Daniel Tenorio (GSport+Vatios) confirmou o bom momento na Volta a Portugal de Juniores. O ciclista espanhol destacou-se com o terceiro lugar no primeiro setor e fez ainda melhor no segundo setor, tendo sido o mais rápido no contrarrelógio, dois resultados que lhe permitiram reforçar a liderança da prova.
No primeiro setor da segunda etapa, disputado na manhã desta sexta-feira, entre Penamacor e Sabugal, a etapa foi conquistada por Pablo Lospitao (Electromercantil/GR100), que cimentou a segunda posição na geral, depois de ter superado José Moreira (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), segundo classificado e o líder Daniel Tenorio, terceiro, sendo que os dez primeiros terminaram com o mesmo tempo.
No segundo setor, os jovens ciclistas começaram a partir às 16h para o contrarrelógio individual de 15,4 quilómetros, no Soito, aldeia do concelho do Sabugal. Daniel Tenorio, que já tinha reforçado a liderança com o terceiro lugar no primeiro setor, defendeu a amarela da melhor forma possível, tendo percorrido o percurso em 21m39s, o melhor registo entre todos os participantes.
Também Pablo Lospitao, que venceu o primeiro setor e era segundo na geral, cimentou a sua posição ao terminar a apenas sete segundos de Daniel Tenorio. Na terceira posição, ficou Manuel Marques (ABTF Betão/ Bairrada), campeão nacional de contrarrelógio, tendo terminado a 10 segundos do melhor registo.
Contas feitas, Daniel Tenorio passou a ter 58 segundos de vantagem sobre Pablo Lospitao na classificação geral e 1m32s sobre Finlay Hawker, atual terceiro classificado, que terminou o contrarrelógio na quinta posição, a 25 segundos do líder, e comanda a classificação da juventude. O líder da geral segue ainda na liderança nos pontos e na montanha. Nota ainda para a ABTF Betão/ Bairrada, que é líder entre as várias equipas.
Para este sábado está agendada a terceira etapa, a mais longa e uma das mais exigentes da competição. Começa em Almeida, às 12h30, e termina em Manteigas, depois de percorridos 120,1 quilómetros, cerca das 15h45. A subida de primeira categoria da Estrada Florestal de Manteigas, a 12 quilómetros do final, será, certamente, um ponto decisivo desta Volta a Portugal de Juniores.