A Vittoria é um dos principais fabricantes de pneus de bicicleta do mundo, desde o ciclismo ao off-road, ou do utilizador amador aos melhores profissionais. Trata-se de uma marca com uma gama muito completa criada através do próprio centro de desenvolvimento.

Vittoria Mazza
© 24M

A história da marca e os padrões de qualidade começam a fazer-se sentir através da matéria prima que torna os produtos Vittoria diferentes e únicos.

PUB

Esta empresa é pioneira no uso de grafeno nos pneus de bicicleta, ou seja, trata-se de um tipo de material muito duradouro e ao mesmo tempo muito leve, um tipo de material que marca a diferença, pois é tudo o que mais se precisa, menos peso e mais resistência/durabilidade.

Vittoria Mazza
© 24M

A curiosidade de testar mais um produto da marca e as suas qualidades leva-nos até ao mais recente pneu da gama de Mountain Bike, o Vittoria Mazza, pensado e projectado para os trilhos mais agressivos, nas diversas condições climatéricas que possam surgir.

O tão falado Mazza está disponível em duas versões dentro do tamanho de roda 29” ou 27.5”, ou seja, a versão Trail e a versão Enduro, ambos disponíveis nas medidas 2.4” e 2.6”. Ambos os modelos diferenciam-se na carcaça do pneu, com o modelo de Trail a ter uma carcaça de 1.5 e ou modelo de Enduro uma carcaça de 2, mais resistente.

Vittoria Mazza Trail E Enduro Em Teste | Pneus Vittoria Mazza
© 24M

De todas versões as disponíveis, o BTT Lobo teve no terreno os pneus Mazza Trail e Enduro, ambos em roda 29” e na medida 2.4. Estes Mazza voltam a ser especiais no que toca aos tipos de borracha que compõem o mesmo, isto é, por a maioria dos pneus das outras marcas contêm três tipos de borracha, mas este Vittoria Mazza é inovador ao ter quatro composto diferentes.

Esta variedade deixa a Vittoria mais à vontade para construir o pneu ideal, o composto 4C permite que se use um composto mais duro no centro, onde existe maior resistência ao desgaste, mas ainda assim colocam um outro, ligeiramente mais macio, na parte superior, ganhando também pontos na aderência ao terreno.

Os restantes dois compostos de borracha usados fazem parte dos “tacos” laterais, onde existe novamente uma camada mais dura para fornecer um maior suporte nas curvas, tal como um composto mais macio também na parte superior lateral para uma maior aderência, nas condições mais difíceis.

Vittoria Mazza Trail E Enduro Em Teste | Pneus Vittoria Mazza
© 24M

No que diz respeito ao grafeno já referido anteriormente, o mesmo não podia faltar neste modelo dedicado às mais exigentes condições de traçados, o mesmo contem uma camada microscópica de grafeno, que é misturado nos vários compostos de borracha, onde Vittoria diz que preenche os espaços entre as moléculas de borracha, aumentando a vida útil do piso e melhora a resistência do mesmo em rotação.

Vittoria Mazza Trail E Enduro Em Teste | Pneus Vittoria Mazza
© 24M

O Vittoria Mazza destaca-se também pela posição, formas e cortes dos seus “tacos”, o que permite uma excelente aderência ao terreno a subir, tal como nas descidas mais rápidas. Relativamente a pesos, o peso também é algo convidativo a  neste modelo que experimentamos com o modelo de Enduro 29×2.4 a pesar 1260g e o modelo de Trail também em 29×2.4 a pesar 950g.

Ambos os modelos foram testados ao máximo e em diversos tipos de terreno, desde a simples terra, raizes, pedras e também sentindo os mesmos no alcatrão. A diferença de peso é algo insignificante que não se nota de um modelo para o outro, onde apenas nos momentos mais agressivos é que sentimos alguma torção do modelo de Trail em ralação ao de Enduro, o que é normal nos mesmos modelos das outras marcas, e aqui sim, é a diferença maior encontrada.

Vittoria Mazza Trail E Enduro Em Teste | Pneus Vittoria Mazza
© 24M

Ainda assim, o BTT Lobo está super contente e espantado com este melhoramento e aposta da marca Vittoria nas vertentes mais radicais do ciclismo.

Vittoria Mazza Trail E Enduro Em Teste | Pneus Vittoria Mazza
© 24M

Estamos certos e pelo que provamos que será um sucesso e aconselhamos vivamente aos amantes do All-Mountain ou Enduro, usarem e abusarem, seja da versão Mazza Trail ou Enduro, não se vão arrepender.

Vittoria Mazza Trail E Enduro Em Teste | Pneus Vittoria Mazza
© 24M

Mais info em www.vittoria.com.