O peso é ainda umas das mais importantes variáveis em termos de performance numa bicicleta de estrada, a pergunta que frequentemente colocamos é: qual o peso mínimo que a mais recente tecnologia nos permite ter numa bicicleta?
A Berk Composites construiu de raiz a bicicleta mais leve até agora, esta relíquia tem, nada mais, nada menos do que 3,9 kg.
Com este exercício pretendeu-se provar que, para além dos travões de disco e aerodinâmica, há ainda muitos avanços possíveis na redução de peso.
Vamos conhecer um pouco melhor esta máquina, mas em primeiro lugar, algumas linhas sobre o fabricante.
A EMPRESA BERK COMPOSITES
O esloveno Jure Berk tinha um sonho e esse sonho tornou-se realidade, desde tenra idade começou a construir modelos em carbono e a correr em bicicleta, uns anos mais tarde juntou uma pequena equipa à sua volta, com o objetivo de desenvolver e produzir os seus próprios componentes de alta qualidade, em carbono.
Atualmente a Berk Composites fabrica selins em carbono e combos selim/espigão integrado, também em carbono e é fornecedor de algumas equipas profissionais de ciclismo.
A BICICLETA BERK BICICLETA SUB 4KG
Quadro
O quadro teve o inicio do seu desenvolvimento há cerca de três anos atrás, sendo desenvolvido à medida para um dos trabalhadores da empresa.
É caracterizado por um espigão com selim integrado embutido no próprio quadro, logo, é bom que o futuro utilizador da bicicleta esteja bem consciente da altura do seu selim…
O quadro tem um impressionante peso total de 631g.
De acordo com a empresa, o quadro foi construído usando carbono Toray de alto módulo, da série MJ, em combinação com o carbono T1000, muito usado em bicicletas de topo de gama.
A Berk usou InnegraTM em algumas zonas – Em aplicações de materiais compósitos a InnegraTM é uma fibra que quando combinada com outras fibras de alto módulo, permite uma redução de peso, aumentando a resistência.
Como se 631g não fosse leve o suficiente, a Berk anunciou ainda que é possível produzir um quadro sub 500g, possível de ser usado no dia-a-dia e totalmente confiável, bastando para isso, que este fosse totalmente construído em carbono da série MJ, no entanto, um quadro deste tipo seria demasiado dispendioso, fazendo com que a bicicleta apenas estivesse disponível a um grupo demasiadamente restrito de utilizadores.
FORQUETA
A forqueta é uma THM Scapula CT, totalmente fabricada em carbono, este componente pesa, completo, 275g. A pintura deste componente foi removida até ao seu limite absoluto, conseguindo-se assim um peso final de 228,8g.
O peso máximo do ciclista para este quadro não deve ultrapassar os 85kg.
COMPONENTES
Com a ajuda de Arnež, uma empresa experiente na afinação de componentes, foi desenvolvido um grupo de transmissão SRAM Red de 11 velocidades, completamente modificado.
O desviador traseiro foi modificado, sendo a gaiola substituída por uma opção em carbono personalizada com o mínimo de material necessário, os roletes foram substituídos por outros em carbono ultraleve.
O conjunto que integra o desviador dianteiro é da marca italiana Tiso Altore tem um peso de 49g.
A cassete é cortesia da SeqLite, empresa que parece já não estar no ativo, no entanto, fabricou uma cassete de 11 velocidades que pesa 111,7 g. Uma cassete Rotor 11-28 UNO – que é uma das cassetes mais leves do mercado, pesa 135g.
O pedaleiro, à semelhança da forqueta, também são da marca THM, modelo Clavicula. Os pratos do pedaleiro são em carbono e pesam apenas 76,9g. Para completar o conjunto, uma corrente PYC com 213,2g.
O guiador e avanço integrado foram desenvolvidos pela Berk e o conjunto tem um peso de 203,6g. Tal como os combos selim / espigão (numa única peça), está disponível e pode ser adquirido diretamente no site da empresa, mediante solicitação especial. Em comparação, o avanço e guiador integrados Canyon CP20, nas suas versões mais leves, pesa 270g.
A travagem está a cargo dos travões Ciamillo Gravitas. Estes estão entre os mais leves do mundo, chegando a pesar 156,8g o par.
Os aros das rodas são Reynolds, de modelo desconhecido e estão raiadas a cubos Tune para permitir que o par tenha somente um peso de 898,5 g.
Os pneus são da marca Tufo e são tubulares. O modelo e tamanho exatos também são desconhecidos, mas com 317,5g o par, são provavelmente os Elite Jet.
A travagem e as mudanças de transmissão são controladas por cabos Powercordz, estes cabos são duas vezes mais fortes que o Kevlar e 75% mais leves que o aço.
As manetes são as normais, do grupo SRAM Red (embora tenham sido perfuradas para redução de peso), tal como os pedais Speedplay, são totalmente de origem.
Abaixo está a lista completa de componentes e pesos, medidos meticulosamente pela Berk.
- Qudro Berk personalizado (incluindo espigão e selim): 631,1g
- Forqueta THM Scapula personalizado: 228.8g
- Parafuso da tampa superior: 4.8g
- Cabeça: 39.5g
- Espaçador, impresso em 3D, personalizado: 2.1g
- Manípulos SRAM Red, 11 velocidades modificados: 255.8g
- Cassete SeqLite: 111,7g
- Cabos: 46g
- Cabos internos Powercordz: 8.5g
- Pedaleiro THM Clavicula: 331,7g
- Cranks em carbono: 76,9g
- Movimento pedaleiro: 71.4g
- Desviador traseiro SRAM Red 11 velocidades modificado: 121,9g
- Desviador dianteiro Tiso Altore modificado: 49g
- Suporte de desviador dianteiro: 7.4g
- Suporte do desviador traseiro: 15.6g
- Corrente PYC SP1101: 213,2g
- Pedais Speedplay Ultra Light Action Titanium: 133.8g
- Travões Ciamillo Gravitas: 156.8g
- Cockpit (guiador e avanço integrado) Berk personalizado: 203.6g
- Fita de guiador: 5.2g
- Rodas Tune / Reynolds: 898,5g
- Pneus Tufo Elite Jet: 317.5g
- Aperto rápido: 26.6g
- Ar nos pneus: 14g
- Parafusos: 8g
- Suporte de bidons: 3g
- Peso total: 3,986.3g
Mais info em www.berk-composites.com.