Gonçalo Bandeira e Zoe Zamora (4rt) são os grandes vencedores da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano.
Na quinta e última prova da Taça, realizada este domingo em Porto de Mós, os dois ciclistas garantiram o primeiro lugar no ranking da elite masculina e feminina, respetivamente.
Ainda assim, os mais rápidos da elite nesta última prova, um percurso de 2,1 quilómetros com uma descida de 480 metros e um declive de 25%, foram Guilherme Jesus (MCF/Xdream/Município de São Brás) e Margarida Bandeira (WildBoys/Riding Addiction). O pódio masculino ficou completo com Tomás Barreiros (WildBoys/Riding Addiction) e Rafael Sousa (Clube BTT Matosinhos) e o pódio feminino com Zoe Zamora (4rt) e Joana Nunes (Sporting Clube de Travancinha – Seia).
A prova de Porto de Mós sorriu igualmente a Álvaro Pestana (Casa do Povo de Abrunheira) em juniores masculinos, Noa Walker em cadetes masculinos, Rui Cabrita (Wildpack Algarve Racing) em master 30 masculinos, Ricardo Soares (Bike Zona) em master 40 masculinos, Rui Cruz (MCF/Xdream/Município de São Brás) em master 50 masculinos, António Rodrigues (Casa do Povo de Abrunheira) em master 60 masculinos e Fátima Vida (Ciclismo 20kms Almeirim/Restaurante O Forno) em masters femininos, onde foi a única participante.
Quanto às contas finais do ranking da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano, como já foi referido, Gonçalo Bandeira destacou-se dos demais, tendo terminado as cinco provas com um total de 557 pontos, à frente de Jack Reading (Gravity School Racing by SR Suntour) e Tomás Barreiros (WildBoys/Riding Addiction). No feminino, Zoe Zamora (4rt) venceu com 932 pontos, à frente de Margarida Bandeira (WildBoys/Riding Addiction) e Joana Nunes (Sporting Clube de Travancinha – Seia).
Nos sub-21, Nuno Reis (Casa do Povo de Abrunheira) é o vencedor da Taça, tal como Álvaro Pestana (Casa do Povo de Abrunheira) em juniores, Noa Walker em cadetes, Rui Cabrita (Wildpack Algarve Racing) em master 30, Ricardo Soares (Bike Zone) em master 40, Rui Cruz (MCF/Xdream/Município de São Brás) em master 50, António Rodrigues (Casa do Povo de Abrunheira) em master 60 e Fátima Vida (Ciclismo 20kms Almeirim/Restaurante O Forno) em masters femininos. Nota também para a Casa do Povo de Abrunheira, que venceu o ranking por equipas.