PUB

O português João Rodrigues (W52-FC Porto) festejou hoje, na Praça do Giraldo, em Évora, a conquista da Volta ao Alentejo em bicicleta, ao segurar os três segundos de avanço sobre Luís Mendonça (Rádio Popular-Boavista) na sexta e última etapa.

© Podium/Paulo Maria

O vencedor de 2018 tinha prometido luta até ao final dos 152 quilómetros da derradeira etapa, entre Portalegre e Évora, mas não conseguiu somar o segundo triunfo consecutivo e viu João Rodrigues, de 24 anos, vestir a amarela final.

PUB

“A equipa toda está bastante forte. Era um objetivo ganharmos a Volta ao Alentejo. O Raul [Alarcón] também estava muito bem. Tentámos fazer a diferença na etapa de ontem [sábado], na parte da manhã, mas não conseguimos, o [Luís] Mendonça esteve bastante bem, assim como os outros atletas. No contrarrelógio, conseguimos ser os mais fortes e aqui foi tentar não perder tempo”, disse João Rodrigues.

© Podium/Paulo Maria

O pódio ficou completo com a presença de outro ciclista dos ‘azuis e brancos’, o espanhol Raul Alarcón, vencedor das duas últimas Voltas a Portugal, que terminou em terceiro a quatro segundos do seu companheiro de equipa.

“[João Rodrigues] É sempre um grande trabalhador, um grande amigo de todos e merece esta vitória”, disse Alarcón, na véspera de cumprir 33 anos.

© Podium/Paulo Maria

O final da etapa foi igual ao das duas primeiras desta ‘Alentejana’, com o espanhol Enrique Sanz (Euskadi-Murias) a levantar os braços e festejar o triunfo, desta feita em 3:29.33 horas, o mesmo tempo do britânico Gabriel Cullaigh (Team Wiggins), vencedor em Évora em 2018, e menos um segundo do que o compatriota e colega de equipa Mario González.

“Três vitórias, com três trabalhos da equipa fenomenais. Vínhamos para isto, para vencer etapas. Em quatro oportunidades ganhar três, não está mal”, disse o basco, que vestiu a camisola amarela em duas etapas.

© Podium/Paulo Maria

A fuga da última etapa foi lançada ao quilómetro 16, com oito corredores, o mais bem colocado dos quais o português Gonçalo Leaça (LA Alumínios), que chegou a ‘ameaçar’ a liderança, quando a fuga teve 6.05 minutos de avanço.

A 18 quilómetros da meta, o pelotão absorveu os quatro últimos resistentes, com a chegada a ser feita a alta velocidade até Évora, onde, além de João Rodrigues, Luís Mendonça (pontos), o norueguês Tobias Foss (Uno-X), na juventude, o neozelandês James Fouché (Team Wiggins), na montanha, e a W52-FC Porto (melhor equipa) confirmaram os triunfos.

Declarações após a sexta e última etapa da Volta ao Alentejo em bicicleta, que ligou Portalegre a Évora (152 quilómetros) e que foi ganha pelo espanhol Enrique Sanz (Euskadi-Murias).

© Podium/Paulo Maria

João Rodrigues, Por, W52-FC Porto (vencedor da classificação geral): “Parece que ia numa bolha, com a equipa toda à volta, não apanhei nada de ar, foi perfeito. Um grande obrigado a todos eles. Aqui só tinha de fazer o mais fácil, que era não perder tempo para o [Luís] Mendonça, e consegui.

Ganhar é sempre um motivo de orgulho, isto é a demonstração de todo o nosso trabalho.

A equipa toda está bastante forte. Era um objetivo ganharmos a Volta ao Alentejo. O Raul [Alarcón] também estava muito bem. Tentámos fazer a diferença na etapa de ontem [sábado], na parte da manhã, mas não conseguimos, o [Luís] Mendonça esteve bastante bem, assim como os outros atletas. No contrarrelógio conseguimos ser os mais fortes e aqui foi tentar não perder muito tempo.

