Mais de 140 ciclistas fizeram história na Arábia Saudita na primeira etapa do novo evento, Titan Series, mais uma experiência de corrida e aventura, numa bicicleta de montanha, à semelhança da “corrida mãe”, a Titan Desert. A província de Hail recebeu o primeiro evento das Titan Series.

Titan Series Saudi ArabiaO espanhol Oscar Pujol foi vencedor da primeira etapa, o ex-ciclista profissional de estrada levou três horas e onze minutos para percorrer os 90 quilómetros do percurso da primeira etapa, com uma velocidade média de 28 km/h.

“Não estava à espera deste tipo de terreno, mas gostei da paisagem. Passamos próximo de uma cadeia de montanhas maravilhosa e algumas dunas grandes e espetaculares, as vistas eram incríveis. Estou muito feliz por ser o primeiro líder da corrida. Andar neste país é uma experiência fantástica. O meu objetivo nesta corrida era vencer uma das etapas e já alcancei um prémio duplo: A vitória na etapa e a liderança na geral. Estou muito feliz ”, disse Pujol.

Titan Series Saudi ArabiaQuanto à história da etapa, Pujol disse: “Vinte quilómetros antes da meta, o terreno era muito macio e eu decidi sair do trilho. Corri alguns riscos ao fazê-lo, uma vez que o caminho que escolhi tinha muita pedra e podia furar. Consegui ganhar alguma distância, que mantive até o final. Participei em duas edições da Titan Desert, no entanto, achei este terreno, na Arábia Saudita, muito exigente. É realmente difícil fazer a bicicleta avançar. É tempo agora de controlar a corrida, mas isso não será uma tarefa fácil. Josep Betalú é um candidato muito forte e terei de dar o meu melhor quando ele começar a atacar”.

Titan Series Saudi ArabiaO segundo classificado foi Josep Betalú, 3 minutos e 11 segundos atrás de Pujol, o atleta, quatro vezes vencedor da Titan Desert, é um dos favoritos a vencer esta corrida, mas teve alguns problemas mecânicos. “Foi uma etapa maravilhosa que se encaixou muito bem nas minhas características”, disse Betalu.

Titan Series Saudi Arabia“No entanto, cometi um erro ao desviar-me para a direita numa secção do percurso. O Oscar assumiu a liderança naquele momento e logo percebi que não estava a andar confortável. O meu selim estava muito baixo e tive que parar para colocá-lo de volta na posição correta. Ainda tive que parar mais uma vez pela mesma razão. Achei muito difícil a secção a seguir e fiquei um pouco desanimado. Vamos ver o que acontece amanhã, porque o Oscar será um líder forte, com certeza”.

Betalú ficou impressionado com a nova corrida da Titan Series Saudi Arabia,” As Montanhas Rochosas aqui são realmente maravilhosas e as instalações para os atletas são simplesmente perfeitas. É um acampamento cinco estrelas: A sala de fisioterapia, a sala de jantar, os “haimas” … É incrível!”

O terceiro na etapa de foi o espanhol Julen Zubero, depois de bater Oriol Colomé na linha de meta, ambos os ciclistas estão 4 minutos e 18 segundos atrás de Oscar Pujol.

Quanto às mulheres, 13 participantes arrancaram à partida, a primeira na meta foi a espanhola Silvia Roura. A ciclista apoiada pela KH7 pode já ter a vitória no bolso depois de vencer a etapa com mais de 30 minutos de diferença.

“Andei em grupo no início da etapa, mas estava sozinha quando saí das dunas e assim foram os últimos 20 quilómetros, quando consegui alcançar um novo grupo de ciclistas. Amei as vistas hoje, mas nunca pensei que o terreno aqui pudesse ser mais exigente do que o de Marrocos. Mais areia, mais vento e o fato de andar sozinha … tudo isto torna uma etapa de BTT realmente difícil.”

A primeira etapa da Titan Series Saudi Arabia foi difícil para todos os ciclistas, já que ninguém esperava enfrentar um terreno tão macio e tantos problemas para ganhar velocidade na bicicleta.

Na segunda etapa, os ciclistas da Titan Series Saudi Arabia 2020, terão de enfrentar um grande desafio físico, tem o maior desnível acumulado positivo de toda a prova, os participantes enfrentarão um percurso circular, ao sul da cadeia montanhosa, na maravilhosa região de Hail.