A Pirelli apresenta um novo pneu para completar ainda mais sua linha Scorpion MTB, o Scorpion XC RC, um produto de alto desempenho, 100% orientado para corridas, desenvolvido para e com a equipa TREK PIRELLI.

A Pirelli lança o pneu de corrida Scorpion XC RC Cross-Country, que fará parte da sua linha Scorpion MTB dedicada a bicicletas de montanha.

Voltando ao ciclismo em 2017, um setor que interpreta bem os seus valores como marca líder em sustentabilidade, a Pirelli apresentou os seus primeiros pneus de BTT em fevereiro de 2019. Ao mesmo tempo, a empresa assinou um acordo de parceria técnica com uma equipa elite de classe mundial, a atual TREK PIRELLI.

Desenvolvido a pedido específico dos atletas da TREK PIRELLI, o novo pneu é um produto 100% para corrida. Foi criado para corresponder às necessidades de alto desempenho dos pilotos do calibre de Vlad Dascalu, campeão europeu, campeão mundial e vencedor da Taça do Mundo XCO U23, e Samuele Porro, campeão nacional italiano, medalha de prata no campeonato europeu e bronze no campeonato mundial na categoria XCM.

Pirelli Scorpion XC RCSamuele Porro tinha pedido aos engenheiros da Pirelli um novo pneu mais orientado para as corridas olímpicas de cross-country, mas também com excelente desempenho nos eventos de XCM. Os técnicos da empresa desenvolveram, portanto, um produto de corrida do mais alto perfil, capaz de oferecer leveza, super suavidade e boa aderência. Assim, nasceu o Scorpion XC RC.

UMA BORRACHA MUITO RÁPIDA, PARA CORRIDAS

Pirelli Scorpion XC RCAlguns meses depois, em outubro de 2019, Samuele Porro e os seus companheiros de equipa receberam os primeiros protótipos. Os novos pneus com a etiqueta “Prototype” foram testados durante o campo de treino da equipa em Calpe (Espanha). Porro também os testou numa sessão de treino no percurso do exaustivo Cape Epic na África do Sul. O batismo dos pneus ocorreu nas primeiras corridas do calendário, incluindo o Mediterranean Epic e a Andaluzia Bike Race.

Do ponto de vista técnico, os novos XC RC são pneus Tubeless Ready com uma construção de carcaça em nylon de 120 TPI. Disponível nas versões LITE e ProWALL, para maior proteção contra furos, eles combinam as tecnologias proprietárias da Pirelli já encontradas na linha Scorpion MTB, começando com o inovador SmartGRIP Compound.

Derivado da experiência da Pirelli no automobilismo, o SmartGRIP Compound é um monocomposto com alta resistência mecânica que, apesar da suavidade e leveza dos novos pneus XC RC, oferece excelente estabilidade, longa vida útil e, acima de tudo, ótima aderência em todos os terrenos. A Pirelli prestou especial atenção ao design da faixa de rodagem, que incorpora características derivadas do Scorpion XC H (Hard) e do Scorpion XC M (Mixed), reprojetadas para ter um manuseio mais direto e preciso.

Os blocos no centro da faixa de rodagem assemelham-se claramente ao perfil do Scorpion XC H, mas são mais baixos e mais próximos para melhorar a suavidade nas seções retas. E os blocos semi-dobrados e laterais têm a forma e o ângulo agudo do perfil Scorpion XC M. Estas revisões foram feitas para maximizar a aderência em diferentes ângulos de inclinação. O perfil com lados mais agressivos e um centro mais suave tornam o Scorpion XC RC a arma perfeita para conquistar as modernas pistas olímpicas de cross-country, que são muito técnicas.

Pirelli Scorpion XC RCEste é o comentário de Vlad Dascalu sobre os novos pneus: “o Scorpion XC RC é perfeito para mim, porque foi projetado para os percursos mais modernos de XC, onde a alternância de trilhos naturais e secções artificiais é cada vez mais comum, além de um aumento da velocidade média nas corridas de ano para ano. Graças ao novo design, sei exatamente onde posso colocar o pneu, posso seguir as linhas mais difíceis e definir as curvas com mais agressão, mas também economizar energia, graças à suavidade e leveza aprimoradas (do pneu – Nota do Editor)”.

“O Scorpion XC RC é um pneu perfeito para competições de XC – comentou Samuele Porro – suave e preciso em curvas de alta velocidade. O novo bloco lateral mais alto garante aderência ideal ao levá-lo ao limite”.

Pirelli Scorpion XC RCO novo pneu Scorpion XC RC já está disponível nas melhores lojas de ciclismo, na versão 29” x 2.2, também na variante de cor “Team” (com logótipos amarelos).

SCORPION MTB: A GAMA ESTÁ CADA VEZ MAIS COMPLETA

Os novos Scorpion XC RC expandem a gama de pneus Scorpion MTB da Pirelli dedicados ao ciclismo de montanha. O catálogo de 2020 mostra três macro famílias específicas, projetadas para as principais disciplinas do BTT:

  • Scorpion XC, com os perfis: RC (Corrida), R (Traseiro), M (Misto), S (Macio), H (Duro)
  • Scorpion Trail, disponível com os perfis M, S, R e H
  • Scorpion Enduro, disponível com perfis M, S, R

Ao todo, entre os modelos LITE, ProWALL, Classic e Team, a linha de pneus BTT Pirelli 2020 apresenta 37 versões diferentes, com tamanhos desde o clássico 29”x2.2 até o 27.5” x2 .6.

Pirelli Scorpion XC RCMais info em www.velo.pirelli.com.