A aplicação Zwift e a Amaury Sport Organization (ASO) decidiram juntar-se e criar o primeiro Tour de France virtual. Será o ponto de partida de uma forte campanha de solidariedade em torno do ciclismo.
Durante os três primeiros fins de semana de julho de 2020, as corridas profissionais masculinas e femininas serão organizadas como etapas virtuais do Tour de France.
Continuando com a grande expansão do ciclismo em casa dos últimos meses, os amantes de ciclismo do mundo inteiro também terão a oportunidade de pedalar na l’Etape du Tour de France Virtual, nos mesmos fins de semana.
A competição regressará em julho com o primeiro Tour de France Virtual na plataforma Zwift. A partir de sábado, 4 de julho, o Tour de France Virtual fará parte do Tour de France United, uma iniciativa de caridade que celebra o Tour de France que irá ocorrer até ao final do Tour de France, reagendado para 29 de agosto .
Projetado para oferecer a melhor experiência de corrida virtual para ciclistas e telespectadores, o Tour de France Virtual será realizado em seis etapas, com uma hora de duração, cada. As corridas começarão com a etapa feminina, seguida imediatamente pela masculina. As etapas de ambas as corridas são realizadas em percursos idênticos e com a mesma distância. Ambos os eventos irão receber cobertura televisiva igual, em 130 países de todo o mundo.
As etapas do Tour de France Virtual irão proporcionar oportunidades para todos os tipos de ciclistas. As etapas 1 e 2 serão realizadas no maior mapa da aplicação Zwift, a ilha vulcânica de Watopia. Para o Tour de France, Watopia receberá várias adições visuais inspiradas em Nice, a cidade-sede planejada para o “Grand Départ” deste ano.
As etapas 3, 4 e 5 serão realizadas num mapa francês totalmente novo, projetado especificamente para esta prova. A quinta etapa é designada de etapa Rainha e é uma etapa dedicada aos trepadores, com com final em alto em Chalet Reynard. Na sexta etapa, os corredores seguirão para os icónicos Campos Elísios, terminando em frente ao Arco do Triunfo, em Paris.
Yann Le Moënner, A.S.O. O diretor geral diz: “O projeto conjunto com equipes de ciclismo, Zwift, instituições de caridade, parceiros oficiais e estações de televisão, emissoras do Tour de France, visa alavancar as mais recentes tecnologias desportivas para destacar os campeões que deveriam participar no Tour em Julho, bem como a criação de um grande projeto de solidariedade, combinando a missão de promover a mobilidade através do ciclismo e lutar contra as consequências sociais da pandemia em todo o mundo”.
“Não consigo imaginar o mês de julho sem ciclismo”, acrescenta Christian Prudhomme, diretor do Tour de France. “Graças ao Tour de France virtual, que será amplamente transmitido na TV, os campeões e seus fãs irão preencher este vazio deixado pela ausência da competição neste mês, que voltará ao contacto com o público em Nice, a 29 de agosto. O Tour de France Virtual põe a tecnologia a trabalhar pela paixão e pela causa do ciclismo para todos “.
O Tour de France Virtual não seria o mesmo sem as famosas camisolas amarelas, verdes, ás bolinhas vermelhas e brancas usadas pelos líderes da corrida. As classificações destas serão calculadas usando um sistema de pontos. A melhor equipa à geral será encontrada combinando o número total de pontos ganhos em todas as competições. Em adição, todas as etapas terão o prémio da combatividade que premeia o ciclista mais agressivo de cada etapa.
“Não há competição maior no ciclismo que o Tour de France. Nesse sentido, dizer que estou muito ansioso e excitado com tudo isto, é muito pouco.” Afirma Eric Min, CEO e co-fundador da Zwift. Desde criança que durante as três semanas do mês de Julho estava literalmente colado em frente à televisão. Sinto-me incrivelmente privilegiado pelo facto do Zwift ser o anfitrião da primeira edição virtual da competição. É claro que estamos todos ansiosos pelo regresso da competição real, em Agosto próximo, mas a boa notícia é que haverá corrida no mês de Julho. O Tour de France Virtual será uma homenagem ao evento e concentrará as grandes estrelas masculinas e femininas dos respetivos pelotões profissionais, todos vão dar o seu contributo a cinco grandes causas. Não esqueçamos também que todos os entusiastas de ciclismo poderão participar na l’Étape du Tour de France Virtual!”
