O português Vasco Vilaça foi segundo classificado do Mundial de triatlo, que se disputou em Hamburgo, sagrando-se vice-campeão do mundo, apenas superado pelo francês Vincent Luis.

Vasco Vilaça Sagra-Se Vice-Campeão Do Mundo De TriatloNa prova, que, perante um calendário reduzido da World Series, devido à pandemia de covid-19, coroava os novos campeões do mundo, o português, campeão europeu de juniores em 2017, acabou por ficar a dois segundos do título, ao cumprir a distância com o tempo de 49.15 minutos.

PUB

Depois de perder alguns segundos para Luis no trecho de natação, acabou por ganhar tempo na bicicleta antes de, na corrida até à meta, fazer um tempo pior, ficando com o segundo lugar.

Vasco Vilaça Sagra-Se Vice-Campeão Do Mundo De TriatloMais atrás, o francês Léo Bergere foi terceiro, a seis segundos do vencedor, que revalidou o título de campeão do mundo de triatlo, que em 2019 foi conseguido na habitual série de várias provas.

Discutido na distância ‘sprint’, metade da distância olímpica, a corrida decidiu-se nas últimas centenas de metros, em que uma aceleração do veterano francês foi suficiente para bater o jovem português, de 20 anos, a surpresa do dia.

Na mesma corrida, com 750 metros de natação no Lago Stadtpark, 20 quilómetros de bicicleta e uma corrida de cinco quilómetros, João Silva foi 22.º classificado, ao cortar a meta com o tempo de 50.14 minutos.

Na prova feminina, Melanie Santos foi a melhor portuguesa, em 42.º, com um tempo de 57.26 minutos, distante dos 54.16 da britânica Georgia Taylor-Brown, nova campeã do mundo, enquanto Gabriela Ribeiro, de 19 anos, ‘fechou’ em 52.ª.

Hoje, Portugal estará representado no Mundial de estafetas mistas, uma especialidade na qual ainda tem hipóteses de apuramento para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, adiados para 2021.