A primeira prova da Taça do Mundo de downhill, a This is Lousã Mercedes-Benz UCI MTB World Cup 2020, foi hoje apresentada, vai ser disputada na Serra da Lousã, em 21 e 22 de março, contando com a participação de mais de 200 atletas de vários países.

This is Lousã Mercedes-Benz UCI MTB World Cup 2020“Serão momentos de boas e grandes emoções”, disse hoje o presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes, ao intervir a conferência de imprensa de apresentação da prova, no salão nobre dos Paços do Concelho.

O autarca, que estava acompanhado do presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, Pedro Machado, e representantes de outras entidades envolvidas na realização da etapa inaugural da Taça do Mundo de downhill, salientou que milhares de pessoas deverão visitar o concelho e a região antes e durante a prova, entre atletas, membros das equipas técnicas e adeptos.

A previsível afluência elevada de pessoas “ultrapassa a oferta da Lousã”, no distrito de Coimbra, na área do alojamento, disse.

“É com orgulho e satisfação que seremos palco deste grande evento mundial”, que deverá ter impacto significativo “na promoção direta do concelho”, realçou Luís Antunes.

De forma indireta, segundo o presidente da câmara municipal, a realização, nos trilhos da Serra da Lousã, contribuirá para “potenciar o valor deste território alargado” da região Centro, que reúne uma centena de municípios, entre os rios Douro e Tejo.

Pedro Machado disse que esta é mais uma oportunidade de reforçar “o crescimento da atividade turística”, na perspetiva de “prolongar a estadia média” dos visitantes na região: “46% dos turistas que vêm para o Centro são estrangeiros”, sublinhou o líder da Turismo Centro de Portugal.

Para isso, na sua opinião, contribui “a capacidade de gerar grandes eventos de nível internacional” em modalidades o desporto aventura, como o BTT, mas também em provas de automobilismo, como o Rali de Portugal, que em maio, pelo segundo ano consecutivo, regressa a Lousã, Arganil e outros locais do distrito de Coimbra.

A sessão incluiu a assinatura de um protocolo entre a autarquia e o Montanha Clube, que gere o Louzanpark – Centro de Desportos de Aventura, que funciona em Cacilhas, nos arredores da vila, com apoio da ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e do município da Lousã.

O documento prevê a cedência pela Câmara de materiais para obras no valor de 2.500 euros.

Além da Mercedes Benz e outras marcas, apoiam ou de alguma forma estão envolvidas na organização local da This is Lousã Mercedes-Benz UCI MTB World Cup a Turismo Centro de Portugal, a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, a Federação Portuguesa de Ciclismo e a rede turística Aldeias do Xisto.

Na sessão, intervieram ainda Rui Simão, da ADXTUR, Elisabete Vaz e João Martins, do Montanha Clube, e Duarte Marques, da FPC.