Mais uma vez coube-nos aqui no BTT Lobo testar um produto da marca que carrega o slogan: causing momentum, a espanhola Momum e, também mais uma vez, uns punhos para bicicletas de montanha, os Geragrip #1.

Os Geragrip #1, que actualmente são utilizados pelas equipas patrocinadas MMR Factory Racing Team e da Buff-Scott MTB Team, saltam de imediato à vista por uma particularidade: não necessitam de tampões de guiador.

Esta é uma particularidade que pode ou não agradar a todos a nível estético, mas que sem dúvida auxilia em dois factores: evita a perca dos tampões em caso de impacto e reduz o peso total do conjunto.

A título pessoal, a ponta dos punhos que serve de tampão tende a “dobrar”, acabando por ficar abaixo do nível do restante punho o que a nível estético não agradou muito e, um toque mais forte com a ponta do guiador em vez de fazer saltar um tampão, pode ser responsável por danificar o punho o obrigar à compra de um novo par.

No entanto, a Momum desenvolveu estes punhos para quem compete e quer ter além de um agarrar firme no guiador, um peso baixo na bicicleta, como por exemplo atletas de XCO, com pistas mais “limpas” e os singletracks usualmente um pouco mais largos do que apanhamos numa Meia-Maratona/Maratona local e onde no caso de queda, a ponta de um punho danificada seja o menor dos problemas.

Os Geragrip #1 é o punho com menor diâmetro da marca, com 30mm, oferecendo um tato muito direto no guiador e uma boa aderência. No entanto, devido à sua menor espessura, a sua absorção de impactos também é reduzida e portanto, não os aconselhamos a quem goste de passar muitas horas a pedalar, ainda mais se for em zonas de pedra e/ou raízes, onde necessitamos de mais algum conforto.

Em relação aos já testados Geragrip Shaggy, os #1 permitem uma poupança de 63g, sendo que acusaram 18g na balança contra os 81g dos Shaggy e ainda assim, uma melhor aderência pois têm uma superfície mais porosa.

Portanto, se procuram uns punhos que dêem um sentimento de toque direto no guiador, leves e com boa aderência, os Geragrip #1 são a escolha ideal. Perdem a nosso ver por duas situações: baixo amortecimento e existirem apenas numa medida de diâmetro, que se pode revelar pequeno para quem tem mãos grandes.

Mais informações em www.momum.cc.

Deixar uma resposta