A britânica Lauren Dolan (Team Rytger) ganhou hoje, em Palmela, a segunda prova da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa.

O fim de semana de abertura da Taça ficou marcado por uma grande participação, que é cerca do dobro da média de participantes da edição transata do troféu.

Na corrida deste domingo competiram 89 ciclistas no conjunto das categorias de elite, juniores, cadetes e masters. A média no conjunto das provas nacionais de 2018 foi de 44.

Destacou-se, hoje, tal como acontecera ontem, a grande percentagem de cadetes e juniores face ao total de corredoras- 36 por cento do pelotão foi formado por corredoras entre os 14 e os 18 anos, numa demonstração de que o trabalho de base está a dar frutos no rejuvenescimento e no crescimento do ciclismo feminino em Portugal.

As ciclistas de elite cumpriram 77,4 quilómetros em Palmela. Lauren Dolan destacou-se na companhia de Fiona Hunter-Johnston (Campinense/Velo Performance), acabando por ganhar com 1 segundo de vantagem sobre a vencedora da prova de véspera. Claire Faber (ASC/Immo Losch) fechou o pódio, a 13 segundos. A melhor portuguesa foi Raquel Queirós (Quinta das Arcas/Jetclass/Xarão), a 22 segundos.

Ao fim das duas primeiras corridas, reina o equilíbrio na geral da Taça de Portugal Jogos Santa Casa na categoria de elite. Lauren Dolan comanda, com os mesmos 85 pontos também já somados por Fiona Hunter-Johnston.

Em juniores, pelo contrário, há uma corredora que começa a estabelecer domínio. Daniela Campos (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) impôs-se em Albufeira e também triunfou hoje em Palmela. Na corrida deste domingo completou os 62,5 quilómetros em 1h41m18s, menos 42 segundos do que Rafaela Ramalho (Maiatos) e menos 2m36s do que Beatriz Martins (Bairrada), que a acompanharam no pódio.

As cadetes e as masters completaram 46,8 quilómetros. Beatriz Roxo (Maiatos) foi a melhor das mais jovens, ao fim de 1h16m02s de corrida. Seguiram-se Beatriz Pereira (Bairrada), a 1m03s, e Mariana Líbano (Maiatos), a 5m35s.

As provas das mais experientes foram ganhas pela master 30 Nádia Mendes (CE Gonçalves/Azeitonense), pela master 40 Rita Reis (Maiatos) e pela master 50 Cristina Gonçalves (Bike & Nutrition Shop).

A vitória coletiva foi para a formação Maiatos.

A próxima corrida pontuável para a Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa vai correr-se no dia 28 de abril, no concelho de Cascais.

Deixar uma resposta