No fim da segunda etapa da Titan Series Saudi Arabia, no regresso ao acampamento, todos concordam: “Uma das etapas mais difíceis e belas da história do Titan, desde 2006”.

Julen Zubero vence a 2ª etapa e lidera a Titan Series Saudi ArabiaHoje, todo o pelotão iria ser posto à prova e as previsões estavam absolutamente certas. Uma etapa de dunas, com 4 km e uma passagem muito técnica num desfiladeiro, com secções de areia macia e rochosa tornaram o percurso realmente difícil.

O espanhol Julen Zubero foi o melhor, teve um furo na primeira parte etapa, mas conseguiu alcançar Josep Betalu, que liderou sozinho a partir da secção das dunas.

Julen Zubero vence a 2ª etapa e lidera a Titan Series Saudi ArabiaAo quilómetro 90, quando faltavam 20 quilómetros para a meta, Zubero aumentou o ritmo e seguiu isolado para a vitória, a diferença entre Zubero e Betalú foi de dois minutos e meio.

Julen Zubero vence a 2ª etapa e lidera a Titan Series Saudi ArabiaZubero lidera agora a classificação geral da Titan Series Saudi Arabia com 1 minuto e 24 segundos de vantagem, a corrida teve até agora, dois vencedores diferentes e dois líderes diferentes.

Julen Zubero vence a 2ª etapa e lidera a Titan Series Saudi ArabiaJosep Betalú, 4 vezes vencedor da corrida Titan Desert, cortou a meta desolado. Ele é o “rei do deserto” e passou na perfeição a secção das dunas, deixando todo o pelotão para trás. No entanto, Julen Zubero conseguiu alcançá-lo ao quilómetro 70 e ambos os ciclistas se concentraram em aumentar a distância para o então líder da corrida, Oscar Pujol. Mas Betalú tomou uma decisão errada, usando um trilho que arruinou as suas expectativas. No entanto, o ás espanhol sente que a corrida ainda não acabou. “Sinto-me como se fosse o líder da corrida, estou em boa forma e voltarei à luta amanhã. Não venci a etapa hoje devido a um erro apenas. Amanhã, o desnível acumulado será um problema e a vitória na etapa será novamente o meu objetivo, é claro. ”, afirmou Betalú.

O terceiro e o quarto lugares foram para Oriol Colomé e Oscar Pujol. Pujol, vencedor da etapa de ontem, tomou uma decisão estrategicamente errada. Não esvaziar os pneus nas dunas obrigou-o a andar a pé durante um longo período de tempo, que o levou a perder a liderança na geral. Pujol é o terceiro agora, mais de 13 minutos atrás de Zubero, o novo líder da corrida.

“Não quebrei nem tive problemas mecânicos, simplesmente tomei uma decisão errada nas dunas. Tinha a intenção de esvaziar os pneus, como sempre, mas não o fiz. Era impossível andar nas dunas, então tive que descer da bicicleta e correr. Além disso, não consegui manter a calma, talvez por causa da pressão normal de levar vestida a camisola de líder e paguei o preço. Quando decidi esvaziar os pneus, já era tarde demais … Foi uma etapa super difícil e tenho certeza de que todos irão pagar o esforço de hoje, nos próximos dias. Foi uma etapa difícil, mas também espetacular. Andámos entre vales rochosos, áreas abertas e, de seguida, o deserto… Os últimos dez quilómetros de hoje estarão entre os dez melhores e mais difíceis que alguma vez fiz! ”, Disse Oscar Pujol.

Vitória na segunda etapa da Titan Series Saudi Arabia para Silvia Roura

Ela é a ciclista mais forte da categoria feminina e conseguiu vencer novamente, apesar de ter de andar sozinha mais de metade da etapa, em segundo lugar ficou Marta Roura, e Mónica Minguet em terceiro.

Silvia estava muito cansada, mas feliz na linha de chegada: “A etapa foi muito difícil. Ainda mais do que ontem… e ontem cheguei ao acampamento absolutamente exausta! Etapa longa, terreno macio, o desfiladeiro … era uma verdadeira etapa de deserto. Estou muito feliz por vencer novamente. Agora terei que lutar contra o perigo de estar confiante demais.”, alertou.

Hora de descanso e de preparação para a terceira etapa, a mais importante desta corrida na Arábia Saudita, na Série Titan de 2020 e com classificação de 5 (a mais alta) em grau de dificuldade.

Mais dunas e desfiladeiros espetaculares, incluindo cursos de água, compõem os quilómetros mais técnicos de todo o percurso.