PUB

Ana Santos (X-Sauce Factory Team) e João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foram os destaques principais da quarta prova pontuável da Taça de Portugal de Ciclocrosse Credibom, que decorreu este sábado, em Paços de Ferreira, tendo vencido as respetivas corridas de elites.

Ana Santos e João Cruz mais fortes da quarta prova da Taça de Portugal de CiclocrosseNa corrida de elites femininas, Ana Santos destacou-se com um tempo de 42”48’157, à frente de Carla Fernandez (Rio Miera-Cantabria Deporte), segunda classificada a 01”43’00, e Joana Monteiro, terceira a 02”05’153. Ana Santos foi também a mais forte entre as sub-23, à frente de Beatriz Sousa (Guilhabreu MTB) e Catarina Lopes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), e reforçou o estatuto de líder do ranking da Taça entre as elites femininas e as sub-23, com 136 pontos.

PUB

Já entre os elites masculinos, João Cruz foi o mais forte, tendo terminado a corrida em 56”27’296, menos 00”29’533 que Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB), segundo classificado, e menos 00”55’549 que Mário Costa, terceiro. João Cruz, que também venceu entre os sub-23, à frente de Rafael Sousa (Guilhabreu MTB) e Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube), assumiu ainda a liderança do ranking de elites masculinos, com 150 pontos. No ranking dos sub-23, Rafael Sousa mantém o primeiro lugar.

Ana Santos e João Cruz mais fortes da quarta prova da Taça de Portugal de CiclocrosseNos juniores, João Fonseca (Clube BTT Matosinhos) foi o mais rápido na prova masculina, com 39”18’667, à frente de Diogo Pinguinha (BTT Loulé/Elevis) e Duarte Galvão (Aguias Alpiarça/Triumtermica/Remax), e manteve-se no topo do ranking. Na prova feminina, Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB), em estreia na presente edição da Taça, destacou-se com 38”20’985, tendo superado Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), que segurou a liderança do ranking apesar do segundo lugar, e Daniela Isidoro (Baloise WB Ladies), que fechou o pódio de uma corrida que contou apenas com três participantes desta categoria.

Já em cadetes, Beatriz Rodrigues (Águias Alpiarça/Triumtermica) superou a colega de equipa Bárbara Cunha e Rita Fontinhas (Guilhabreu MTB) na prova feminina, com 23”48’829. Ainda assim, Rita Fontinhas segue no topo do ranking. Entre os cadetes masculinos, venceu Gonçalo Costa (Guilhabreu MTB), com 26”39’663, à frente de João Vigário (DOMARSA/Santa Cruz/Bicicastro), atual líder do ranking, e de Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos).

Ana Santos e João Cruz mais fortes da quarta prova da Taça de Portugal de CiclocrosseEntre os masters masculinos, Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) venceu em master 30 e cimentou a liderança no ranking, tal como Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) em master 40 e António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) em master 50. Já em master 60, Manuel Bugallo (Biciosos Rias Baixas) foi o mais rápido, mas é Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), segundo em Paços de Ferreira, quem segue na frente do ranking.

Por sua vez, entre as masters femininas, Ana Barata foi a mais forte em master 30 e cimentou a liderança do ranking, situação repetida com Natália Mendes (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) em master 50, categoria na qual competiu sem oposição. Já em master 40, venceu Irina Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás), mas é Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech), segunda nesta prova, que segue no topo do ranking.

Nota final para os juvenis Carlos Silva (Póvoa Cycling Academy/CDC  Navais) e Inês Fonseca (Águias Alpiarça/Triumtermica), que venceram as respetivas provas masculina e feminina da categoria.

A Taça de Portugal de Ciclocrosse Credibom continua já este domingo, com a quinta e penúltima prova pontuável da edição de 2023, no Parque Corgo, em Vila Real. O programa de corridas irá decorrer entre as 9h20 e as 11h45 (hora de início da última corrida), estando a cerimónia protocolar e entrega de prémios prevista para as 13h15.

PUB