Ao liderar o caminho para as 8, 9, 10, 11 e mais recentemente 12 velocidades, a Campagnolo foi sempre pioneira na inovação do sistema de transmissão para bicicletas de estrada, lançando agora o Super Record EPS.

A mais recente introdução do movimento12 nas transmissões mecânicas Super Record e Record trouxeram consigo não apenas uma nova era na tecnologia das mudanças mecânicas, mas também uma transmissão superior, capaz de melhorar a experiência do ciclismo.

Esta nova transmissão mecânica serviu de base para o que se tornaria a versão eletrónica do movimento12. Assim que a versão mecânica foi lançada, a equipa de engenharia do QG de Vicenza propôs-se a desenvolver a mais suave, decisiva e precisa transmissão já apresentada pela Campagnolo, sem esforço através da tecnologia EPS.

Os protótipos levaram a testes de laboratório, que então levaram a testes de campo, o que levou a testes com atletas e, finalmente, à fase de testes do CampyTechLab dentro do laboratório mais exigente do mundo: o World Tour. Graças ao feedback crítico e ao subsequente selo de aprovação dos atletas da Movistar, Lotto Soudal e UAE, a Campagnolo tem o prazer de apresentar o próximo passo na busca incessante para melhorar a experiência de ciclismo: Super Record EPS de 12 velocidades.

As origens no movement12 mecânico são evidentes ao primeiro olhar, aos comandos EPS de 12 velocidades Ergopower. A sua forma e funcionalidade foram fruto de um estudo meticuloso para garantir o desenho ergonómico mais eficiente para as versões mecânicas, e a mesma abordagem foi adotada no desenvolvimento das versões EPS. O movement12 aprimorou a alavanca de travão, cuja forma deriva de longos estudos de movimento da mão, juntamente com a forma ergonómica e o posicionamento da alavanca de polegar EPS, para um centro de controlo modelado em torno do movimento, conforto e necessidades dos ciclistas.

Manter o layout de uma alavanca e uma ação desses mesmos comandos garante um controlo seguro e à prova de falhas, independentemente das condições ou da situação em questão. O travão de aro Ergopower oferece várias posições para acomodar preferências e tamanhos de mão diferentes, enquanto a versão de travão de disco incorpora o sistema de alcance ajustável e AMS, que permite não apenas a ergonomia personalizada, mas também o desempenho personalizado.

Novos algoritmos dentro do sistema, específicos para a nova transmissão permitem a incorporação da tecnologia Multi-Shift nas 12 velocidades. Ao usar a aplicação MyCampy para personalizar o seu grupo individual, o novo Super Record EPS é capaz de aumentar ou diminuir até 11 velocidades com um simples clique.

A tecnologia Multi-Dome, desenvolvida através de uma estreita colaboração entre o Campy Tech Lab e atletas profissionais patrocinados pela Campagnolo, tornou possível obter o equilíbrio perfeito entre a força operacional e o feedback de deslocamento tátil. O Ergopower tem a tarefa de oferecer controlo total ao atleta e o botão de modo (localizado imediatamente atrás da alavanca de mudança de polegar nos comandos à esquerda e à direita) completa o controlo.

Simplesmente interagindo com o botão MODE, o ciclista pode verificar a carga da bateria, fazer ajustes finos no desviador traseiro ou dianteiro (mesmo durante a pedalada) e realizar todos os tipos de diagnósticos. Um impulso prolongado permite uma interação mais aprofundada com a aplicação MyCampy.

Toda essa comunicação das alavancas de mudança e dos botões de modo é transformada em ação específica graças à nova interface. Não só recebe os impulsos eletrónicos e os comunica ao desviador dianteiro e traseiro, mas graças às suas antenas duplas, com Bluetooth Low Energy e ANT+, é também capaz de comunicar em tempo real com uma ampla gama de dispositivos externos como smartphones e muito mais.

