Os novos pneus Pirelli Scorpion MTB subvertem os atuais paradigmas, oferecendo pneus de alto desempenho para cada tipo de terreno, com diferentes soluções para cada estilo de utilização. O inovador SmartGRIP Compound, o coração tecnológico dos novos pneus, garante vantagem mecânica e aderência em tempo seco e húmido.

A Pirelli expande a sua presença no mundo off-road: a empresa apresenta o Scorpion MTB, sua primeira linha de pneus dedicada a bicicletas todo-o-terreno.

O conceito característico dos novos pneus Pirelli MTB é a proposta de uma gama de modelos concebidos para uma variedade de terrenos, com base na sua consistência, dos mais duros aos mais suaves.

Facilmente compreensível e desenvolvido para qualquer necessidade específica, o Scorpion MTB é acompanhado de uma engenharia dedicada a cada tamanho e versão individual.

O Scorpion MTB oferece a todos os consumidores o pneu mais adequado aos seus hábitos, independentemente do tipo de terreno, estilo e rodas. O resultado é uma linha de pneus que garante desempenho de alto nível em cada tamanho ou versão, independentemente das condições meteorológicas.

O pneu off-road da Pirelli é chamado, não surpreendentemente, de Scorpion MTB. Como foi o caso do PZero Velo, pneus de estrada da Pirelli que viram a viragem da empresa para as bicicletas, os seus pneus MTB exigiram um nome significativo. Scorpion, na verdade, é o nome dos pneus históricos de motocross da empresa, que ostentam mais de 70 títulos mundiais em Motocross.

Como todos os outros pneus de bicicleta da Pirelli, a nova linha MTB também foi desenvolvida no centro da inovação da Pirelli, os laboratórios de pesquisa e desenvolvimento da Milano Bicocca: o principal local entre 11 centros de pesquisa da Pirelli no mundo, com mais de 1.000 investigadores dedicados, com um orçamento de cerca de 200 milhões de euros por ano para o desenvolvimento e inovação dos seus pneus.

O SmartGRIP Compound, o coração dos novos pneus MTB, foi produzido nas fábricas da Pirelli Racing, onde se desenrola a engenharia dos conhecidos compostos de pneus para F1.

Para os seus testes, desenvolvimento de protótipos e testes de campo, a empresa contou com seu comprovado departamento de testes na Sicília, um factor chave em mais de 35 anos de experiência no mundo das motos.

Oito pilotos de testes dedicados realizaram mais de 450 testes em diferentes superfícies e 40 sessões de recolha de dados, realizando verificações, medições e montagens em mais de 800 diferentes tipos de protótipos de pneus e 7 tamanhos diferentes de rodas.

O Departamento de Testes da Pirelli percorreu mais de 30.000 km com 95.000 m de desnível acumulado, em testes específicos com os novos pneus MTB Scorpion em todos os tipos de terreno e em diferentes condições climáticas para garantir o seu sucesso.

Pneus para todos os terrenos e climas

Ao longo do tempo, o conceito de “bicicleta todo-o-terreno” mudou a favor de uma classificação definitiva dos tipos de bicicleta. Do XC ao Enduro ou ao Trail: cada bicicleta sempre mais específica do que a outra. O mesmo aconteceu com os pneus.

Hoje, as tendências retornam às origens: Simplicidade. As bicicletas atuais são cada vez mais capazes e eficientes, tanto a subir como a descer, tornando as classificações tradicionais cada vez menos importantes e mudando o foco no estilo de pilotagem do ciclista e não na bicicleta que usam. A Pirelli, alinhada com sua abordagem centrada no consumidor, também se concentrou no modo como se anda de bicicleta em diferentes terrenos e não na própria bicicleta.

A Pirelli começou a partir daqui a criar uma linha de pneus que seria adequada para cada tipo de terreno. O alcance tinha que ser compreensível, claro e simples: Onde a simplicidade, como muitas vezes acontece quando a essência é alcançada, engloba grande complexidade de desenvolvimento e alta tecnologia.

