A Orbea Alma 2021 atinge novos patamares com um design de quadro completamente novo, a combinação perfeita de peso e rigidez, com recursos exclusivos de conforto que oferecem mais desempenho nas pistas da Taça do Mundo.

Orbea Alma 2021Os ganhos de desempenho podem ser encontrados em todos os lugares e a obsessão faz parte do jogo. Quão longe é longe demais? Há tanto tempo quanto a Orbea tem tido sonhos, e espírito competitivo e criativo, que se esforça para vencer.

Depois que a vitória é atingida, torna-se uma obsessão por ser a melhor. Isso sente-se no coração, pulmões e pernas – pode-se sentir isso nas bicicletas da Orbea. A sua Hardtail de XC, vencedora de medalhas, perde peso e ganha uma variedade de materiais e recursos.

Orbea Alma 2021O PINÁCULO DO FABRICO DE CARBONO

EQUILÍBRIO PERFEITO: leve é bom, a integridade estrutural é crítica. Criar o quadro mais leve com rigidez perfeitamente ajustada é o principal objetivo, mas é um processo que requer anos de trabalho em design e experiência em fabrico.

Orbea Alma Os quadros OMX combinam fibras de alto módulo de até 588GPa com resistência à tração de 3800MPa que ajudam a ajustar perfeitamente o peso e a rigidez de cada quadro. Os melhores materiais são um ótimo começo; aplicá-los a projetos inteligentes nas mãos de engenheiros dedicados torna o resultado final verdadeiramente excecional.

CONSTRUÇÃO MESTRE: as folhas de carbono pré-impregnado da mais alta qualidade disponível, são cortadas a laser para o tamanho individual de um quadro para minimizar o excesso de materiais e a sobreposição.

A direção e a disposição das fibras são ajustadas e afinadas em protótipos de teste, e as horas de pré-moldagem de áreas específicas de cada quadro de produção antes do aquecimento final, garantem uma compactação ideal da fibra e resina com a menor quantidade de carbono. O objectivo é a compressão suave e uniforme dos laminados; são usados moldes EPS completos e inserções de poliuretano e látex, para eliminar rugas e imperfeições quando o quadro é moldado.

MELHORIA CONSTANTE: um excelente design e uma construção bem executada produzem quadros que dão gosto de montar – e pedalar neles! Mas a Orbea também os cortou, radiografou, perfurou, torceu, puxou, esmagou e puniu, para os tornar melhores. A análise dos seus quadros através de uma série de procedimentos de teste proprietários que vão além dos padrões do setor fornece dados inestimáveis ​​que a Orbea aplicou ao seu processo de design. Parte disso acontece num laboratório, muito na estrada ou na montanha – mas tudo é crucial para o aprimoramento e a chave para oferecer uma garantia vitalícia.

A nova Alma coloca o ponteiro da balança nos 830g (tamanho M), tornando-a a Alma mais leve de todos os tempos, mas não sacrifica a qualidade da condução, mantendo a rigidez de classe mundial que venceu inúmeras corridas. Conformidade e tração são a chave para a velocidade e o conforto – a Alma oferece a vantagem da flexão natural de um espigão de selim de 27,2 mm e a capacidade de acomodar pneus com largura de até 2,4”. Três opções de material de quadro – Carbono OMXa, Carbono OMR e Alumínio Hidroformado, fazem da Alma a escolha de ciclistas de elite ou de qualquer outro nível que desejam a bicicleta mais leve com o melhor desempenho.

ESTRUTURA DINÂMICA

RIGIDEZ: A grande maioria das cargas torcionais e laterais são tratadas pela coluna inferior do quadro. O tubo dianteiro, o tubo inferior e as escoras inferiores resistem à torção e transmitem energia para a roda traseira. Não há dúvida disso, a resistência à flexão na parte inferior do quadro traduz-se diretamente em mais watts na roda e a sensação de que a transferência de energia é instantânea.

