Melgaço acolhe a 5ª prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse

103

A 20 de janeiro, Melgaço acolhe a 5ª prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse. As inscrições já estão a decorrer e podem participar atletas de todas as idades e ambos os sexos, mas que possuam licença desportiva de competição.

Há ainda a possibilidade de os amantes da modalidade, e interessados na prova, poderem participar na categoria Promoção.

A Taça de Portugal CRO é um troféu oficial da UVP/ Federação Portuguesa de Ciclismo e é composta por categorias, nomeadamente Juvenis, Cadetes, Juniores, Sub-23, Elites e Masters.

Os juvenis dão o tiro de partida da prova, pelas 9h30. Às 10h00 competem os masters masculinos e a categoria Promoção, seguindo-se às 11h00 os cadetes masculinos e todas as categorias femininas. Os Elites, Sub 23 Masculinos e Juniores Masculinos findam a prova, pelas 12h00.

A prova irá decorrer num circuito criado para o efeito da área circundante do Centro de Estágios de Melgaço, organizada pela Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer E.M. em parceria com a Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o apoio do Município de Melgaço. As inscrições são possíveis até 16 de janeiro, em https://www.fpciclismo.pt.

O ciclocrosse é uma vertente mista, entre o asfalto e o BTT, praticada com bicicletas semelhantes às de estrada, mas em pisos de terra e com pneus apropriados. É uma modalidade de inverno, onde a lama e a chuva são habituais nos percursos. O evento promete divertimento, emoções fortes e respeito pela mãe natureza, não fosse Melgaço o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal.

Nesta temporada, a Taça de Portugal tem cinco provas pontuáveis. A época 2018/2019 teve início a 11 de novembro, em Vila Real, seguiu-se Bragança (25 de novembro) e Valongo (16 de dezembro). Este domingo desenrola-se em Palmela (6 de janeiro). O Campeonato Nacional realiza-se em Marrazes, Leiria, no dia 13 de janeiro.

Recorde-se que em 2018, Melgaço acolheu o Campeonato Nacional: os rasgados elogios na organização da última e decisiva etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse (que decorreu em janeiro de 2017), levaram as entidades organizadoras a escolherem o Destino de Natureza Mais Radical de Portugal como sede para o Campeonato de 2018.

Melgaço já é uma referência para a prática de desportos de aventura e de deporto com cariz competitivo e/ou de lazer! É nossa intenção continuar a apostar no desporto.”, afirma o Vereador do Desporto do Município de Melgaço, José Adriano Lima.

Deixar uma resposta