Mais de 140 ciclistas fizeram história na Arábia Saudita na primeira etapa do novo evento, Titan Series, mais uma experiência de corrida e aventura, numa bicicleta de montanha, à semelhança da “corrida mãe”, a Titan Desert. A província de Hail recebeu o primeiro evento das Titan Series.
O espanhol Oscar Pujol foi vencedor da primeira etapa, o ex-ciclista profissional de estrada levou três horas e onze minutos para percorrer os 90 quilómetros do percurso da primeira etapa, com uma velocidade média de 28 km/h.
“Não estava à espera deste tipo de terreno, mas gostei da paisagem. Passamos próximo de uma cadeia de montanhas maravilhosa e algumas dunas grandes e espetaculares, as vistas eram incríveis. Estou muito feliz por ser o primeiro líder da corrida. Andar neste país é uma experiência fantástica. O meu objetivo nesta corrida era vencer uma das etapas e já alcancei um prémio duplo: A vitória na etapa e a liderança na geral. Estou muito feliz ”, disse Pujol.
Quanto à história da etapa, Pujol disse: “Vinte quilómetros antes da meta, o terreno era muito macio e eu decidi sair do trilho. Corri alguns riscos ao fazê-lo, uma vez que o caminho que escolhi tinha muita pedra e podia furar. Consegui ganhar alguma distância, que mantive até o final. Participei em duas edições da Titan Desert, no entanto, achei este terreno, na Arábia Saudita, muito exigente. É realmente difícil fazer a bicicleta avançar. É tempo agora de controlar a corrida, mas isso não será uma tarefa fácil. Josep Betalú é um candidato muito forte e terei de dar o meu melhor quando ele começar a atacar”.
O segundo classificado foi Josep Betalú, 3 minutos e 11 segundos atrás de Pujol, o atleta, quatro vezes vencedor da Titan Desert, é um dos favoritos a vencer esta corrida, mas teve alguns problemas mecânicos. “Foi uma etapa maravilhosa que se encaixou muito bem nas minhas características”, disse Betalu.
“No entanto, cometi um erro ao desviar-me para a direita numa secção do percurso. O Oscar assumiu a liderança naquele momento e logo percebi que não estava a andar confortável. O meu selim estava muito baixo e tive que parar para colocá-lo de volta na posição correta. Ainda tive que parar mais uma vez pela mesma razão. Achei muito difícil a secção a seguir e fiquei um pouco desanimado. Vamos ver o que acontece amanhã, porque o Oscar será um líder forte, com certeza”.
Betalú ficou impressionado com a nova corrida da Titan Series Saudi Arabia,” As Montanhas Rochosas aqui são realmente maravilhosas e as instalações para os atletas são simplesmente perfeitas. É um acampamento cinco estrelas: A sala de fisioterapia, a sala de jantar, os “haimas” … É incrível!”
O terceiro na etapa de foi o espanhol Julen Zubero, depois de bater Oriol Colomé na linha de meta, ambos os ciclistas estão 4 minutos e 18 segundos atrás de Oscar Pujol.
Quanto às mulheres, 13 participantes arrancaram à partida, a primeira na meta foi a espanhola Silvia Roura. A ciclista apoiada pela KH7 pode já ter a vitória no bolso depois de vencer a etapa com mais de 30 minutos de diferença.
“Andei em grupo no início da etapa, mas estava sozinha quando saí das dunas e assim foram os últimos 20 quilómetros, quando consegui alcançar um novo grupo de ciclistas. Amei as vistas hoje, mas nunca pensei que o terreno aqui pudesse ser mais exigente do que o de Marrocos. Mais areia, mais vento e o fato de andar sozinha … tudo isto torna uma etapa de BTT realmente difícil.”
A primeira etapa da Titan Series Saudi Arabia foi difícil para todos os ciclistas, já que ninguém esperava enfrentar um terreno tão macio e tantos problemas para ganhar velocidade na bicicleta.
Na segunda etapa, os ciclistas da Titan Series Saudi Arabia 2020, terão de enfrentar um grande desafio físico, tem o maior desnível acumulado positivo de toda a prova, os participantes enfrentarão um percurso circular, ao sul da cadeia montanhosa, na maravilhosa região de Hail.