Um dos melhores [momentos da carreira]. Nem sempre é por termos ganho que é um dos melhores momentos, há outros momentos que nos marcam. Tenho outros momentos bons, mas este vai ficar para sempre gravado na minha carreira”.

Luís Mendonça, Por, Rádio Popular-Boavista (segundo da classificação geral): “Foi uma loucura para entrar nos 500 metros finais. Fiquei fechado, quase caía e se calhar quase deitava tudo a perder, nem pódio fazia. Arrisquei, claro que arrisquei, vinha bem colocado, vinha com força, mas esta chegada também não deu aqueles cortes que pretendia para a amarela. Saio muito satisfeito com a minha prestação mesmo assim”.

Raul Alarcón, Esp, W52-FC Porto (terceiro da classificação geral): “Trabalhámos muito para vencer esta Volta ao Alentejo e tudo fizemos para no dia de hoje chegar de amarelo aqui, no final, com o João [Rodrigues]. É sempre um grande trabalhador, um grande amigo de todos e merece esta vitória”.

Enrique Sanz, Esp, Euskadi-Murias (vencedor da etapa): “Três vitórias, com três trabalhos da equipa fenomenais. Vínhamos para isto, para vencer etapas. Em quatro oportunidades, ganhar três não está mal”.

Classificações da Volta ao Alentejo em bicicleta, após a sexta e última etapa, que ligou Portalegre a Évora (152 quilómetros):

Classificação da sexta etapa:

1. Enrique Sanz, Esp (Euskadi-Murias), 3:29.33 horas (média: 43,522 km/h)
2. Gabriel Cullaigh, GB (Team Wiggins), m.t.
3. Mario González, Esp (Euskadi-Murias), a 01 segundo
4. César Martingil, Por (Sporting-Tavira), m.t.
5. João Matias, Por (Vito-Feirense), m.t.
6. Cyril Barthe, Fra (Euskadi-Murias), m.t.
7. João Rodrigues, Por (W52-FC Porto), m.t.
8. Rhys Britton, GB (seleção sub-23 Grã-Bretanha), m.t.
9. Sergio Higuita, Col (Euskadi), m.t.
10. Tobias Foss, Nor (Uno X), m.t.

Classificação geral final:

1. João Rodrigues, Por (W52-FC Porto), 19:13.43 horas
2. Luís Mendonça, Por (Rádio Popular-Boavista), a 03 segundos
3. Raul Alarcón, Esp (W52-FC Porto), a 04
4. Tobias Foss, Nor (Uno X), a 15
5. Sergio Higuita, Col (Euskadi), a 21
6. Txomin Juaristi, Esp (Euskadi), a 26
7. Alejandro Marque, Esp (Sporting-Tavira), m.t.
8. Mario González, Esp (Euskadi-Murias), a 28
9. Vicente García de Mateos, Esp (Aviludo-Louletano), a 58
10. Rafael Reis, Por (W52-FC Porto), a 1.10 minutos

Classificação por equipas:

1. W52-FC Porto, Por, 57:42.09 horas
2. Euskadi, Esp, a 1.04 minutos
3. Euskadi-Murias, Esp, a 1.28

Classificação por pontos:

1. Luís Mendonça, Por (Rádio Popular-Boavista), 80 pontos
2. Enrique Sanz, Esp (Euskadi-Murias), 75
3. Gabriel Cullaigh, GB (Team Wiggins), 71

Classificação do prémio da montanha:

1. James Fouché, Nzl (Team Wiggins), 11 pontos
2. Sergio Higuita, Col (Euskadi), 10
3. Luís Mendonça, Por (Rádio Popular-Boavista), 8

Classificação da juventude:

1. Tobias Foss, Nor (Uno-X)
2. Sergio Higuita, Col (Euskadi)
3. Savva Novikov, Rus (Lokosphinx)

PUB