SUAVIDADE: Estudar a forma como o quadro se comporta sob o peso de um ciclista é fundamental para ajustar o modo como as vibrações são transmitidas através da estrutura superior do quadro. As escoras superiores da nova Alma são mais finas, as seções transversais e os diâmetros reduzidos para fornecer um suporte elegante ao tubo vertical e nada mais.

O tubo superior é robusto junto ao tubo da testa, onde contribui para a rigidez à torção, mas diminui rapidamente para eliminar material desnecessário. Os padrões de flexão naturais criados pela disposição do carbono e pelo volume mínimo do tubo superior e das escoras superiores proporcionam uma condução dinâmica e suave que parece flutuar sobre terrenos acidentados. A sensação é subtil – mas é perceptível e pode ser testada. E no final de uma jornada cansativa, isso pode fazer a diferença entre o pódio e o prémio de consolação.

GEOMETRIA DE TAÇA DO MUNDO

A geometria de taça do mundo da Alma, nasce de anos de design de bicicletas XC de renome mundial. A posição é agressiva, confortável e rápida. Ao contrário da geometria da trail que perde alguma precisão para a endurance, a geometria XC é precisa e intuitiva para a máxima transferência de potência. Ângulos e dimensões são considerados cuidadosamente em vários tamanhos, maximizando a potência ao aumentar a eficiência.

A Alma agora tem um ângulo de testa de 68º, um ângulo de tubo vertical de 74,5º e um alcance de 426 mm (tamanho médio). A posição de condução é semelhante à da sua bicicleta de suspensão total de XC Oiz, dando a confiança necessária para desafiar os trilhos de XC. As escoras inferiors de 435 mm oferecem uma combinação de estabilidade, tração e aceleração.

NOVA INTEGRAÇÃO

ICR: Um completamente novo roteamento interno de cabos (Internal Cable Routing) na Alma é cuidadosamente orientado ao longo do melhor caminho, sem atrito ou ruído, e é otimizado para sistemas de mudança tradicionais e eletrónicos.

CAIXA DE DIREÇÃO BLOCKLOCK: O sistema limitador de direção Acros Blocklock 164º evita danos ao quadro devido a impactos do guiador ou da suspensão. A Orbea trabalhou em estreita colaboração com a Acros para reduzir a altura entre o movimento pedaleiro e o guiador e melhorar a integração do cockpit nos modelos Alma monocoque.

COCKPIT OC:  a Alma ostenta um visual totalmente novo com um design de caixa de direção OC / espaçadores / avanço totalmente exclusivo. O sistema inclui um suporte opcional para ciclo-computador, compatível com todas as principais marcas, usando adaptadores padrão. A colaboração dos componentes OC é um detalhe que completa a sensação das modernas bicicletas de XC de topo da Orbea.

MONTAGEM PLANA: o triângulo traseiro OMX usa o padrão de travões de montagem plana. O perfil lower deste sistema fornece a integração mais compacta, rígida e leve da pinça disponíveis.

SEGURANÇA DA CORRENTE: nas corridas, mesmo um desviador perfeitamente ajustado pode deixar cair uma corrente em terrenos acidentados ou durante uma troca de roda. Com a Chain Security, os ciclistas têm a tranquilidade adicional de saber que a corrente não vai acabar à volta do movimento pedaleiro.

NOVAS OPÇÕES DE PERSONALIZAÇÃO

Novos padrões gráficos levarão o quadro Alma OMX ao próximo nível. Estão disponíveis três esquemas de design exclusivos, com uma quarta opção de acabamento – Matte / Gloss. É claro que existem dezenas de milhares de combinações de cores na ponta dos dedos através do MyO, garantindo que cada Alma OMX possa ser personalizada ao seu gosto.

DETALHES DA ORBEA ALMA:

  • Uso: Cross Country
  • Tamanho da roda: 29 “em todos os tamanhos
  • Curso: 100mm
  • Material: carbono OMX, carbono OMR ou alumínio hidroformado
  • Tamanhos: S / M / L / XL
  • Preço: de € 899 a € 7.499
  • Personalização: Novos padrões gráficos e combinações através do MyO

Mais informações em www.orbea.com.