A pandemia de COVID-19 trocou as voltas ao mundo afetando também os calendários desportivos. A Volta a França, a prova rainha do ciclismo mundial, realiza-se habitualmente no mês de junho, mas este ano o pelotão trocou as estradas reais pelas virtuais.

Tour de France VirtualAo longo de três fim-de-semanas, os maiores nomes do ciclismo profissional vão enfrentar-se numa corrida virtual que promete animar os fãs. Christopher Froome, Egan Bernal, Geraint Thomas, Marianne Vos, Nairo Quintana, Mathieu Van der Poel, Greg Van Avermaet, Julian Alaphilippe, Richie Porte são apenas alguns dos muitos ciclistas de peso que procuram ganhar ritmo neste evento que antecede o reatar do calendário da UCI em agosto.

O Tour de France Virtual nasce de uma parceria entre o Zwift e a ASO, organizadora da Grande Volta francesa, e prevê a construção de novos mundos no simulador que recriam regiõe de França e a cidade de Paris. Estão confirmadas 23 equipas masculinas e 17 femininas que competem num cenário virtual que inclui passagem por locais icónicos da prova francesa como o Mont Ventoux ou a Avenida dos Campos Elísios, em Paris.

Tour de France VirtualAs duas primeiras etapas do Tour de France Virtual decorrem na ilha virtual de Watopia, mas as alterações introduzidas irão dar ao percurso a aparência da cidade de Nice, onde decorre a partida do Tour 2020. A 3.ª e 4.ª etapa têm como cenário vinhedos, campos de girassóis e até aquedutos romanos, mas os percursos continuarão a apresentar dificuldades para os ciclistas.

A 18 de julho realiza-se a 5.ª etapa, a etapa Rainha, que será a mais dura e prevê a subida duríssima ao Mont Ven-Top, a réplica do Mont Ventoux. A 6.ª e última etapa, a 19 de julho, como seria de esperar, acontece com a chegada do pelotão a Paris. Estão previstas passagens por locais icónicos da capital francesa como o Arco do Triunfo ou a Praça da Concórdia. A meta fica posicionada tal como na vida real na Avenida dos Campos Elísios.

Os fãs mais apaixonados por ciclismo podem, para além de ver, participar no Tour de France Virtual através do Zwift e pedalar em casa, “ao lado” das estrelas da modalidade.

Tour de France VirtualAntes de cada emissão, os fãs do Tour têm ainda a oportunidade de rever algumas das etapas mais marcantes das últimas edições. Os comentários ficam a cargo de Gonçalo Moreira, Paulo Martins e Olivier Bonamici.