Hoje foi o dia em que a família Gavinho se despediu da bonita e convidativa costa algarvia, numa última, mas incrível etapa ao longo do Parque Natural da Ria Formosa.

BIKE around PORTUGAL | 9ª etapa – Olhão – Vila Real de Santo AntónioSaíram bem cedo de Olhão, em direção a Quelfes para a 9ª etapa do Bike around Portugal, evitando assim a movimentada nacional 125.

Pedalaram ao longo das pequenas estradas secundárias que nos levam numa viagem de cheiros entre alfarrobas, oliveiras e amendoeiras e onde se perderam nas fantásticas vistas sobre a linha de costa que aqui e ali tinham a oportunidade de desfrutar.

Regressaram então à incomparável Ria Formosa e pedalaram pela Ecovia do Algarve, atravessando o sapal, habitat de muitas espécies de animais e plantas, até alcançarem a bonita vila piscatória da Fuzeta, onde o ritmo da pesca e das gentes do mar sente-se só de olhar!

Os barcos dos pescadores atracados no cais e as gaivotas ao longe avisam que a faina cedo terminou, mas o cheiro a mar, esse… não tem comparação, é que aqui vive-se o mar com o coração.

O dia aquece, mas não se esquecem que têm ainda alguns quilómetros para percorrer! É que nesta aventura de conquistas, nem os mais de 500 km percorridos com bonitas vistas, conseguem a Oliveira mais antiga de Portugal surpreender! Com mais de 2000 anos contados, lá está ela à espera dos abraços apertados daqueles que bem-encarados a vão visitar!

E é nesta rima que seguiram para Tavira, uma cidade branca e tranquila plantada à beira do rio Gilão (Séqua). Conhecido pelos seus dois nomes (dependendo do lado da ponte romana em que se está), esta é uma cidade com um passado encantado de histórias e conquistas quase esquecidas.

Conta a lenda que existia em ab-Tabira a filha de um rei mouro, a princesa Séqua que durante muito tempo viveu um amor proibido com um cavaleiro cristão chamado Gilão. Todas as madrugadas o casal às escondidas se encontrava em cima da ponte romana. Quando foram descobertos, temendo que fossem acusados de traição, saltaram da ponte, um para um lado e o outro para o outro, dando nome ao emblemático rio que banha estas margens.

Encantados com a lenda que outrora deu nome ao rio, atravessaram a sua ponte e seguiram o caminho nesta incrível volta a Portugal em Bicicleta! Pedalámos lado a lado com os montes de sal e com as tradicionais salinas, onde os tons avermelhados dão sinal da concentração de salmoura existente.

Sabe-se hoje que existem vestígios da produção de sal na região datadas do século IV A.C., em atividades relacionadas com a pesca e com a conservação de alimentos. Não é portando de admirar a preciosidade da conhecida “flor de sal” algarvia!

Visitaram Cabanas e chegámos depois à emblemática Cacela Velha! Para nós, um dos sítios mais bonitos e carismáticos de todo o Algarve! Situada no cimo de uma falésia é dominada pelo seu pequeno forte com vista sobre a Ria, que ainda hoje guarda as suas casas caiadas de branco com portas e janelas emolduradas.

Os últimos quilómetros desta inesquecível etapa fizeram-se num bonito bosque de Pinheiro manso! O descanso será em Monte Gordo, no Hotel Baía, uma alteração de planos à última da hora por forma a compensar a princesa deste Bike around Portugal (Joana Gavinho) pela sua valentia!

Aproveitaram o resto da tarde com uns últimos mergulhos na Praia de Monte Gordo, preparando-se para amanhã dar início a mais uma nova etapa que nos levará até Alcoutim.

Pode seguir o BIKE around PORTUGAL no Facebook e Instagram.