A Suunto, marca finlandesa produtora de relógios desportivos, computadores de mergulho, bússolas e seus acessórios, iniciou a sua caminhada em 1936 e continua a explorar caminhos e a desenvolver produtos que vão ao encontro das necessidades daqueles que levam uma vida ativa e gostam de manter o registo do seu dia-a-dia e actividades.

Suunto 5Ao BTT Lobo, chegou-nos um Suunto 5, um relógio desportivo compacto, com GPS e uma boa capacidade de bateria. A sua moldura é em aço inoxidável e a caixa em policarbonato reforçado com fibra de vidro, com um ecrã de cristais líquidos e fivela em silicone.

Vamos de seguida explorar os vários menus que o Suunto 5 nos coloca à disposição:

Suunto 5Ecrã Principal

Ecrã principal reflectivo, com excelente visibilidade mesmo com o sol a bater direto. Tem vários tipos de apresentação por onde escolher, entre digital e analógico e dentro de cada escolha, várias cores.

No mesmo ecrã permite além das horas, visualizar a data e um de três campos alternáveis por meio da pressão de um botão: passos, % de bateria restante, horas de um outro fuso horário. Possui iluminação, mas não tem a hipótese de acender automaticamente ao levantar o braço, havendo sempre a necessidade de premir um botão.

Definições

Nas definições, além dos dados pessoais, necessários para os diferentes cálculos nos treinos e definições gerais como idioma e tons, permite a definição de alarmes para determinada hora, do nascer do sol e do pôr-do-sol, permite gerir a conectividade com outros dispositivos, como bandas cardíacas e/ou sensores de velocidade e cadência, definir as definições do GPS, dando a hipótese de escolher apenas GPS/GPS+GLONASS (sistema de satélites russo) /GPS+GALILEO (sistema de satélites europeu).

Na questão de definição dos tons, sentimos a falta de ligar os tons de aviso apenas durante actividades, uma vez que apenas com vibração é fácil não darmos pelos avisos, dando a hipótese de manter os tons das notificações de terceiros inactivos, que se podem tornar incómodos quando por exemplo os nossos amigos estão no WhatsApp a combinar um treino.

Ainda nas definições podemos definir metas de passos ou calorias gastas ativamente por dia, ligar/desligar a monitorização de sono e frequência cardíaca bem como ligar/desligar as notificações. Activar/desactivar conselhos de treino e quais os objectivos para a nossa condição física e as nossas zonas de intensidade de treino, sendo que com isto, o Suunto 5 nos vai aconselhando com 3 treinos semanais que variam no tempo e na intensidade, consoante o objectivo que definimos.

Portanto, por aqui podemos ver que o Suunto 5, bem definido com os nossos dados e preferências (que permitem uma elevada personalização), além de um bom companheiro para o dia-a-dia, pode ser uma boa ferramenta auxiliar do treino.

Temporizador

Logo de seguida no menu temos o habitual Temporizador, que nos permite contar o tempo passado ou o restante, de um valor que tenhamos pré-definido.

Livro de registo

Continuando a seguir o menu, chegamos ao Livro de registo, onde podemos consultar as actividades realizadas, onde é apresentada de imediato a hora de início da actividade, o dia em que foi realizada, o tipo de actividade, o tempo de duração e a distância.

Ao abrirmos uma das actividades, temos acesso aos restantes dados, como a velocidade média, cadência, frequência cardíaca, zonas de intensidade, calorias gastas, tempo de recuperação, acumulado de descida e subida, PTE (o efeito que o exercício teve no seu treino), EPOC (a quantidade de oxigénio extra requerida no corpo para recuperar do exercício) e no caso de por exemplo da corrida, o VO2max estimado. No submenu seguinte, podemos consultar ainda os dados por volta, consoante o intervalo que definirmos.

Navegação

O menu seguinte leva-nos à navegação, onde podemos navegar para um determinado ponto de interesse, percurso, ou ver as coordenadas da nossa posição. No que concerne à navegação, esta é feita apenas seguindo uma linha com uma seta que representa a nossa posição e direcção, uma vez que o Suunto 5 não dispõe de mapas.

