A partir desta quarta-feira, 19 de fevereiro, os fãs de ciclismo vão poder acompanhar a Volta ao Algarve nos ecrãs do Eurosport e da Max, que transmitem a 51.ª edição da “Algarvia”, uma das mais importantes corridas de pré-temporada do calendário mundial e uma das mais destacadas em território nacional. Para complementar a oferta, o canal e a plataforma transmitem também em direto a Volta à Andaluzia e a Volta aos Emirados Árabes Unidos.
Este ano, a Volta ao Algarve apresenta um pelotão de luxo! No total, 175 atletas de 24 equipas – 13 das quais pertencentes ao World Tour – vão percorrer 748,1 quilómetros ao longo de cinco etapas.
Entre as estrelas em prova, destacam-se Jonas Vingegaard e Primoz Roglic. O dinamarquês, bicampeão do Tour (2022 e 2023), escolheu a “Algarvia” para iniciar a temporada, enquanto o esloveno, vencedor da Vuelta (2019, 2020, 2021 e 2024) e do Giro (2023), regressa ao palco onde conquistou a camisola amarela em 2017. Será um grande duelo a não perder!
Outras figuras de relevo incluem o bicampeão do mundo Julian Alaphilippe (2020 e 2021), que se estreia na prova, o eritreu Biniam Girmay, Wout van Aert (vencedor da Volta à Grã-Bretanha em 2021 e 2023) e Sepp Kuss (vencedor da Vuelta 2023 e da Vuelta a Burgos 2024). Geraint Thomas, vencedor da Volta ao Algarve em 2015 e 2016, regressa pela sétima vez naquela que será a sua última temporada como profissional.
Entre os corredores nacionais, destacam-se João Almeida, vice-campeão da Volta à Comunidade Valenciana, António Morgado, vencedor da Figueira Champions Classic, os campeões olímpicos Ivo e Rui Oliveira e o veterano Rui Costa.
O grande ausente será o belga Remco Evenepoel, campeão da Volta ao Algarve 2024, que está fora de competição até abril após um acidente durante um treino em dezembro.
Além da “Algarvia”, o Eurosport também transmite a 71.ª edição da Volta à Andaluzia, conhecida como Ruta del Sol. Esta prova, composta por cinco etapas e um total de 820,3 quilómetros, atravessa cenários de montanhas, praias e a famosa Costa del Sol. Entre os participantes está o português Rúben Guerreiro (Movistar).
Até domingo, os fãs podem ainda acompanhar a 7.ª edição da Volta aos Emirados Árabes Unidos, que passa por paisagens costeiras, montanhosas e desérticas, culminando na icónica chegada a Jabel Hafeet. Entre os favoritos, destacam-se Tadej Pogacar (vencedor em 2021 e 2022) e os belgas Jasper Philipsen e Tim Merlier. Quem sucederá a Lennert Van Eetvelt na lista de vencedores? A resposta será dada em direto no Eurosport e na Max.