A 3.ª Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano, que decorreu em S. Brás de Alportel, teve como vencedores na categoria elite o português Tiago Ladeira (Miranda Factory Team) e a espanhola Zoe Zamora (4rt).
Tiago Ladeira (Miranda Factory Team) já tinha dominado a descida de qualificação e na final conseguiu melhorar o seu registo e garantir a vitória com uma marca de 2’46”328. Rafael Bascon (Itea Sports Team) foi 2,739 segundos mais lento do que o vencedor, terminando assim a prova na segunda posição. Guilherme Jesus (MCF/Xdream/Município de São Brás de Alportel) fechou o pódio em terceiro, a 3,207 segundos do vencedor.
No setor feminino, foi Zoe Zamora (4rt) a levar a melhor sobre as adversárias. A corredora espanhola foi segunda na qualificação, mas conseguiu melhorar o seu tempo na final para assim conseguir a vitória, com um registo de 3’29”646. Margarida Bandeira (Wildboys/Riding Addiction) e Sara Ferreira (Maiatos) terminaram com o mesmo tempo, uma marca de 3”34’802, com o desempate a ser feito com base no tempo conseguido na manga de qualificação, na qual Margarida Bandeira foi mais forte. Desta feita, Margarida Bandeira concluiu a prova na segunda posição, com Sara Ferreira a fechar o pódio em terceiro lugar.
Em juniores masculinos foi o espanhol Daniel Castellanos (Planet Mtb) a destacar-se, batendo a concorrência com um tempo de 2”55’08. O melhor português foi Henrique Ferreira (Município de Porto Moniz/C.N. Seixal), que terminou na terceira posição, a 12,473 segundos do vencedor. A prova de cadetes também foi dominada pela mesma nação, desta feita com Francisco Mato (Showtime Bmx) a sagrar-se vencedor. Nesta categoria, o melhor português foi Bernardo Rocha (AEBTT/Mr.Print), que concluiu a prova na segunda posição, a 4,599 segundos do vencedor. O domínio espanhol prosseguiu para os juvenis, com a vitória a ficar para Marco Ortiz (Bike Motril Granada).
Nas categorias de veteranos impuseram-se, em masters 30, Miguel Gaboleiro (Individual), em masters 40, Miguel Santos (Wildpack Algarve Racing), em masters 50, José Salgueiro (MCF/Xdream/Município de Sã), e em masters 60, Rui Portela (Individual). No setor feminino foi Ana Luz (Bicisintra/GásMucifal/2Cycling), sem concorrência na sua categoria.
A quarta prova da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano terá lugar no dia 8 de maio, em Boticas.