PUB bikeinn_cod_728x90_por

No domingo de Páscoa, o grande destaque vai para a Volta à Flandres, um dos cinco ‘Monumentos’ de ciclismo da temporada, o Eurosport 1 garante uma cobertura sem rival com praticamente nove horas de transmissão em direto.

A partir das 08:55h junte-se à equipa de comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici, José Azevedo, Gonçalo Moreira e Frederico Bártolo para o que promete ser um dia muito bem passado a ver uma das grandes clássicas da temporada.

PUB

Criado em 1913, o Tour de Flandres ou De Ronde van Vlaanderen, cumpre este ano a 105.ª edição. Famosa pelos seus ‘muros’ – rampas acentuadas muitas delas em empedrado – a Volta a Flandres promete criar muitas dificuldades aos ciclistas, possivelmente algumas quedas, e muita emoção aos espetadores. Apesar da ausência de portugueses na lista de pré-inscritos, espera-se um grande duelo entre duas das sensações mundiais do ciclismo Mathieu van der Poel e Wout van Aert, ao longo dos 263.7 quilómetros que ligam Antuérpia a Oudenaarde.

No final da prova masculina, o canal emite a 18.ª edição da Volta a Flandres feminina no Eurosport 1, a partir das 15:45h. Chantal van den Broek-Blaak, Marta Bastianelli, Anna van der Breggen ou Annemiek van Vleuten são algumas das ciclistas que já venceram esta clássica no passado e marcam novamente presença nesta edição, com o objetivo de triunfar.

Este sábado é possível ver em direto no Eurosport 1, a partir das 14:00h, a 22.ª edição do Grande Prémio Miguel Induráin, uma clássica realizada na região de Navarra, em Espanha, que recebe o nome do lendário ciclista que conquistou cinco edições da Volta a França. Rui Costa (UAE Team Emirates) e Daniel Viegas (EOLO Kometa) são dois dos portugueses na lista de pré-inscritos em equipas estrangeiras.

Destaque ainda para a presença da formação lusa da Efapel com os ciclistas nacionais Frederico Figueiredo, Luís Mendonça, António Carvalho, Rafael Reis, Fábio Costa e André Domingues.

Na segunda-feira, 5 de abril, arranca a 61.ª edição da Volta ao País Basco ou Euskal Herriko Itzulia, uma competição por etapas de importância igual à Volta a Catalunha e só superada pela Vuelta a España. Criada em 1924, é famosa pelo traçado montanhoso, ideal para os trepadores.

Rui Costa (UAE Team Emirates) é o único ciclista luso na lista de pré-inscritos para a corrida que conta ainda com nomes de peso como Primoz Roglic, Tadej Pogacar, Richard Carapaz, Adam Yates, Alejandro Valverde ou Tao Geoghegan Hart. Pode acompanhar toda a ação diariamente, em direto, no Eurosport 1, por volta das 14:30h, até ao próximo sábado, 10 de abril.

A semana de ciclismo do Eurosport conta ainda com a emissão do Scheldeprijs ou Grand Prix de l’Escaut, uma emocionante prova inserida no calendário das ‘Clássicas da Flandres’. Criada em 1907 é uma das competições mais antigas de sempre na região, sendo conhecida no passado por Scheldeprijs Schoten e Scheldeprjis Vlaanderen. A 109.ª edição conta com 194.2 quilómetros entre Terneuzen e Schoten e um perfil essencialmente plano, muito ao gosto dos sprinters.

Pelo caminho, o pelotão enfrenta vários setores de empedrado que variam entre os 1300 e os 3000 metros. Na lista de pré-inscritos há quatro ciclistas portugueses: André Carvalho (Cofidis, Solutions Crédits), Ivo Oliveira (UAE Team Emirates), Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e José Gonçalves (DELKO). O Scheldeprijs pode ser visto na quarta-feira, 7 de abril, em direto no Eurosport 2, a partir das 14:00h.

PUB