O dia começou cedo para que aproveitassem as últimas “brisas frescas” da manhã. Deixaram para trás a pacata vila de Alcoutim e a tranquilidade do bonito rio Guadiana, rumo a um interior mais isolado.

Entre trilhos mais secundários, os Gavinhos retomaram a aventura de 37 etapas à volta de Portugal, o BIKE around PORTUGAL. O começo fez-se pelo GR15, braços dados com o rio, numa longa subida.

Com o Alentejo a aproximar-se e com o sobe e desce típico de uma paisagem serrana, cruzámos algumas vilas e aldeias da região nos contornos de uma paisagem em tons de amarelo que nos recorda que o quente verão está mesmo aqui.

As casas emolduradas, nas suas portas e janelas, um traço tipicamente visível no Algarve e no Alentejo mais tradicional, está presente casa sim, casa sim… não estivessem no mais preservado e interior de Portugal.

A meio da 11ª etapa etapa, cruzaram o rio Vascão, onde os tons de verde da vegetação e o reflexo das translúcidas águas que por aqui correm, nos convidam a uma pequena paragem para uns banhos refrescantes. Chegaram assim ao pacato Alentejo.

E porque têm um destino a alcançar, não podem parar! Deram uma vez mais força aos pedais e seguiram nesta aventura numa subida desafiante. É neste Portugal esquecido onde os efeitos do isolamento e do despovoamento são mais visíveis. Se por um lado encontram um Portugal mais autêntico, por outro encontram pequenas vilas quase esquecidas no tempo onde as outrora escolas movimentadas estão hoje fechadas e num silêncio profundo… histórias de outros tempos.

Continuam a pedalar por estradões isolados, apreciando as paisagens sem fim, até chegarmos a Espírito Santo, onde fizemos uma pequena paragem, para alguns refrescos.

Retomaram a pedalada e não muito distante, cruzaram outro afluente do rio Guadiana, a ribeira de Carreiras que nos indica que Mértola não está distante, entraram no Parque Natural do Vale do Guadiana e, após percorrer alguns quilómetros nas longas retas da Nacional 267 chegaram a Mértola pela linda ponte, que nos levou numa viagem pelo tempo à descoberta da zona antiga.

O dia termina assim no bonito Hotel Museu de Mértola, onde o destaque vai para as bonitas vistas sobre o Rio Guadiana.

Pode seguir o BIKE around PORTUGAL no Facebook e Instagram.