PUB

Na mesma semana em que Anadia vai receber as duas últimas rondas da Taça da Europa de BMX, no próximo fim de semana, o calendário do ciclismo nacional fica também marcado pelo arranque do 32º Grande Prémio de Ciclismo JN | Leilosoc e pelas provas finais da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa e da Taça de Portugal XCM Credibom.

AGENDA DE CICLISMO  ARRANCA O GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO JN  LEILOSOC E DECIDEM-SE DUAS TAÇASO 32º Grande Prémio de Ciclismo JN | Leilosoc vai para a estrada entre 2 e 10 de setembro, num total de nove dias de prova. O percurso de mais de 1180 quilómetros vai atravessar os municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Valongo, Santo Tirso, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Porto, Esmoriz, Guimarães e Maia. No total, entre equipas profissionais portuguesas, amadoras sub-23 e três estrangeiras, serão 19 as equipas e 133 os ciclistas em competição.

PUB

A primeira etapa parte de Albergaria-a-Velha, às 14h, e tem chegada prevista a Águeda às 17h27, num total de 141,7 quilómetros. Seguem-se uma segunda etapa com partida e chegada em Valongo, de 156,7 quilómetros, e uma terceira de contrarrelógio, em Santo Tirso, de 7,4 quilómetros. A quarta tirada começa e termina em Vila Nova de Gaia (150,1 quilómetros), a quinta em Gondomar (130,4 quilómetros), a sexta será entre Porto e Esmoriz (137,1 quilómetros), a sétima em Guimarães (154,8) e a oitava na Maia (161,8 quilómetros). Por fim, no dia 10 de setembro, as decisões ficam guardadas para uma etapa de 147,1 quilómetros, com início (12h) e fim (15h35) em Viana do Castelo.

AGENDA DE CICLISMO  ARRANCA O GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO JN  LEILOSOC E DECIDEM-SE DUAS TAÇASEste ano, o Grande Prémio de Ciclismo JN | Leilosoc será um evento mais inclusivo, no qual estarão também incluídos o 1.º GP JN de Ciclismo Feminino (5.ª Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa) e o 1.º Troféu JN de Paraciclismo, uma prova fechada de 2,2 km. As duas provas estão agendadas para 2 de setembro, em Albergaria-a-Velha, às 9h30 e às 14h30, respetivamente.

O 1.º GP JN de Ciclismo Feminino corresponde também à 5.ª Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, a última e decisiva prova da competição. A tirada tem início agendado para as 9h30, na Av. Dr. José Homem de Albuquerque, local onde também terminará. As cadetes e as masters 50 e 60 vão dar três voltas ao percurso de 18,6 quilómetros, num total de 52 quilómetros. Já as juniores e as masters 30 e 40 vão dar quatro voltas, correspondentes a 70,6 quilómetros. Por fim, as elites e as sub-23 vão percorrer um total de cinco voltas e 89,2 quilómetros.

As lutas principais prendem-se com a elite feminina, onde Cristiana Valente (Glassdrive/Chanceplus/Allegro) segue na liderança, com 170 pontos, podendo ainda ser alcançada por Ana Caramelo (Maiatos). Nas sub-23, a luta será entre Nádia Henriques (Glassdrive/Chanceplus/Allegro), que lidera com 106 pontos, Johana Diaz (Maiatos), que é segunda com 90 pontos, e Laura Simão (5Quinas/Municipio de Albufeira/CDASJ), terceira com 60 pontos. Nas juniores, Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alisios/CA Terras do Arade) e Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo) estão empatadas na liderança com 125 pontos e vão disputar o título final. Finalmente, nas cadetes, só Emília Baía (Korpo Activo/Penacova), com 115 pontos, pode alcançar os 157 pontos da líder e colega Leonor Casimiro.

No dia 3 de setembro, decorre a igualmente decisiva 5.ª Taça de Portugal XCM Credibom. A prova de Maratona BTT, que vai decidir os vencedores da Taça nas várias categorias, terá lugar em Condeixa, a partir das 9h.

Nos elites masculinos, que vão percorrer um percurso de 95 quilómetros, Filipe Francisco (DMT Racing Team), com 780 pontos, e Bruno Sancho (Korpo Activo/Penacova), com 720, ainda ambicionam alcançar o líder Guilherme Mota (Guilhabreu MTB). Já nas elites femininas, que vão percorrer um percurso de 75 quilómetros, a luta é mais alargada, com quatro ciclistas ainda com hipóteses de superar os atuais 900 pontos da líder Melissa Maia (Korpo Activo/Penacova), a mais próxima das quais Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis), segunda classificada com 810 pontos.

Mais eventos oficiais:

1 a 3 de setembro: Iberico Bike Race, Barroso, Montalegre
2 de setembro: XCO de Ansião / #3_TR_ACS
2 de setembro: 40ª Prova de Ciclismo de Avelal – Sátão, Viseu
2 de setembro: Maia Urban Race, Maia
2 de setembro: Prémio de Ciclismo Fafe – Sala de Visitas do Minho, Fafe
2 de setembro: Encontro Escolas BTT – XCO Ansião, Leiria
3 de setembro: 4ª Taça da Madeira de DHI – PECOF 2023, Funchal
3 de setembro: 3# Taça Regional XCM, Condeixa
3 de setembro: Downhill Urbano Castro Daire
3 de setembro: Troféu Beirão de Meias Maratonas – 4ª Prova, Nelas
3 de setembro: 37º Prémio Cidade de Barcelos

PUB