A gama Pirelli dedicada às bicicletas de BTT é constituída por quatro modelos, definidos por um nome que é auto-explicativo e por um código de cores, que identifica imediatamente o terreno para o qual o pneu foi concebido.

  • O Scorpion H (Hard Terrain – vermelho) é dedicado a terrenos duros, superfícies compactas e com rochas.
  • O Scorpion M (Terreno Misto – amarelo) é ideal para terrenos mistos, onde as mudanças também podem ser imprevisíveis ou repentinas, desde areia, seixos e raízes.
  • O Scorpion S (Soft Terrain – azul claro) oferece o melhor em superfícies suaves.
  • O Scorpion R (Rear Specific – verde) oferece mais tração à roda traseira e também se dedica a terrenos mistos.

Composto SmartGRIP: Seco e molhado, sem perder desempenho

O coração da tecnologia de pneus Pirelli MTB é o inovador composto SmartGRIP. Graças a este composto específico, as variáveis clima ou temperatura não afetam o desempenho dos novos pneus. Isso significa que eles foram projetados para oferecer aderência e maneabilidade em todas as condições atmosféricas.

Como foi o caso do SmartNET Silica, que resolveu a troca entre resistência ao rolamento e aderência em piso molhado nos pneus de estrada PZero Velo, o mesmo acontece com o SmartGRIP Compound, que no Scorpion MTB acaba com a lacuna entre resistência ao rasgo e aderência em piso molhado.

Em todo-o-terreno, os o perfil dos pneus são mecanicamente mais solicitados do que os de qualquer pneu de estrada. As propriedades de aderência, portanto, devem sempre ser garantidas, sem comprometer a resistência da borracha.

Com um conhecimento incomparável adquirido na formulação de compostos em mais de 110 anos de competição ao mais alto nível, a Pirelli resolveu esse ponto crítico, graças ao novo composto SmartGRIP. Ao mesmo tempo, os engenheiros também personalizaram as propriedades do composto, desde as estáticas (dureza e resistência à ruptura) até as dinâmicas (amortecimento e rigidez dinâmica) para cada modelo e tamanho.

Este é até agora o primeiro “Desenvolvimento Adaptado” no campo dos pneus para bicicletas.

Cada tamanho de pneu ganhou um processo de desenvolvimento dedicado.

A grande experiência adquirida pela Pirelli no campo do motocross foi bem aproveitada na definição dos padrões de piso da gama Scorpion MTB: a forma e a altura dos tacos, a distância, as ligações cruzadas e os ângulos foram estudados para a máxima eficiência da pegada do pneu nos diferentes terrenos específicos.

Ao basear o design dos novos pneus na consistência de cada terreno, os engenheiros da Pirelli tiveram que levar em consideração muitas outras variáveis: O estilo de pilotagem e os desenvolvimentos mais recentes em termos de perfis e tamanhos de aro. Portanto, no novo Scorpion MTB, a tecnologia de construção não é a mesma para todos os tamanhos de pneus: Cada tamanho recebe benefícios de um desenvolvimento dedicado.

A combinação e interação de estruturas, reforços, propriedades estáticas e dinâmicas do composto, dimensionamento e diferentes projetos para os diversos terrenos, tem sido uma área de inovação técnica para a Pirelli, em termos de abordagem ao desenvolvimento de produtos.

Como parte do DNA da Pirelli, que desenvolve todos os seus produtos concentrando-se nas necessidades específicas do consumidor, a gama Scorpion MTB permite que os passageiros escolham livremente o tipo que melhor se adequa ao seu estilo de pilotagem, sem medo de comprometer o desempenho do pneu.

Os primeiros Pirelli Scorpion de BTT chegarão ao mercado a partir de março de 2019.

1 COMENTÁRIO

  1. Sempre usei Scorpion em MTB 26
    Seria muito bom se os pneus 29″ estivesse com fita anti furo ja de fabrica
    Quanto a durabilidade excelente qualidade até então foram os que mais resistiram as trilhas pesadas

Deixar uma resposta