Maria Martins fechou hoje a participação portuguesa no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Pista, no Velódromo Sir Chris Hoy, em Glasgow, Escócia, conseguindo a décima posição na disciplina olímpica de omnium.
A representante da Seleção Nacional começou o concurso com prestações no meio da tabela, sendo a décima classificada no scratch e 13.ª na corrida tempo.
Maria Martins esteve em excelente nível na entrada na segunda metade da competição. Numa corrida de eliminação marcada por várias quedas, a portuguesa manteve-se longe dos acidentes e das eliminações precoces. Terminou a eliminação no quinto lugar, o que lhe permitiu chegar à corrida por pontos no nono lugar da classificação geral.
Numa prova decisiva muito atacada e em que as posições de pódio foram mudando, Maria Martins não somou qualquer ponto, fechando a competição com os mesmos 70 com que iniciara a corrida por pontos.
A portuguesa acabou o omnium com a mesma pontuação de Lara Gillespie, mas o melhor resultado no último sprint desempatou a favor da irlandesa.
No topo da tabela, a estadunidense levou a melhor sobre toda a concorrência, conquistando a medalha de ouro com 145 pontos. A dinamarquesa Amalie Dideriksen amealhou 136 pontos e ficou com a medalha de prata. O bronze foi para a belga Lotte Kopecky, com 133 pontos.