Embora a versão externa tenha uma forte semelhança com seu predecessor de 11 velocidades, uma nova interface interna foi desenvolvida, permitindo a montagem no guiador ou em quadros específicos com uma área de interface dedicada, localizada no tubo inferior. Igualmente estreita e um pouco mais duradoura, a nova unidade de potência fornece energia a todo o movimento do conjunto.

Fina o suficiente para ser compatível com quase todos os conjuntos de quadros disponíveis no mercado, a nova bateria é rapidamente montada através de dois adaptadores diferentes. A vida útil da bateria líder da indústria é ainda mais alargada, com um aumento de 10% na capacidade de carga, tornando a necessidade de recarregar uma necessidade muito pouco frequente.

O trabalho diligente da equipe de engenharia da Campagnolo para desenvolver uma nova forma específica para a caixa de desviador dianteiro mecânico de 12 velocidades é colocado em uso na nova versão eletrónica, oferecendo um dos mais suaves, eficientes e fiáveis ​​sistemas de mudanças já experimentados.

Combine uma forma física avançada e meticulosamente estudada com a sofisticada inteligência da interface e a força de precisão dos motores do desviador dianteiro, e o movimento da corrente entre os pratos pedaleiros torna-se não apenas imediato, mas também extremamente fluido mesmo sob carga. Com uma caixa interna de alumínio, caixa externa de fibra de carbono, corpo superior de fibra de carbono e parafuso de fixação de titânio, ele executa suas tarefas de mudança, adicionando apenas o peso estritamente necessário.

Tal como no desviador dianteiro, o desviador traseiro também tira partido de muitos desenvolvimentos feitos para o antecessor mecânico. O mesmo ângulo de trajetória de 45° corresponde a um novo algoritmo de deslocamento que, eletronicamente, imita as especificações de envolvimento aumentado da corrente Embrace para cada roda dentada. Melhor transferência de potência e menor desgaste nas peças consumíveis da transmissão são apenas duas das vantagens do posicionamento da corrente da tecnologia Embrace (seja ela mecânica ou eletrónica) verticalmente mais próximo da cassete.

Compatível com as duas cassetes atualmente disponíveis, as duas roldanas do desviador adotam o design maior de 12 dentes e a caixa do desviador traseiro de 72,5 mm, garante a perfeita funcionalidade com todas as opções de mudança, sem a preocupação de alterar o comprimento da corrente.

A estrutura mais fina, mas resistente da caixa, permite um espaçamento maior entre os raios e o desviador, facilitando a configuração e garantindo um desempenho mais seguro. Mover a corrente sobre as 12 velocidades da cassete é uma tarefa que envolve uma maior precisão, considerando o aumento de velocidades no mesmo espaçamento, reduzindo efetivamente a margem de erro. O software não apenas lida com essa tarefa com a eficiência e velocidade de um laser, como os desviadores dianteiro e traseiro realizam a sua tarefa usando os motores mais potentes disponíveis no mercado.

Construído a partir de uma mistura de materiais como alumínio, tecnopolímero leve e fibra de carbono, o desviador traseiro EPS foi construído para corresponder ao padrão Campagnolo de extrema durabilidade, precisão e fiabilidade, ao mesmo tempo em que acusa na balança 234gr.

A transmissão e todos os seus componentes são o fruto de uma grande quantidade de pesquisa e desenvolvimento que culmina num movimento rápido e incrivelmente preciso, capaz de conquistar corações e almas graças ao seu desempenho. No entanto, o desempenho extremo vale pouco sem a fiabilidade, sendo que ao mesmo tempo, as atenções estão centradas na extrema leveza, precisão e desempenho de cada componente, que perdura, apesar da quilometragem, condições de pavimento ou elementos atmosféricos.

Construídos para durar, os componentes possuem uma construção robusta e leve e são construídos para funcionar sem qualquer problema, em qualquer condição, graças à sua classificação 100% à prova d’água (Padrão IP67).

