Emanuel Pombo (Miranda Factory Team) e Marta Simões (CAJ Raposa) venceram hoje, na categoria de elite, a primeira corrida da Taça de Portugal de Downhill (DHI), disputada em S. Brás de Alportel. Gonçalo Bandeira (Miranda Factory Team) foi o corredor em maior destaque, ganhando a categoria júnior e conseguindo o melhor registo absoluto da jornada.
A competição de elite masculina começou com Francisco Pardal (BlackJack Factory Team) a impor-se na manga de qualificação. No entanto, na descida que decide a classificação, foi o madeirense Emanuel Pombo a voar mais alto, concluindo a descida de 1950 metros, na pista do Arimbo, em 2’45’’641.
O britânico Brett Wheeler (MCF/XDream/Município de S. Brás) foi o segundo, a 5,800 segundos. Francisco Pardal não confirmou na final as promessas da qualificação e terminou no terceiro lugar, a 5,854 segundos do vencedor.
A competição de elite feminina teve apenas duas concorrentes. Marta Simões foi a mais veloz, com 4’48’’464, menos 12,563 segundos do que Joana Nunes (Casa do Povo de Abrunheira).
Gonçalo Bandeira ganhou a corrida em juniores, mas fez mais do que isso. Conseguiu o melhor registo entre os 64 ciclistas de todas as categorias etárias que disputaram a final. Bandeira desceu em 2’43’’509, menos 4,415 segundos do que Nuno Reis (Miranda Factory Team) e menos 14,782 segundos do que João Baptista (Bike House DH Team Guimarães), que completaram o pódio.
Roi Jorge (Ciclos Quintela) foi o melhor cadete desta tarde, enquanto nas categorias de veteranos destacaram-se o master 30 Daniel Pombo, o master 40 José Sousa (Casa do Povo de Abrunheira), o master 50 José Salgueiro (MCF/XDream/Município de S. Brás) e o master 60 Rui Portela.
A segunda prova da Taça de Portugal de DHI está marcada para 8 de novembro, em Tarouca. Mas já no dia 20 de setembro haverá mais ação, o Campeonato Nacional de DHI, na Penha, Guimarães.