O mês de fevereiro no Eurosport será preenchido com muitas horas de ciclismo, algo que fará as delícias dos fãs da modalidade.

O canal – Casa do Ciclismo – acompanha a preparação das equipas nesta fase inicial da temporada para o que promete ser um longo calendário recheado de provas de grande qualidade e variedade.

Esta semana, o ciclismo regressa em força ao canal e logo em dose tripla. Terça-feira, dia 4, começa a Volta à Arábia Saudita. Depois de um longo interregno, a corrida está de volta à estrada juntando 130 ciclistas de 18 equipas que terão de cumprir 755 quilómetros, divididos em cinco etapas.

O Comité Olímpico Saudita, em Riade, será o ponto de partida da corrida na qual os espetadores vão poder ver paisagens de grande beleza e marcos históricos do país como o Forte Al-Masmak, o Castelo Sadus, o Parque Wadi Namar ou a zona de Al-Bujairi.

Mark Cavendish, Nacel Bouhanni e Niki Terpstra são algumas das estrelas internacionais com presença confirmada na Volta à Arábia Saudita. Conta ainda com a participação dos portugueses Rui Costa e Ivo Oliveira da UAE – Team Emirates e José Fernandes (pré-inscrito) da Burgos – BH.

Do médio oriente para a Europa, esta quarta-feira, dia 5, arranca a 71.ª edição da Volta à Comunidade Valenciana uma das mais tradicionais provas do calendário em Espanha. O Eurosport emite esta competição de ciclismo de estrada que se discute num total de quase 700 quilómetros divididos em cinco etapas.

Na lista de vencedores da Volta à Comunidade Valenciana encontramos ciclistas de prestígio como Eddy Merckx, Bernard Hinault, Stephen Roche, Laurent Jalabert, Alexandre Vinokurov, Alejandro Valverde ou Wouter Poels.

No ano passado o triunfo coube ao espanhol Ion Izagirre (Astana Pro Team) que bateu ao sprint os compatriotas Alejandro Valverde e Pello Bilbao. Izaguirre regressa uma vez mais para defender o título. Greg van Avermaet, Alejandro Valverde ou Tom Dumoulin são outras das estrelas esperadas na corrida valenciana. A lista de pré-inscritos não conta com nenhum português.

Da Europa para o Sudeste Asiático, a partir de quinta-feira, dia 6, parte para a estrada o pelotão que compete na Volta a Langkawi, uma corrida de ciclismo de estrada de oito etapas discutida na Malásia.

Deve o seu nome ao arquipélago de Langkawi, local de onde partiu o pelotão na primeira edição da prova em 1996. É uma das competições mais importantes do Circuito e do continente Asiático e em 2020 faz a estreia no calendário da UCI Pro Series.

O líder da competição veste a camisola amarela de líder, mas existe ainda um vencedor asiático que veste a camisola branca. Em 2019, o australiano Benjamin Dyball (Team Sapura Cycling) inscreveu o seu nome na lista de vencedores da Volta a Langkawi.

Apesar de contar com equipas e ciclistas menos conhecidos, a prova representa uma oportunidade de ver paisagens naturais de grande beleza e, quem sabe, futuras estrelas da modalidade.

Em 2020, o Eurosport emite mais de 200 dias de ciclismo e provas entre as quais se incluem o Giro d’Italia (em exclusivo), o Tour de France e a Vuelta a España, os Cinco Monumentos e os Campeonatos do Mundo de Estrada, bem como uma serie de eventos das mais variadas partes do globo.

Muito ciclismo para ver esta semana no Eurosport:

Volta à Arábia Saudita
4 a 8 de fevereiro – Riade, Arábia Saudita

Volta à Comunidade Valenciana
5 a 9 de fevereiro – Valência, Espanha

Volta a Langkawi
6 a 15 de fevereiro – Malásia

Consulte a programação semanal do canal em www.eurosport.pt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva o seu comentário
Escreva o seu nome