Com realização agendada para os mesmos três fins de semana em que os ciclistas profissionais estarão em ação, a l’Etape du Tour de France oferece aos ciclistas a oportunidade de obter uma experiência de participação no Tour de France através da realização de um evento normalmente agendado para um dos dias em que o Tour visita as principais montanhas. A l’Etape du Tour de France virtual não será diferente, permitindo que os participantes se testem nas mesmas estradas que os profissionais. Haverá três etapas diferentes, realizadas em cada um dos três fins de semana de julho.
Mais informações sobre as etapas e de como se inscrever podem ser encontradas em www.zwift.com.
Os mapas de França e Paris foram desenhados especificamente para o Tour de France Virtual. O mapa de França inspira-se no país e terá naturalmente fortes ligações com este, à medida que os Zwifters passam pelas vinhas, pelos aquedutos romanos e pelos campos de girassóis. O novo mapa também contém uma representação virtual de famosas passagens de montanha.
O mapa de Paris é um mundo menor, considerando o circuito da chegada que todos associamos à última etapa do Tour de France. Os Zwifters poderão passear pelo famoso Arco do Triunfo, navegar pela Place de la Concorde e correr pelos Champs-Élysées, como os melhores velocistas do mundo. Os Zwifters poderão participar nos eventos a realizar nos novos mapas durante o Tour de France Virtual.
As camisolas
Tal como o Tour de France real, as camisolas serão concedidas aos líderes da classificação geral (com base em pontos e não em tempo), melhor classificação de trepadores, melhor classificação de velocistas e melhor classificação da juventude (novamente, com base em pontos em vez de tempo).
Um exclusivo do Tour de France Virtual é que todas as classificações serão executadas como classificações de equipa, permitindo que as equipas alternem os ciclistas entre etapas. Todos os ciclistas serão elegíveis para pontuar pela sua equipa em cada uma das respetivas categorias. As equipas que lideram as classificações terão a liberdade de nomear um ciclista para usar a camisola de líder na etapa seguinte.
23 equipas masculinas e 16 equipas profissionais femininas confirmadas:
Os nomes confirmados incluem: Egan Bernal, Geraint Thomas, Christopher Froome, Julian Alaphilippe, Richie Porte, Greg Van Avermaet, Mathieu Van der Poel, Nairo Quintana, Mads Pedersen, Warren Barguil, Romain Bardet para a corrida masculina. Chloé Dygert, Anna van der Breggen, Chantal Blaak, Marianne Vos, Coryn Rivera, Marta Bastianelli, Lisa Brennauer, Kirsten Wild, Elisa Balsamo, Tiffany Cromwell, Lizzie Deignan, Audrey Cordon-Ragot para a corrida feminina.
As 6 etapas do Tour de France Virtual:
- Sábado, 4 de julho, etapa 1: Nice, 36,4 km (4 x 9,1 km, etapa montanhosa)
- Domingo, 5 de julho, etapa 2: Nice, 29,5 km (682 m de subida, etapa de montanha)
- Sábado, 11 de julho, etapa 3: Nordeste de França, 48 km (etapa plana)
- Domingo, 12 de julho, etapa 4: sudoeste de França, 45,8 km (2 x 22,9 km de volta, etapa montanhosa)
- Sábado, 18 de julho, etapa 5: etapa de montanha, 22,9 km (final no Chalet-Reynard)
- Domingo, 19 de julho, etapa 6: Paris Champs-Elysées, 42,8 km (6 voltas em circuito)
As três etapas do l’Etape du Tour de France virtual (16 sessões distribuídas por fim de semana):
- 4 e 5 de julho, Etapa 1: Nice, 29,5 km (682 m de subida, etapa de montanha)
- 11 e 12 de julho, Etapa 2: Sudoeste de França, 45,8 km (2 x 22,9 km voltas, etapa montanhosa)
- 18 e 19 de julho, Etapa 3: etapa de montanha, 22,9 km (final no Chalet-Reynard)
Mais informações sobre o Virtual Tour de France em www.letour.fr.