A Associação de Ciclismo da Beira Interior (ACBI) vai promover três eventos virtuais de ciclismo com o objetivo de manter os praticantes ativos durante o período de confinamento por causa da pandemia de covid-19.

“Vivemos um tempo em que as saídas de casa devem ser minimizadas, mas todos temos necessidade de atividade física e os treinos não podem ser interrompidos”, refere a ACBI, em comunicado enviado à agência Lusa.

PUB

Neste âmbito, a associação decidiu avançar com a promoção de eventos virtuais de ciclismo e estabeleceu um calendário que inclui, para já, três eventos de acesso livre e gratuito, a realizar nos dias 31 de janeiro, 07 e 14 de fevereiro, na plataforma RGT cycling (rgtcycling.com).

Esta plataforma é um simulador de ciclismo de realidade virtual.

É usada em conjunto com ‘iOS’ e ‘Android Apps’ e ‘hardware’ de treino compatível. Os usuários podem conectar-se e treinar juntos, num cenário de realidade virtual que recria a cultura do ciclismo do mundo real.

“Procuramos assim dar o nosso contributo para manter os praticantes de ciclismo ativos sem o risco de contribuírem para o aumento do número de casos desta pandemia que está a assolar Portugal e o Mundo”, lê-se na nota.

A ACBI refere que decidiu avançar para a realização destes eventos virtuais, depois de constatar “o crescimento notável que o ciclismo virtual teve no último ano bem como a evolução exponencial das tecnologias a ele associadas”.

“Desde o início da pandemia [covid-19], o ciclismo tem sido um exemplo do cumprimento de regras e do esforço pela realização de atividades nas condições mais exigentes, em nome da saúde pública”, sustenta.

Mais info em www.ac-beirainterior.net.