre as estreantes na competição destacam-se a bicampeã europeia sub-23 Lara Gillespie (Irlanda), a bicampeã europeia júnior Hélène Hesters (Bélgica), a tripla medalhada de ouro nos Jogos Asiáticos Eyia Hashimoto (Japão), e as velocistas Lijuan Wang (China) e Hsieh Nien Hsing (Taiwan).

CALENDÁRIO DE CORRIDAS UCI TCL 2023:

1.ª Jornada: Sábado, 21 de outubro, Velódromo de Mallorca / Illes Balears, Espanha
2 ª Jornada: sábado, 28 de outubro, Berlim / Velódromo de Berlim, Alemanha
3 ª Jornada: sábado, 4 de novembro, Velódromo Nacional de St-Quentin-en-Yvelines / St-Quentin-en-Yvelines, França
4 ª Jornada: sexta-feira, 10 de novembro, Londres / Lee Valley VeloPark, Reino Unido
5 ª Jornada (Grande Final): Sábado, 11 de novembro, Londres / Lee Valley VeloPark, Reino Unido

UCI TCL NO EUROSPORT: HÁ TRÊS EDIÇÕES A APOIAR O CICLISMO DE PISTA

Desde o seu lançamento em 2021, a UCI Track Champions League tornou-se numa das mais importantes competições internacionais dentro da modalidade, juntamente com o Mundial, a Liga das Nações e os Jogos Olímpicos. Todos os momentos das 150 corridas produzidas pela Warner Bros. Discovery (WBD) terão uma cobertura nos seus canais e plataformas em todo o mundo, em 19 idiomas em toda a Europa, e um total de 14 horas em direto.

Scott Young, Vice-Presidente Sénior de Conteúdos e Produção da Warner Bros. Discovery Sports Europa: “Quando empreendemos este projeto para revolucionar o ciclismo de pista há três anos, a nossa ambição era criar o formato mais envolvente, energético e emocionante para trazer este desporto a novos públicos entre os ciclos olímpicos, colocando em destaque os atletas que competem. O crescimento contínuo da UCI Track Champions League demonstra o sucesso do formato, o espetáculo que a nossa equipa de Eventos tem produzido em colaboração com a UCI e a experiência imersiva vivida nos ecrãs e no estádio criando um momento imperdível no calendário do ciclismo de pista.

“A competição deste ano será a última temporada antes dos Jogos Olímpicos de 2024, proporcionando a plataforma perfeita para os melhores corredores do mundo iniciarem a sua jornada para Paris 2024. O calibre dos atletas é incomparável e, junto com a nossa inovadora transmissão da corrida e narrativa, estou confiante de que os fãs do ciclismo de pista terão uma temporada maior e melhor que nunca.”

O projeto, que nasceu graças à colaboração entre a promotora de eventos da Warner Bros. Discovery Sports na Europa e a União Ciclística Internacional (UCI), está a tornar o ciclismo de pista mais acessível e emocionante do que nunca, dando visibilidade à disciplina e expandindo o seu público. No que diz respeito à prova de Maiorca, o evento conta com o apoio do Governo das Ilhas Baleares através da AETIB e do Plano de Recuperação financiado com fundos #NextGenerationEU, bem como do Consell de Mallorca, através da Fundação Turismo de Maiorca.

Além de cativar milhares de espectadores dentro dos velódromos, públicos de todo o mundo poderão acompanhar as atuações dos ‘pistards’ através das plataformas Warner Bros. Discovery, incluindo o Eurosport. Na temporada passada, mais de 18.000 fãs assistiram ‘in loco’ a toda a ação das corridas, enquanto 11,4 milhões de espectadores em 81 países e milhões de fãs seguiram através da aplicação oficial da UCI Track Champions League e do seu perfil oficial nas várias redes sociais.

A Warner Bros. Discovery é reconhecida como ‘A Casa do Ciclismo’ e conta com a mais ampla oferta de ciclismo seja em estrada, pista, ciclocrosse, BTT ou BMX, com mais de 300 dias de corridas em direto ao longo de todo o ano. A aposta em conteúdos de ciclismo permite contar as histórias dos atletas durante 365 dias juntamente com os acontecimentos mais importantes da modalidade.

Mais informações em www.ucitrackchampionsleague.com.

PUB