Com um acumulado de aproximadamente 370km, os nossos aventureiros alcançaram hoje o emblemático Cabo de São Vicente, em Sagres – o ponto mais a sudoeste da Europa Continental.

BIKE around PORTUGAL 5ª etapa – Arrifana - SagresO início desta manhã acabou por ter algo de mítico e quase misterioso, dado o nevoeiro cerrado que escondia o percurso e os olhares mais curiosos daqueles por quem passavam. Deixaram para trás a bonita Arrifana (popular entre os surfistas) e pedalaram rumo a sul, onde não muito distante visitaram o miradouro da Praia da Pedra da Agulha.

Continuaram então por um fantástico trilho selvagem pela serra, onde os pinheiros, os eucaliptos e toda a demais vegetação desta região, completa o quadro perfeito de uma paisagem a descobrir. Aqui a sensação de liberdade ao pedalar uma bicicleta está em harmonia perfeita com a tranquilidade e a serenidade de toda a envolvência, banhada no maravilhoso cheiro da Estava.

BIKE around PORTUGAL 5ª etapa – Arrifana - SagresÉ no pontal da Carrapateira que reencontraram o mar e a sua brisa fresca! Ainda que deste ponto se observem normalmente algumas das falésias mais bonitas de Portugal, hoje permaneceram escondidas entre o nevoeiro que nos acompanhou em grande parte deste dia. Observaram assim as bonitas praias da Bordeira e do Amado, no entanto sem poder contemplar toda a sua beleza.

O percurso continua então para a maravilhosa e recuperada Aldeia da Pedralva, percorrendo extensos bosques de pinheiro manso à medida que a linha costeira se afasta. A serra, atrevida, intensifica o esforço das pernas dos nossos aventureiros, mas nem isso os faz desistir!

Uma vez mais em direção ao mar, percorrem-se mais alguns dos segmentos da Rota Vicentina, onde podemos também observar o parque eólico de Vila do Bispo. Chegados à costa (e novamente com o nevoeiro cerrado), os nossos aventureiros pedalaram por um estradão lindo sobre o mar até alcançar as bonitas praias da Cordoama e do Castelejo – um pequeno tesouro da Costa Vicentina! Especial destaque para o bosque do Castelejo!

Já não muito longe do final desta etapa, ao longe, o farol do Cabo de São Vicente! Têm pela frente as retas infindáveis onde o forte vento pelas costas nos indica o caminho para o cabo, num estradão deveras trepidante.

Sagres está próximo, mas primeiro, visitam aquele último pedaço de terra que ainda hoje ecoa histórias de conquistas perdidas no tempo. É também conhecido como o cabo do “fim do mundo”, uma vez que era o último local de terra avistado pelos valentes marinheiros que se faziam ao mar em busca de conquistas. Os seus altos penhascos rasgados pelo mar, denotam a força da natureza, mas também todo o esplendor da sua beleza.

Terminam a 5ª etapa em Sagres, no acolhedor Memmo Baleeira. Aqui têm o primeiro dia de descanso deste incrível projeto, dando liberdade para que os nossos aventureiros recuperem do esforço dos quilómetros já percorridos.

BIKE around PORTUGAL 5ª etapa – Arrifana - SagresPode seguir o BIKE around PORTUGAL no Facebook e Instagram.