Gonçalo Bandeira conseguiu o melhor resultado português de sempre em Campeonatos do Mundo de Downhill (DHI) na categoria de elite masculina, terminando a prova disputada em Fort William, Escócia, na 19.ª posição.
Depois de ontem ter dado excelentes indicações na descida de qualificação, o campeão português da especialidade voltou a apresentar-se em bom nível na final. Apesar de ter feito a prova em mais quatro segundos do que ontem, parando o cronómetro nos 4’36’’648, Gonçalo Bandeira alcançou um registo histórico.
O 19.º lugar obtido representa uma melhoria face ao 31.º posto de 2022 e é o melhor resultado português de sempre nas finais masculinas de elite, superando o 24.º lugar que Francisco Pardal conseguira em 2018.
Nuno Reis foi o outro português qualificado para a final. Desceu em 4’47’’197, terminando na 53.ª posição.
“O Gonçalo fez uma corrida de elevadíssimo nível, confirmando o imenso valor que tem. No primeiro troço de prova conseguiu mesmo o sexto melhor registo de todos os participantes. O Nuno também teve uma boa prestação, embora prejudicada por ter sido dos corredores a competir sob mais chuva e com vento mais forte. No geral ficámos muito satisfeitos, porque ambos tiveram uma boa prestação”, conclui o selecionador nacional, David Rosa.
A correr em casa, o britânico Charlie Hatton sagrou-se campeão mundial, graças a um registo de 4’26’’747, menos 599 milésimos do que o austríaco Andreas Kolb e 1,229 segundos do que o britânico Laurie Greenland, que também subiram ao pódio.