Na navegação notámos também a falta de aviso de mudança de direcção, no entanto, informa-nos quando estamos fora do percurso. Mas para quem estiver habituado a navegar desta forma, o Suunto é muito fácil de utilizar e muito fluido. Sendo que neste caso, sugerimos que este seja colocado no guiador da bicicleta para mais facilmente conseguirmos ver o ecrã. Com isto, caso pretenda saber o seu ritmo cardíaco, terá que emparelhar o Suunto 5 com uma banda cardíaca.

Exercício

O menu seguinte é possivelmente um dos que têm mais uso. O menu Exercício é aquele que vai usar para gravar as suas actividades, tendo para isso pré-definidos perfis para vários modos desportivos, desde (como é óbvio) o ciclismo, até à natação, passando pela corrida ou ginásio. Além dos perfis pré-definidos e identificados como Básico, podemos personalizar perfis ao nosso gosto, para qualquer uma dessas modalidades, personalizando através da aplicação móvel, quais e quantos os campos de dados visíveis no ecrã.

Caso tenhamos uma actividade sugerida pelo Suunto, conforme o plano de treino que este nos pode criar com base na nossa condição física e intuito do treino, esta actividade será a primeira a aparecer e terá indicações de como a executar. Dentro da actividade podemos ainda definir a Zona de Intensidade alvo, o percurso a seguir, quais os sensores ligados, modo de desempenho da bateria, voltas automáticas, pausa automática e sensação.

Antes de seleccionarmos a opção de iniciar o treino, podemos ainda visualizar o batimento cardíaco actual, se o sinal de GPS está ou não fixo e quantas horas de gravação de actividade ainda temos disponíveis. Aqui, se o Suunto 5 nos avisar de que só vai gravar duas horas, não irá falhar muito.

Frequência cardíaca

Aqui, podemos verificar a nossa frequência cardíaca actual, bem como um gráfico com a frequência nas últimas 12h com indicação da frequência mínima e o consumo de calorias/hora.

Stress e recuperação

Neste menu, tendo a monitorização cardíaca contínua activa, podemos ver como o nosso corpo se sente no momento e há quanto tempo está assim, podendo saber se o nosso corpo está em descanso, sob esforço, etc… e se está a gastar ou acumular recursos. Ao centro podemos ler a situação actual do corpo, logo abaixo durante quanto tempo, e à sua volta a quantidade de recursos disponíveis e se os estamos a gastar (ficando cinza) ou a acumular (ficando verde).

No submenu seguinte, podemos consultar o gráfico dos gastos/ganhos de recursos nas últimas 16h, o nível a que o corpo se encontra actualmente e a percentagem de recursos disponível, iluminando a verde no gráfico as alturas em que o corpo está a recuperar e a cinzento quando está a gastar energia, baixando ou subindo as barras consoante a quantidade disponível.

Monitorização de actividade

No menu de objectivos, podemos controlar a evolução, tanto através do número indicando a quantidade actual de passos dados e calorias activas gastas, como através da barra que se vai iluminando à volta, até ficar preenchida.

No submenu seguinte, temos a indicação da média diária de passos durante a última semana e o total por dia. O mesmo se passa com as calorias gastas, apresentando ainda diariamente o gasto de calorias activas separado das gastas no funcionamento mínimo do nosso corpo.

Exercício/Recuperação

Chegando a um dos menus também mais usados, aqui vamos ter acesso aos dados do nosso treino semanal. Tempo total de treino, e objectivo semanal conforme sugerido pelo Suunto consoante aquilo que lhe dissemos que pretendíamos do nosso treino, o tempo de recuperação que nos resta, o plano de treinos semanal, onde podemos ver o dia em que devemos treinar, durante quanto tempo e com que intensidade, para os 4 treinos seguintes. Por fim, temos um gráfico com a carga horária dos treinos das últimas 3 semanas, bem como a sua média horária semanal e duração/distância/calorias da presente semana.

Monitorização do sono

Neste ecrã vemos as horas de sono da última noite e a diferença para o alvo estipulado por nós, com uma barra que acompanha a quantidade de sono até chegar ao tempo total que desejamos.