A escolha da velocidade perfeita é simples graças à 12ª mudança, permitindo uma escolha reduzida em termos de cassetes, o que representa uma maior versatilidade em vez de um limite em termos de mudança de velocidade. Eliminando de forma eficaz os compromissos na seleção de velocidades, o ciclista pode não apenas pedalar na velocidade adequada para qualquer terreno, como também não precisará mais de escolher entre as cassetes específicas para um determinado tipo de percurso.

Com 12 velocidades, a necessidade de uma ampla gama de cassetes é eliminada de forma eficaz, pois a mudança adicional permite incrementos de um único dente até à 7ª velocidade! Os atletas podem escolher entre 11-29 e 11-32 com zero comprometimentos nas mudanças.

As novas cassetes são completamente compatíveis com os carretos atuias e o espaçamento traseiro permanece inalterado, permitindo que o ciclista continue com as mesmas rodas e quadro, sem problemas. O novo conjunto de grupos EPS de 12 velocidades foi desenvolvido em torno da nova corrente de 12 velocidades, introduzida com as transmissões mecânicas. Embora mais fina e mais leve, ela também encaixa mais rápido e mantém a mesma durabilidade da sua predecessora de 11 velocidades.

Uma solução menor, mais leve e mais fina, que opera no mesmo espaçamento com a mesma precisão, sem comprometer nem um pouco a fiabilidade da corrente mais duradoura e mais fiável da industria, é uma conquista por si mesmo. O design elegante e aerodinâmico do pedaleiro Super Record de 12 velocidades continua a incorporar o design de 4 braços e 8 parafusos que o torna estruturalmente mais integrado e reativo, além de oferecer capacidade de troca entre combinações de pratos pedaleiros.

A rigidez estrutural é aumentada e a torção lateral praticamente eliminada no pedaleiro Super Record de fibra de carbono, com reforço adicional nas áreas de maior tensão em direção aos limites externos do prato pedaleiro. Enquanto a Super Record EPS 12 velocidades, se destaca graças à sua capacidade fenomenal de impulsionar a bicicleta e o ciclista para a frente da forma mais eficiente possível, é a travagem Campagnolo, que garante o controlo a uma velocidade extrema.

A versão do travão de aro deste novo grupo adotará as poderosas soluções de montagem tradicionais e diretas que foram introduzidas com os grupos movement12 mecânicos. A versão do travão de disco, por outro lado, integra o componente de travão de disco de configuração padrão, cuja fantástica modularidade, potência e fiabilidade conquistaram

elogios e prémios em todo o mundo do ciclismo.

No entanto, é a nova pastilha de travão cujo status de melhor desempenho é aumentado por meio de nova tecnologia. A nova pastilha recebe um composto de resina orgânica completamente novo que não só melhora a vida útil, mas também mantém a potência e a modularidade.

Como tal, o novo composto elimina a necessidade de escolher entre durabilidade e desempenho, oferecendo efetivamente uma solução singular sem compromisso para beneficiar toda a gama. Um novo composto de alto desempenho e uma poderosa mola, adicionados ao já poderoso movimento magnético, contribuem para uma melhoria significativa do que já era considerado a configuração padrão de desempenho.

Feito com o atleta do World Tour em mente, o mais recente grupo da Campagnolo é um sistema de transmissão puro-sangue que se sente mais em casa quando usado por atletas com números presos aos bolsos do seu jersey.

Sem se comprometer, este sistema de transmissão procura oferecer a velocidade e o controlo necessários para fazer a diferença tecnológica necessária para vencer até no mais alto nível.

A transmissão Super Record EPS de 12 velocidades na sua primeira saída, na primeira corrida da temporada de 2019, deu um feedback imediato do seu pedigree vencedor, sendo que no final da corrida terminou a cruzar a linha de meta em primeiro lugar.

A Campagnolo 12 velocidades já mostrou a sua capacidade de vencer. Que o seu 2019 se inicie e continue com a mesma nota alta, com a construção dos seus componentes num padrão diferente.

Mais informações sobre o grupo Campagnolo Super Record EPS em www.campagnolo.com.

Deixar uma resposta