Na primeira corrida além-fronteiras da época, a Vito-Feirense-Pnb teve em João Barbosa o melhor corredor colocado na geral do Gran Premio Miguel Indurain, finalizando o jovem de 21 anos no 33º lugar, 13º na classificação da juventude.

A vitória em solitário sorriu ao francês Jonathan Hivert (Direct Energy).

Com partida e chegada em Estella, o Gran Premio Miguel Indurain reuniu um pelotão de alto nível para a sua 21ª edição, contendo quatro equipas WorldTour entre as 18 presentes. No total foram pedalados 192,9 quilómetros, com uma primeira fuga a durar até à entrada da primeira ascensão de primeira categoria, o Alto de Guirguillano.

Com dois prémios de montanha de segunda categoria ainda pela frente, os ataques sucederam-se no pelotão, que viu a corrida neutralizada durante alguns minutos, devido à falta de ambulâncias em prova, que tiveram de atender vários ciclistas em consequência de uma numerosa queda.

A corrida foi retomada à falta de 50 quilómetros para o final, com as dificuldades do Alto de Lezaun e do Alto de Eraul por superar. As tentativas de fuga voltaram a surgir no seio do pelotão, conseguindo escapar um grupo de 15 corredores, entre os quais Jonathan Hivert, que acabaria por vencer a jornada, com 9 segundos de vantagem para os companheiros de escapada.

Declarações do director desportivo Joaquim Andrade:

“Foi um dia extremamente positivo, com boas indicações de uma equipa que foi um misto de juventude e experiência. Alinhámos com três corredores sub-23, que souberam interagir nas manobras de uma corrida deste nível. Foi uma prova dura e muito bem disputada, com um pelotão de alto nível. Agora vamos recuperar e preparar o próximo objectivo, o GP Beiras.”

Classificação Geral:

1º Jonathan Hivert (Direct Energy) 4h47m56s
2º Luis León Sánchez (Astana) a 9s
3º Sergio Higuita (Equipo Euskadi) a 9s
33º João Barbosa (Vito-Feirense-Pnb) a 12m47s
45º Jesus del Pino (Vito-Feirense-Pnb) a 12m47s
56º Filipe Cardoso (Vito-Feirense-Pnb) a 13m09s
57º Pedro Andrade (Vito-Feirense-Pnb) a 13m09s
DNF Bernardo Saavedra (Vito-Feirense-Pnb)
DNF Oscar Pelegrí (Vito-Feirense-Pnb)

Geral Equipas:

1ª Astana
16ª Vito-Feirense-Pnb

Geral Juventude:

1º Sergio Higuita (Equipo Euskadi)
13º João Barbosa (Vito-Feirense-Pnb)
23º Pedro Andrade (Vito-Feirense-Pnb)

Deixar uma resposta