No submenu seguinte vemos o gráfico das horas dormidas na última semana e a média diária, com indicação se dormimos em média mais ou menos que na semana anterior, podendo ainda consultar dia a dia a qualidade e tempo de sono onde temos disponíveis dados como a qualidade, a frequência cardíaca média, horas a que adormecemos e acordamos, o tempo acordado e o tempo de sono profundo. No terceiro submenu, temos o gráfico da frequência cardíaca média ao longo duma semana e dia-a-dia.

Condição física

Por último, podemos consultar a nossa condição física, mas para isso temos primeiro que efectuar uma corrida ou caminhada de no mínimo 15 minutos, com sinal de satélite e medição de frequência cardíaca. Após isto, teremos o valor estimado de VO2max com a indicação do nosso nível de condição física, dentro de seis níveis disponíveis. No submenu seguinte o Suunto informa-nos ainda da nossa Idade física.

A APP

A aplicação móvel da Suunto, é bastante fácil de usar. Nela podemos consultar todos os dados gravados pelo Suunto 5 seja durante o dia-a-dia, seja durante as actividades, onde nos disponibilizam o mapa de por onde andámos, os vários dados métricos, gráficos e partilha com outros utilizadores ou sites/aplicações dando ainda a hipótese de adicionar fotos e/ou vídeos à actividade, guardar o percurso como rota, transferir o ficheiro FIT para análises mais profundas, ou começar o treino fantasma naquele treino, procurando bater os nossos tempos os distâncias anteriores, com dados comparativos em tempo real.

Com a app podemos ainda adicionar uma actividade manualmente ou gravá-la com esta.

Realizámos um vídeo de teste ao Suunto 5, desde o unboxing, configuração, principais características e sendo usado em BTT:

Especificações principais do Suunto 5:

Resistente à água até 50m; medição de batimentos cardíacos integrada; ecrã com resolução 218×218; duração da bateria até 14 dias com utilização apenas como relógio, 7 dias com monitorização continua e notificações móveis, 20h a 40h de gravação de actividades com GPS consoante o modo de desempenho de bateria escolhido.

Conectividade Bluetooth Smart; sistemas de posicionamento GPS, GLONASS, GALILEO e QZSS, altímetro por GPS.

Considerações finais:

Tivemos a hipótese de testar o Suunto 5 durante bastante tempo e bastantes cargas de bateria, enquanto gravámos actividades, seguimos os treinos sugeridos, seguimos percursos e tudo mais que pudéssemos fazer e comparámos os dados com outro relógio com capacidade de gravação de actividades e com um GPS dedicado a ciclismo.

O campo onde os dados foram mais díspares foi na medição de calorias consumidas, no entanto, o Suunto foi o que apresentou dados mais concisos.

Depois de utilizado em corrida, ciclismo de estrada, ciclismo de montanha e rolo de treino, os dados recolhidos foram muito idênticos entre todos os aparelhos, sem grandes flutuações de valores, no entanto, e apenas no ciclismo de montanha, houve a necessidade de apertar bastante o relógio ao pulso para ter uma leitura correta dos batimentos cardíacos, o que para nós se tornou algo incómodo e ainda assim, talvez por causa do excesso de água, em dias de chuva, continuava a fornecer leituras incorrectas. Todos os restantes dados como velocidades, acumulado, distância, etc. estavam dentro dos valores dos restantes aparelhos.

Conseguimos por exemplo, com apenas uma carga de bateria, utilizar o relógio por quase 6 dias, com análise de sono, monitorização contínua, notificações móveis de várias app’s e 5h de gravação de actividades com GPS e bateria em modo desempenho.

Outra coisa que notámos foram os botões, que após a utilização em ciclismo de montanha, como apanham água e/ou lama, tentem a ranger cada vez que são premidos, mas eventualmente acaba por passar.

O seu emparelhamento com outros dispositivos como sensores de velocidade e/ou cadência ou uma banda cardíaca é bastante fácil e rápida.

Mais informações em www.suunto.com.