Tiago Ladeira é Campeão da Europa de DHI em Juniores

33

Tiago Ladeira é Campeão da Europa de Downhill (DHI) na categoria de Juniores. O triunfo do piloto da Miranda Factory Team foi conquistado ontem, dia 8, durante o Campeonato da Europa da modalidade, que Portugal recebeu pela primeira vez e decorreu no Louzanpark, na Lousã, região das Aldeias do Xisto.

O Elite Vasco Bica, outro dos pilotos da Miranda Factory Team em prova, ficou na 13.ª posição, numa descida marcada pelo mau tempo, onde se destacou a chuva, frio e vento forte. Condições que vieram dificultar muito a tarefa do atleta, que de forma destemida e após interrupção da prova decidiu repetir, para dar o melhor e conseguir um bom resultado.

O Campeão Europeu, que já no sábado, durante as sessões cronometradas, se revelou o mais rápido em pista, sabia bem o desafio que tinha pela frente, por tratar-se de um percurso “muito exigente”. Mas “treinei muito com os meus colegas de equipa, embora o Gonçalo Bandeira não pudesse participar, por ser Cadete, e mesmo com algumas quedas os treinos correram muito bem”. Radiante com o primeiro lugar feito na qualificação de sábado, que lhe trouxe confiança, Tiago Ladeira disse que tentou dar tudo mas fazendo uma descida segura, objetivo que cumpriu.

“Na final tentei fazer o mesmo, mas sinto que não desci como gostaria. Ainda assim sei que o tempo foi bom e deu para ganhar”, terminou o Júnior da Miranda Factory Team, mas não sem antes confidenciar que este foi “um dos momentos mais felizes da minha vida e que certamente não irei esquecer. Estou muito feliz”.

Vasco Bica, um dos nomes portugueses sobre o qual recaíam atenções e expectativas para a prova, comentou que aquele não foi um dia “com muita sorte. Desci na pior altura, com muito vento e muita chuva, tive de repetir, já todo molhado e mais cansado, tive de reagrupar-me, voltar a subir, aquecer e concentrar-me. Ainda assim consegui fazer uma descida mais ou menos certa. Cometi alguns erros mas com as condições que estavam é normal”.

A prova do piloto coincidiu com o momento em que uma ventania súbita se insurgiu sobre o Louzanpark, levando ao fecho da pista durante algum tempo até voltarem a estar reunidas as condições mínimas de segurança. Tal situação fez com que Vasco Bica tivesse de fazer duas mangas e se sentisse “muito encharcado e pesado em virtude disso, mas fiz um resultado sólido, próximo do Top 10 e para as condições como o fiz estou feliz”.

As emoções foram muitas, ao longo de quatro dias no Louzanpark, que acolheu desde quinta-feira, para treinos oficiais, cerca de 200 atletas de 21 países, onde estiveram os melhores do mundo.

A chuva intensa desta sexta-feira, dia 6, tornou mais exigente ainda a tarefa dos atletas, sendo que a lama condicionou o desempenho de todos. No total, os portugueses conquistaram seis medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze nesta importante prova internacional.

O Campeonato da Europa de DHI teve o patrocínio oficial da Miranda&Irmão, que criou a equipa Miranda Factory Team. A marca portuguesa, líder no mercado internacional em componentes de transmissão para bicicletas, apresentou, no início da época, a sua equipa oficial, onde na competição deste fim-de-semana só faltou Gonçalo Bandeira, por a categoria de Cadetes não existir neste tipo de competição internacional, impedindo-o de correr.

Recorde-se que o Campeonato da Europa de DHI faz parte do projeto Cyclin’Portugal Aldeias do Xisto e regressa a Portugal em 2019, de novo com a organização da Federação Portuguesa de Ciclismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome