Está tudo preparado para o arranque de La Vuelta a España 2023. A 78.ª edição da Volta espanhola começa dia 26 de agosto em Barcelona e termina dia 17 de setembro em Madrid.
Ao todo, o pelotão cumpre uma distância de 3.153,8 quilómetros divididos em 21 etapas. O Eurosport orgulha-se de ser ‘A Casa do Ciclismo na Europa’ e emite mais de 70 horas de ação em direto desta emocionante competição.
Acompanhe a luta pela camisola vermelha nos ecrãs do Eurosport e desfrute de três semanas de grande ciclismo na companhia da equipa de comentadores Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e José Azevedo.
La Vuelta Ciclista a España, a terceira ‘Grande Volta’ da temporada, chega depois de um Giro d’Italia que coroou o esloveno Primoz Roglic e de um Tour de France dominado pelo dinamarquês Jonas Vingegaard. Quem poderá brilhar nesta edição? E o que pode pelotão enfrentar no percurso deste ano?
La Vuelta 2023 arranca com um contrarrelógio por equipas em Barcelona, conta com subidas inéditas e duas chegadas em alto nos icónicos Angliru, nas Astúrias, e Col du Tourmalet, em França. Além disso, ao longo de três semanas, a corrida passa ainda por Andorra, contempla outro contrarrelógio, agora individual, em Valladolid, para terminar a 17 de setembro com 101,5 quilómetros em Madrid. A grande festa de consagração do vencedor da camisola vermelha acontece na Praça de Cibeles.
A luta pela conquista da Vuelta promete ser extremamente renhida devido ao ‘cartaz’ de estrelas que se apresentam nesta edição: Roglic, Vingegaard, Thomas, Almeida e Evenepoel.
Remco Evenepoel regressa para defender o título da Vuelta a España. O belga da Soudal-Quick Step apresenta-se forte depois de bons resultados obtidos esta temporada como as duas vitórias em etapas no Giro d’Italia, o triunfo na Clássica de San Sebastián e a conquista do título mundial de contrarrelógio em Glasgow.
Terá a concorrência de uma Jumbo-Visma muito forte onde estão o Primoz Roglic e Jonas Vingegaard. O esloveno conta com três Vueltas no currículo nas últimas quatro edições e apesar de não ter participado no Tour 2023 mostrou-se em bom nível ao ganhar recentemente a Volta a Burgos. Já o dinamarquês faz a sua segunda na Vuelta, talvez mais desgastado que o companheiro de equipa, depois de ganhar o Tour de France pela segunda vez consecutiva.
Geraint Thomas é outros dos ciclistas favoritos para esta edição da Vuelta. O britânico que venceu o Tour 2018 e o Giro 2020 conta com o apoio de uma das melhores equipas do World Tour, a INEOS Grenadiers.
João Almeida é a principal estrela portuguesa na corrida que conta ainda com outros cinco ciclistas nacionais: Rui Oliveira (UAE Team Emirates); Nelson Oliveira e Ruben Guerreiro (Movistar); Rui Costa (Intermarché – Circus – Wanty) e André Carvalho (Cofidis). Almeida chega motivado depois ter já conquistado pódios esta temporada na Volta à Polónia, Giro d’Italia, Volta à Catalunha e Tirreno-Adriatico. Na Vuelta em 2022 terminou no 5.º lugar.
Destaque ainda para nomes como Juan Ayuso, grande promessa espanhola de 20 anos que milita na UAE ao lado de Almeida, e terminou a Vuelta 2022 em terceiro lugar; Enric Mas, (Movistar), Miguel Ángel López (Astana-Premier Tech), Romain Bardet (DSM – Firmenich) ou Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe)
MAIS DE 70 HORAS DE AÇÃO EM DIRETO NO EUROSPORT
Ao longo de três semanas, a competição promete ser uma autêntica montanha russa de emoções para ciclistas, equipas e espetadores que vão poder seguir tudo no Eurosport – A Casa do Ciclismo.
Os fãs vão poder desfrutar de um total superior a 70 horas de ação da Vuelta, em direto nos ecrãs e na App do Eurosport, apoiados no conhecimento especializado de antigos ciclistas como Alberto Contador e Philippe Gilbert. A equipa de comentadores nacionais é composta pelo quarteto Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici e José Azevedo.
ETAPAS:
1ª etapa – 26 de agosto: Barcelona – Barcelona / 14,6 quilómetros (Contrarrelógio Equipas)
2ª etapa – 27 de agosto: Mataró – Barcelona / 181,3 quilómetros
3ª etapa – 28 de agosto: Súria – Arinsal Andorra / 158,5 quilómetros
4ª etapa – 29 de agosto: Andorra La Vella – Tarragona / 183,4 quilómetros
5ª etapa – 30 de agosto: Morella – Burriana / 185,7 quilómetros
6ª etapa – 31 de agosto: Vall D´Uixó – Javalambre / 181,3 quilómetros
7ª etapa – 1 de setembro: Utiel – Oliva / 188,8 quilómetros
8ª etapa – 2 de setembro: Dénia – Xorret de Catí / 164,8 quilómetros
9ª etapa – 3 de setembro: Cartagena – Caravaca de la Cruz / 180,9 quilómetros
—- 4 de setembro: Jornada de descanso —-
10ª etapa – 5 de setembro: Valladolid – Valladolid: 25,6 quilómetros (Contrarrelógio Individual)
11ª etapa – 6 de setembro: Lerma – Laguna Negra-Vinuesa / 163,2 quilómetros
12ª etapa 7 de setembro: Ólvega – Zaragoza / 165,4 quilómetros
13ª etapa – 8 de setembro: Formigal – Tourmalet / 134,7 quilómetros
14ª etapa – 9 de setembro: Sauveterre de Béarn – Larra Belagua / 161,7 quilómetros
15ª etapa – 10 de setembro: Pamplona – Lekunberri / 156,5 quilómetros
—- 11 de setembro: Jornada de descanso —-
16ª etapa – 12 de setembro: Liencres Playa – Bejes / 119,7 quilómetros
17ª etapa – 13 de setembro: Ribadesella – Angliru / 122,6 quilómetros
18ª etapa – 14 de setembro: Pola de Allande – La Cruz de Linares / 178,9 quilómetros
19ª etapa – 15 de setembro: La Bañeza – Íscar / 177,4 quilómetros
20ª etapa – 16 de setembro: Manzanares El Real – Guadarrama / 208,4 quilómetros
21ª etapa – 17 de setembro: Hipódromo Zarzuela – Madrid / 101 quilómetros