Os corredores franceses destacaram-se na primeira prova da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano, disputada na serra de Santa Helena, Tarouca.
Amaury Pierron (Commençal/Muc OFF) foi o mais forte entre os homens, enquanto a campeã mundial feminina, Myriam Nicole (Commençal/Muc Off), não deu hipótese entre as mulheres.
A competição, de classe 1 UCI, atraiu um lote de atletas de excelência. Apesar dos adversários fortes, Amaury Pierron foi totalmente dominador.
Conseguiu a melhor marca na descida de qualificação, mas ainda melhorou o registo na final, parando o cronómetro nos 2’39’’750, o que lhe valeu o triunfo em Tarouca.
Gonçalo Bandeira, com um desempenho de excelência na descida da tarde, intrometeu-se entre os melhores do DHI internacional, conseguindo o segundo posto, apenas a 1,807 segundos do vencedor. O francês Benoit Coulanges (Dorval AM Commençal) fechou o pódio, a 2,304 segundos.
Myriam Nicole, campeã mundial em título e número um do ranking UCI, confirmou o estatuto. Foi a mais veloz nas descidas de qualificação e da final, estabelecendo o melhor registo feminino da tarde em 2’58’’347. Valentina Höll (RockShox Trek Race Team) ficou na posição imediata, a 2,479 segundos, deixando o lugar mais baixo do pódio para Tahnee Seagrave (Canyon CLLCTV/FMD Factory Racing Team).
A melhor portuguesa foi Sara Ferreira (Maiatos), na 18.ª posição, a 1’03’’814 da vencedora.
A vitória em juniores também foi gaulesa. O protagonista foi Hugo Marini (Commençal/Muc Off). Henrique Ferreira (Município de Porto Moniz), 13.º classificado, foi o melhor júnior português. Lucas Lagneau (Trotx) venceu na prova de cadetes que teve no sexto classificado, Bernardo Rocha (AEBTT Rio/Mr. Print) o melhor representante nacional. A única cadete feminina foi Helena Vasconcelos (BTT Pandilhas a Monte). Benjamin Vasconcelos (Axpo/FirsBike Team/Vila do Conde) também não teve adversários em infantis, ao passo que Nui Tai (Wildpack Algarve Racing) teve de esforçar-se para encabeçar a tabela de juvenis.
Em veteranos impuseram-se o master 30 Daniel Pombo, o master 40 Gabriel Baker (Itea Sports), o master 50 José Salgueiro (MCF/XDream/Município de S. Brás), o master 60 António Rodrigues (Casa do Povo de Abrunheira) e a feminina Ana Luz (Bicisintra/Gás Mundial), estes dois últimos sem concorrência nas respetivas categorias.
A Commençal/Muc Off impôs-se por equipas.
A segunda prova da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano corre-se no dia 20 de março, no Monte da Padela, Viana do Castelo. Será novamente uma corrida de classe 1 UCI.